Ambiente CTV é desafio para 35% dos profissionais de marketing*

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Ambiente CTV é desafio para 35% dos profissionais de marketing*

Teste agora seus conhecimentos e descubra o quanto você sabe sobre o assunto


28 de agosto de 2023 - 0h00

A evolução tecnológica tem mudado profundamente a maneira como interagimos com o entretenimento e a informação. Nesse cenário em constante transformação, surge a TV Conectada, ou CTV, uma inovação que revoluciona a forma como desfrutamos de conteúdos televisivos. De acordo com um relatório do IAB Brasil, entretanto, 35% dos profissionais de marketing não entendem o ambiente da CTV (TV Conectada).*

A ascensão da CTV é marcada não apenas pelo seu potencial de entretenimento, mas também pelo impacto que tem no mundo da publicidade.

Essa nova era da publicidade televisiva desafia os profissionais de marketing a explorarem abordagens criativas e não intrusivas, estabelecendo um novo padrão de conexão com o público.

Mas quanto você sabe sobre a CTV? Descubra agora!

Hoje, 90% dos lares brasileiros estão conectados à internet, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso em mente, responda:

Acesso à internet através da CTV – Cetic.br

Acesso à internet através da CTV – Cetic.br

R: Segundo dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), mais de um terço (35,7%) da população brasileira com 10 anos ou mais – ou 66,9 milhões de pessoas – acessou a internet por meio de um dispositivo de TV conectada (CTV) em 2021. Enxergou o potencial para sua audiência?

Oportunidades crescentes para os anunciantes

O crescimento da CTV tem despertado a atenção do mercado publicitário. A capacidade de alcance proporcionado oferece aos anunciantes a oportunidade de criar campanhas direcionadas e envolventes, que se integram organicamente ao conteúdo, garantindo uma entrega mais eficaz das mensagens publicitárias.

Intenção de investimento em CTV (CETIC.br)

Intenção de investimento em CTV (CETIC.br)

R: 3 em cada 10 dos profissionais de marketing relataram ter a intenção de alocar 40% ou mais do seu orçamento em CTV, de acordo com CETIC.br.

Aumento nos investimentos

A CTV representa uma porta aberta para um mundo de entretenimento interativo, personalizado e inovador, que promete continuar a surpreender e cativar a audiência de todas as gerações.

Evolução dos gastos em CTV desde 2019 (eMarketer)

Evolução dos gastos em CTV desde 2019 (eMarketer)

R. 87% dos brasileiros preferem assistir conteúdos em CTV, ao invés da TV linear, segundo a eMarketer, que apontou ainda um aumento de aproximadamente 400% nos gastos com anúncios em CTV, desde 2019.

Prepare-se para o mercado

Apesar do potencial e volume gigantesco, a falta de padrões nos anúncios e a complexidade de integrar diferentes plataformas são desafios técnicos que são superados apenas com expertise, parceria entre provedores, plataformas de streaming e outros atores.

Os anunciantes precisam encontrar maneiras inovadoras de captar a atenção do público-alvo na CTV, para se fundir ao conteúdo e providenciar uma extensão da experiência desses usuários. A criação de anúncios relevantes, atraentes e não intrusivos é fundamental para garantir que a mensagem publicitária seja entregue de forma eficaz.

Mix tela grande e pequena, uma combinação vencedora

Entre os principais benefícios da CTV para marcas que desejam investir neste formato está a possibilidade de acessar públicos diversos, num momento descontraído de entretenimento, com atenção máxima.

A solução é combinar anúncios de TV com dispositivos móveis, onde a TV constrói a conscientização da marca e os smartphones direcionam a consideração e a conversão. Essa estratégia dupla se complementa, usando o celular para converter após estabelecer a conscientização inicial. O que se vê, é que o público da CTV costuma entrar em ação durante ou após ser exposto à publicidade, daí a utilidade de planejar estratégias entre dispositivos.

Uso cross-device – Dados Nielsen – Agosto 2022

Uso cross-device – Dados Nielsen – Agosto 2022

Mensurando resultados

Apesar do potencial e volume gigantesco, a falta de padrões nos anúncios e a complexidade de integrar diferentes plataformas são desafios técnicos que são superados apenas com expertise, parceria entre provedores, plataformas de streaming e outros atores.

Além dos KPIs tradicionais como o VTR (View Through Rate), é necessário ter ferramentas para avaliar a eficácia das campanhas publicitárias em CTV, como estudos de Brand Lift personalizados, que medem o impacto das campanhas diretamente na audiência, avaliando fatores como reconhecimento de marca, consideração da marca, intenção de compra e favorabilidade. Somente com métricas precisas, como visualizações de anúncios, conversões e engajamento, os anunciantes têm uma visão clara do desempenho de suas campanhas.

 

Exemplo de perguntas no estudo de Brand Lift Equativ

Exemplo de perguntas no estudo de Brand Lift Equativ

Parcerias para o sucesso

Ao fazer parceria com os especialistas certos, os anunciantes podem aproveitar seus conhecimentos, informações do setor e plataformas de tecnologia de anúncios, garantindo que as campanhas nesta modalidade sejam bem executadas, eficazes e forneçam uma experiência de visualização ideal para o público-alvo.

 

Quer saber mais?

Entre agora mesmo em contato conosco para, em parceria, desenvolvermos uma campanha de sucesso. Nosso time está à disposição. Conheça o trabalho da Equativ em:

https://equativ.com/solutions/advanced-tv/

 

Fonte: IAB Brasil and Xandr Survey on Connected TV, February 2021, N=146

Fonte: IAB Brasil and Xandr Survey on Connected TV, February 2021, N=146

 

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