post patrocinado
APRESENTA

Brasil Plural: viaje pelas maiores marcas brasileiras

Estudo inédito revela que marcas locais movimentam R$ 1,34 trilhão e impulsionam o PIB

Brasil Plural: o motor econômico e o laço afetivo das marcas brasileiras
O mercado publicitário brasileiro ganha uma nova lente para enxergar a diversidade do país. O Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário) apresenta um estudo inédito “Brasil Plural”, conduzido pela Troiano Branding, que mapeia a potência econômica e a relevância cultural de marcas situadas fora do eixo tradicional Rio-São Paulo-Distrito Federal

O levantamento analisou 370 marcas em 11 estados das cinco regiões do país, cobrindo 51% da população brasileira. Os números impressionam: juntas, essas empresas movimentam mais de R$ 1,34 trilhão, o que representa mais de 10% do PIB nacional. Setores como agronegócio (64 marcas), indústria de alimentos (58 marcas) e varejo alimentício (44 marcas) sustentam esse ecossistema robusto e estratégico.

Utilizando a metodologia ZMET®, a pesquisa identificou territórios emocionais distintos e complementares entre marcas locais e nacionais:

Marcas nacionais: promovem uma “viagem para fora”, associadas à modernidade, status e conexão global.

Marcas locais: proporcionam uma “viagem para dentro”, conectando-se com raízes, intimidade, nostalgia e o orgulho regional.

Entre as empresas analisadas, a pesquisa destacou 22 marcas, uma local e nacional de cada estado, conforme quadro abaixo:

Brasil Plural: viaje pelas maiores marcas brasileiras

Sustentabilidade e transparência no mercado

O estudo “Brasil Plural” reconhece a força das marcas e convida o mercado a valorizar as identidades locais como ativos estratégicos de negócio, como também para conexões mais profundas, pautadas pela transparência e pelo respeito aos territórios simbólicos de cada região.

Como afirma Luiz Lara, presidente do Cenp, o estudo é um passo crucial para que a publicidade brasileira reconheça todas as vozes e realidades que constroem o país. Ao unir a autenticidade das marcas locais à escala das marcas nacionais, cria-se um ecossistema publicitário mais potente, ético e plural. “Essa visão plural é o que garante a sustentabilidade e a longevidade de uma indústria que se move pela criatividade, pela ética e pelo orgulho de construir um país verdadeiramente diverso”, diz Lara.

Com o lançamento do estudo Brasil Plural, o Cenp reafirma seu papel como indutor de conhecimento e boas práticas, incentivando uma publicidade que compreende e celebra a identidade brasileira. Além disso, reafirma o seu compromisso de fomentar práticas que valorizem a transparência e a sustentabilidade, pilares essenciais para o crescimento conjunto de anunciantes, agências, veículos de comunicação e elos digitais.

O conteúdo completo da pesquisa está disponível no site do Cenp. Para acessar, clique aqui.

Sobre o Cenp

Criado em 1998, o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário – tem como propósito zelar pelas relações ético-comerciais do mercado publicitário. Para isso, reúne as principais entidades que compõem o ecossistema da publicidade com representantes de anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação. É parte de sua concepção ser um emulador de boas práticas e um centro de discussões, funcionando como um indutor e catalisador de ideias, dados e conceitos que valorizem a atividade e promovam o desenvolvimento do setor.