
Um guia para qualificar a entrega das campanhas online
DoubleVerify lança o estudo 2025 Global Insights: Latam Report, que aponta as tendências de mídia globais e para a América Latina, além de destacar a importância no uso de tecnologias robustas para aumentar o desempenho das campanhas em meios digitais
A DoubleVerify (DV) publicou o relatório 2025 Global Insights: Latam Report, que destaca as principais tendências em qualidade de mídia e reforça a importância de tecnologias robustas para verificação de anúncios, a fim de proteger o valor da marca e melhorar o desempenho das campanhas.
Baseado em dados da própria DV em ambientes desktop, mobile e TV conectada (CTV), bem como em pesquisas com profissionais de marketing e consumidores em todo o mundo, o levantamento fornece insights essenciais para a criação de campanhas de alto impacto e desempenho, ajudando as marcas a se adaptarem às tendências que moldam o mercado. O estudo da DV é publicado anualmente desde 2017.
O 2025 Global Insights: Latam Report mostra que a América Latina (Latam) ainda enfrenta desafios com a qualidade de mídia, uma vez que apresenta taxas relativamente altas de fraude/SIVT (tráfego inválido sofisticado) e violações de brand suitability (adequação de marca).
O relatório também destaca a importância do contexto em que um anúncio aparece, já que mais da metade dos consumidores da América Latina dizem que teriam menos probabilidade de comprar de uma marca, se seus anúncios fossem vistos ao lado de conteúdo questionável. Entre os brasileiros, esse percentual é de 54%. No País, a maioria dos consumidores (52%) afirma que desencorajaria ativamente amigos e familiares a usar uma marca que aparecesse ao lado de conteúdo impróprio.
“À medida que a tecnologia evolui e o comportamento do consumidor muda, os riscos e oportunidades para as marcas também se transformam”, comenta Gustavo Dallaqua, diretor de vendas da DV no Brasil. “Os profissionais de marketing na América Latina precisam tomar medidas proativas para melhorar a qualidade de mídia. Para isso, precisam investir em ferramentas robustas para reduzir o desperdício e melhorar o desempenho das campanhas.”
A América Latina apresentou melhora nas métricas de desempenho, enquanto as violações de fraude e brand suitability aumentaram no Brasil
A recomendação de Dallaqua decorre do cenário de mídia destacado no relatório: no Brasil, foi registrado um aumento de 5% nas violações de fraude/SIVT, entre 2023 e 2024; enquanto a América Latina, de maneira geral, apresentou uma redução de 14%. Além disso, 52% de todas as violações de fraude/SIVT, na América Latina, foram em aplicativos, com forte concentração no Brasil — as fraudes em aplicativos mais que dobraram, no País, um aumento de 121%, em relação ao ano anterior.
O mesmo cenário ocorreu com relação às violações de brand suitability, que caíram 6%, na América Latina, mas aumentaram 5%, no Brasil, no mesmo período. Para André Akira Mizokami, diretor de negócios da DV no Brasil, uma explicação para isso reside nas tensões políticas dos últimos anos: “O ambiente político brasileiro tem sido particularmente volátil e isso se reflete no aumento das violações de brand suitability, uma vez que os anunciantes têm uma maior preocupação em manter os padrões de adequação de marca diante de um fluxo de conteúdo carregado de temas políticos”.
A América Latina destaca-se em viewability, onde as métricas Authentic Viewable Rate (taxa de visibilidade autêntica) e Display Viewable Rate (taxa de visibilidade display) têm desempenho acima da média global. A região também lidera quando o assunto é a métrica de atenção, com um índice de atenção de 104, 4% superior à linha de base global de 100.
Soluções da DV previnem desperdício de mídia e melhoram o desempenho
Os dados do relatório 2025 Global Insights: Latam Report destacam a importância de investir em ferramentas robustas de verificação de anúncios para reduzir o desperdício de mídia e melhorar o desempenho das campanhas. As campanhas protegidas por soluções da DV superam consistentemente as campanhas desprotegidas em métricas-chave, como viewability, brand suitability e prevenção a fraudes — segundo o relatório, campanhas desprotegidas desperdiçam US$ 336.000 por cada bilhão de impressões.
“Quando os anúncios aparecem em ambientes inadequados, não são visualizáveis ou são veiculados a bots em vez de pessoas reais, isso gera desperdício de mídia e perda de receita”, observa Mizokami. “Anunciar junto a conteúdo questionável pode prejudicar a reputação de uma marca”, complementa.
Anunciar nas redes sociais é prioridade para 97% dos profissionais de marketing
Segundo o 2025 Global Insights: Latam Report, da DoubleVerify (DV), os consumidores da América Latina relatam gastar, em média, 3,8 horas de lazer por dia consumindo conteúdo online, quase 9% acima da média global de 3,5 horas. Nesse contexto, o Brasil ocupa uma posição única, com consumidores gastando em média 4,3 horas por dia. Esses dados corroboram a forte preferência dos profissionais de marketing da região por canais de publicidade digital, com 97% priorizando a publicidade nas redes sociais em suas estratégias de comunicação.
Outros canais apresentaram taxas de adoção significativas: os profissionais de marketing, na América Latina, afirmaram que já anunciam ou pretendem anunciar em commerce media (90%) e CTV (85%) em 2026. No Brasil, 60% já investem em publicidade em CTV.
Entre os canais de forte desempenho, 59% dos profissionais de marketing citaram os Feeds e Reels de redes sociais como “significativamente melhores” do que outras plataformas de mídia — com a CTV sendo citada por 48%. No entanto, a CTV apresentou a maior taxa de fraude em vídeo da América Latina (8%). Anúncios em mobile app e mobile web display também geraram uma quantidade de violações significativa.
O Relatório 2025 Global Insights: Latam Report, da DubleVerify, inclui diversas recomendações aos profissionais de marketing para qualificar as ações publicitárias*Implementar ferramentas abrangentes de proteção para mitigar o desperdício nas compras de mídia.
*Otimizar estratégias para formatos de alto desempenho, como desktop display e vídeos in-app.
*Aprimorar a verificação em canais de melhor desempenho, como mídias sociais (Feeds e Reels) e CTV.
*Fazer intervenções precisas em países com altas taxas de fraude e violações de brand suitability, como o Brasil.
Baixe o relatório 2025 Global Insights: Latam Report, da DV, para conhecer e explorar as principais tendências de mídia na América Latina e no mundo.