YouTube, o destino completo para os apaixonados por futebol

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YouTube, o destino completo para os apaixonados por futebol

Plataforma se consolida como a casa das transmissões ao vivo e de muitos outros conteúdos e formatos além dos 90 minutos


9 de maio de 2024 - 0h00

Durante a festa da vitória do Palmeiras pelo tricampeonato paulista no gramado do Allianz Parque, em São Paulo, o atacante Endrick, a nova estrela da seleção brasileira e craque do torneio, bateu um longo papo com o creator Casimiro e a apresentadora Fernanda Gentil.

A cena ilustra a transformação em curso no consumo de uma paixão nacional. Transmitida ao vivo no YouTube, a entrevista foi o ponto alto do pós-jogo da CazéTV, que durou quase duas horas — um contraste em comparação ao modelo linear, com coberturas esportivas que costumam ser interrompidas para o seguimento da grade de programação.

Com 76 milhões de espectadores no País apenas via TVs conectadas (CTV), o YouTube está se tornando a plataforma que oferece a experiência completa para os fãs de futebol. Além de diversificado — em subtemas, criadores e formatos —, o conteúdo disponível na plataforma inclui os mais importantes momentos das partidas decisivas.

É no YouTube que o fã tem a experiência completa

Fonte: Google Consumer Survey. maio 2022 n-1500, e Comscore Maio 2022; Mindminers Julho e Agosto de 2021

Liberdade para creators e grupos de mídia

A partir da temporada 2024 e 2025, esse combo ganhará o reforço da UEFA Champions League, a maior competição de clubes do mundo. Em parceria com a Warner Bros. Discovery, pela primeira vez, os milhões de fãs do competição no Brasil poderão assistir jogos ao vivo no canal da TNT Sports na plataforma, incluindo a grande final (leia mais no quadro abaixo).

A novidade coroa uma história que vem sendo construída há alguns anos, diz Victor Machado, head de esportes do YouTube no Brasil. Desde mundiais de futebol masculino e feminino até os campeonatos estaduais, o esporte ao vivo tem conduzido o crescimento do consumo de conteúdo da plataforma por meio de TVs conectadas. Existem mais adultos assistindo ao YouTube em uma semana normal do que qualquer uma das emissoras de televisão aberta brasileiras, segundo o TGI, painel da Kantar Ibope Media. Quando o recorte são os espectadores de 18 a 24 anos, a diferença em relação ao canal aberto mais visto salta para 25 pontos percentuais.

“Viramos o maior destino de esporte ao vivo gratuito no País. O nosso diferencial é não replicar o modelo transmissão tradicional. No YouTube, criadores e grupos de mídia conseguem ter maior liberdade de conteúdo e mais informalidade”, comenta Machado. O executivo destaca a conexão com a audiência gerada por esse estilo de conteúdo: “Imagine o nível de afinidade que se cria quando um torcedor acompanha a narração de um jogo por canais da própria torcida, que não precisam ser agnósticos, ou quando existe um crossover de territórios do seu interesse — por exemplo, a ação em parceria com League of Legends no pré-jogo da final do Paulistão”.

TNT Sports leva jogos da UEFA Champions League para o YouTube
Canal tem quase 11 milhões de inscritos e apresentará, pela primeira vez, jogos da competição ao vivo, a partir de agosto

Em um movimento inédito, a Warner Bros. Discovery levará ao YouTube jogos ao vivo da UEFA Champions League, a partir da próxima edição do torneio.

Com quase 11 milhões de inscritos, o canal da TNT Sports na plataforma já oferece os melhores momentos das partidas, entrevistas exclusivas e embates históricos. “Só com conteúdo de Champions, tivemos mais de 230 milhões de views no ano passado. Imagine como será agora. Conhecemos a enorme afinidade que esse conteúdo tem com os fãs”, diz Diego Vieira, head de esportes da Warner no Brasil.

Busca por complementaridade também está no foco. Tradicionalmente, o grupo exibe a competição na TV por assinatura (TNT e Space) e em sua plataforma de streaming Max. “Acompanhamos como o acesso ao conteúdo tem se transformado e, com essa novidade, reforçamos o caráter multiplataforma da TNT Sports”, afirma o executivo.

Apresentadora Taynah Espinoza e comentarista Vitor Sergio Rodrigues no estúdio da TNT Sports, durante transmissão da UEFA Champions League

Apresentadora Taynah Espinoza e comentarista Vitor Sergio Rodrigues no estúdio da TNT Sports, durante transmissão da UEFA Champions League

Expansão do consumo de conteúdo esportivo

Para este ano, já estão confirmadas as transmissões ao vivo no YouTube dos Jogos Olímpicos de Paris, Eurocopa, UEFA Europa League, Brasileirão Série A (na CazéTV com a LiveMode); Campeonato Brasileiro Feminino, Brasileirão Série B (no Canal Goat); além de campeonatos nacionais e internacionais de basquete, vôlei, surfe e outros esportes. Nesses casos, avalia Machado, a força está na combinação de conteúdo premium com o engajamento junto à audiência dos criadores de nicho.

Isso está em linha com as mudanças recentes no consumo de conteúdo esportivo, que se expandiu. Isso se dá em três dimensões, segundo Tales Almeida, gerente de soluções comerciais para esportes do Google Brasil: o consumo agora é fragmentado e profundo; o usuário é impactado inúmeras vezes por diversos conteúdos ao longo do dia, seja via notificações do celular, conversa com amigos ou em vídeos curtos — o YouTube Shorts tem uma média de 70 bilhões de visualizações diárias no mundo —; e, quando um conteúdo desperta o interesse do público, ele consegue se aprofundar em subtemáticas específicas que mais lhe interessam, como análises táticas ou tutorial de dribles, fazendo buscas que complementem o entretenimento superficial.

Uma segunda dimensão reúne a soma de interesses individuais que se encontram na plataforma. O esporte sempre foi uma ferramenta de construção de identidade e comunidades, observa Almeida. “As tribos desenvolvem-se na plataforma, que fomenta derivações da cultura do esporte: o skate, por exemplo, é um esporte muito conectado à moda e à música — no YouTube, essas dimensões encontram-se. As pessoas criam e consomem conteúdo sobre suas paixões muito individualizadas dentro de um nicho e, com isso, conectam-se com outras pessoas que dividem as mesmas paixões. Promover a diversidade é outro atributo estimulado, seja abrindo espaço para esportes menos mainstream, seja permitindo que qualquer fã vire um creator”, explica.

Essas novas dimensões não diminuem a relevância das transmissões ao vivo, quando os fãs de esportes se reúnem para acompanhar as grandes competições. Mas o consumo de conteúdo ao vivo agora também tem dimensão always on. Debates, conteúdo de criadores, treinos, coletivas, pré-jogo nos estádios, celebrações pós-jogo: tudo é transmitido ao vivo no YouTube.

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