A Black Friday 2021 será a Black Friday do Recomeço

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A Black Friday 2021 será a Black Friday do Recomeço

Consumidores retomam planos e data deve consolidar nova etapa do varejo


17 de novembro de 2021 - 0h00

A recuperação econômica, atrelada ao avanço da vacinação contra a Covid-19, fará desta Temporada Black Friday um capítulo à parte na história do comércio no Brasil. O retorno das atividades presenciais e a diminuição das incertezas causadas pela pandemia devem garantir um espírito de retomada de planos aos brasileiros, neste fim de ano. Para garantir um lugar de destaque entre os consumidores, varejistas e parceiros de negócios precisam ter uma compreensão clara das estratégias adotadas. É essencial que tenham dados contextualizados e de conhecimento profundo sobre o consumidor, que chega ao fim de 2021 transformado pela pandemia e pelo isolamento social.

Aliado nessa jornada, o Google adota uma postura de fomento ao setor. Além de parceira de negócio em diversas etapas do processo de venda, a empresa gera estudos e dados relacionados à maior data do varejo e à transformação digital do setor. Uma das principais conclusões da série de pesquisas encomendadas pelo Google e relacionadas à Black Friday é a de que essa edição não será um retorno a 2019, tampouco o comportamento dos consumidores será uma repetição do que foi observado no ano passado. A Black Friday de 2021 será marcada, sim, por um recomeço.

”Será uma Black Friday única e inédita em muitos aspectos. Uma Black Friday que recebe um consumidor transformado após quase dois anos em pandemia e ao mesmo tempo esperançoso com a possibilidade de retomar a vida na rua e os encontros sociais”, afirma Gleidys Salvanha, Diretora de Negócios do Google Brasil para o segmento de Varejo.

Black Friday Connections
A plataforma Commerce Connections está no centro dessa estratégia de divulgação de dados e fomento à  indústria. O objetivo é auxiliar empresas de todos os tamanhos a se adaptarem ao novo ecossistema do comércio.

Dentro desse conceito, o Google realizou o Black Friday Connections, no dia 28 de outubro, reunindo lideranças do mercado para mostrar sua visão e recomendações estratégicas para a Temporada Black Friday. Foi apresentado um estudo proprietário do Google, encomendado à Ipsos, mostrando que, neste ano, os consumidores podem ser divididos em duas macrocategorias: os cautelosos e os abertos ao consumo.

Os primeiros passam por um momento desafiador economicamente e se veem alheios à data. Para eles, a comunicação precisa mostrar oportunidades irresistíveis. Já com os abertos ao consumo, o desafio se torna outro: convencê-los a comprar na sua loja dentre todas as disponíveis. Esse consumidor já sabe que irá comprar na Black Friday. Na realidade, segundo os dados da pesquisa, 84% dos que estão nesse grupo de fato já planejam adquirir algo na data, contra 49% dos cautelosos.

Ressignificação da busca
No evento, houve também a apresentação de dados mostrando a ressignificação dos papéis que cada mídia ocupa na jornada de compra. As ferramentas de busca, por exemplo, assumem um papel cada vez mais forte de Reconhecimento de Marca, e não apenas na etapa final da aquisição, como era observado, antes. Estudo realizado pela Kantar, em parceria com o Google, em 18 países, aponta que os sites de busca hoje são a principal fonte de inspiração para compras de varejo.

O YouTube, por sua vez, passou a ser um importante meio de conversão. Segundo o estudo Why Video, também realizado pelo Google, entre os brasileiros que acessam o YouTube, 76% dizem que a plataforma os ajuda a decidir o que comprar. “Foi-se o tempo do vídeo somente para inspiração daquele lindo carro descendo a montanha. Vídeo hoje é uma ferramenta fundamental para informação e também para conversão”, afirma Gleidys Salvanha.

Fomento à indústria
Além do evento Black Friday Connections, anunciantes, agências e parceiros de tecnologia podem conferir os estudos realizados pelo Google sobre a transformação do varejo em diferentes formatos,  todos disponíveis no Commerce Connections. Entre eles estão a série de podcasts Commerce Connections On Air, aberta ao público e disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, e cursos ministrados sob o guarda-chuva da Commerce Connections Academy – que, apenas em outubro, disponibilizou três títulos relacionados à principal data do varejo (“Campanhas de Pesquisa: aprenda como maximizar seus resultados na Black Friday”; “Search Ads 360 na Black Friday: boas práticas para vender mais”; e “Dados proprietários para você alavancar as vendas na Black Friday”).

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