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Pesquisa Exclusiva: Hábitos financeiros do consumidor no Brasil

Descubra a mentalidade financeira do consumidor brasileiro e como transformar esses insights

Maioria dos brasileiros já confia em fintechs, mas bancos tradicionais ainda mantêm relevância: Estudo “The Money Loop” da Dailymotion Advertising

  • 63% dos brasileiros confiam em soluções fintech alternativas, enquanto 33% ainda preferem bancos tradicionais.
  • 47% dos entrevistados buscam serviços de investimento e gestão de patrimônio.
  • 20% desejam comprar um imóvel como principal objetivo financeiro.

São Paulo, 2 de setembro de 2025. No Brasil, os usuários de serviços financeiros buscam confiança, segurança e acesso contínuo a esses serviços, mas uma grande parcela já adota soluções digitais. Ainda assim, os bancos tradicionais continuam sendo relevantes quando se trata de segurança financeira. Esses são alguns dos insights revelados pelo estudo “The Money Loop: Aproveitando a mentalidade financeira para campanhas mais inteligentes”, elaborado pela Dailymotion Advertising. Os resultados completos e análises aprofundadas serão apresentados ao vivo no seminário exclusivo no dia 24 de setembro, em São Paulo.

De acordo com a pesquisa realizada pelo time de Insights da Dailymotion Advertising com 1.630 brasileiros adultos, 63% afirmam confiar em soluções fintech (como neobancos, corretoras online e plataformas de criptomoedas), mas 33% ainda preferem os bancos tradicionais.

O relatório destaca que a confiança e a segurança são os principais fatores de decisão (33%), seguidos por acesso contínuo e facilidade de uso (22%) e maximização de benefícios financeiros (19%). Além disso, 1 em cada 5 brasileiros tem como objetivo comprar um imóvel nos próximos 12 meses, enquanto 37% buscam investimento e gestão de patrimônio como prioridade.

“O Money Loop busca oferecer uma visão estratégica da evolução da mentalidade financeira no Brasil. Nosso objetivo é mostrar como os consumidores lidam com riqueza, segurança e crescimento e como as marcas podem usar esses dados para criar campanhas mais inteligentes e eficazes”, afirma Lara Krumholz, SVP e Diretora Geral para a América Latina da Dailymotion Advertising. O time da executiva apresentará parte desses insights no seminário que acontecerá em São Paulo.

O estudo também mostra que o público jovem (18-29 anos) é o mais interessado em investimentos e construção de patrimônio (24%). Já consumidores mais conservadores mantêm sua preferência por poupança, seguros e bancos tradicionais, priorizando estabilidade e segurança.

As fintechs, por outro lado, ganham espaço principalmente entre os chamados “Exploradores do Crescimento Digital”, que veem nas criptomoedas e nas plataformas digitais uma forma de gerar riqueza de maneira inovadora e acessível.

Os resultados do estudo “The Money Loop” reforçam que o mercado brasileiro vive uma transformação acelerada no comportamento financeiro, impulsionada pela confiança crescente nas fintechs, mas ainda ancorada na relevância dos bancos tradicionais para objetivos ligados à segurança e estabilidade.

Essa dualidade mostra que consumidores brasileiros não buscam apenas inovação e experiências digitais avançadas, mas também parceiros confiáveis que ofereçam solidez em suas decisões financeiras.

Para marcas e instituições financeiras, o desafio é claro: construir estratégias que combinem inovação tecnológica com credibilidade, conectando-se de forma personalizada às diferentes mentalidades e prioridades de cada público.

Estudo próprio da Dailymotion Advertising; apresentação completa em 24/09 (9h30–11h30), no WeWork Nações Unidas. RSVP: https://www.eventbrite.fr/e/1628156492899?aff=oddtdtcreator

Sobre a Dailymotion Advertising

Dailymotion Advertising é a suíte de marketing em vídeo da Dailymotion, plataforma independente que conecta mais de 400 milhões de usuários em 191 países todos os meses. Há 20 anos, a Dailymotion oferece um espaço digital aberto e responsável, reunindo criadores, editores, marcas e usuários em torno de conteúdos de notícias, entretenimento e cultura.

Com tecnologia própria e um player de vídeo avançado, a Dailymotion Advertising conecta mais de 5.000 editores profissionais de conteúdo que utilizam suas soluções para distribuir e monetizar seus vídeos. A empresa permite que marcas e agências realizem campanhas de vídeo em larga escala, de alto impacto e seguras para as marcas em todas as telas — mobile, desktop e TV conectada.

Para mais informações: www.dailymotionadvertising.com