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RD Saúde coloca inovação a serviço dos anunciantes

Impulso, estrutura de retail media da maior varejista de saúde do Brasil, potencializa o retorno sobre o investimento, ao promover conexões omnicanais personalizadas entre marcas e clientes

A personalização é fundamental para que as marcas construam uma interlocução mais profunda com seus clientes, ampliando o retorno sobre o investimento (ROI) ao longo de todo o ciclo de relacionamento. Para viabilizar essa jornada, foi criada uma estrutura de integração que garante a continuidade da conversa nos diversos pontos de contato da rede com o consumidor.

Audiência alcançada pela Impulso tem mais de 50 milhões de clientes ativos

Audiência alcançada pela Impulso tem mais de 50 milhões de clientes ativos

Essa foi a chave para o crescimento da RD Saúde nos últimos anos: a construção de uma relação sólida com os clientes ao longo de décadas, pautada na qualidade do atendimento, dos serviços e dos programas de fidelidade. A partir desse vínculo e do relacionamento que mantém com seus clientes, a companhia desenvolveu um profundo conhecimento sobre suas preferências e interesses, agora traduzido em inteligência de mídia pela Impulso — sua frente de retail media.

O passo mais recente dessa jornada foi abrir a força comercial da RD Saúde aos parceiros da indústria. A operação da Impulso permite que os anunciantes desenvolvam campanhas ao longo de todo o funil de conversão, conectando uma audiência qualificada, de forma contextualizada, relevante e mensurável, em toda a jornada de compra. A ferramenta adota uma abordagem omnicanal, que aproveita todo o ecossistema de inovação construído pela companhia nos últimos anos.

A Impulso leva essa inteligência de relacionamento para o mercado, aproximando marcas de saúde, beleza e bem-estar de seus verdadeiros clientes”, afirma Fabiana Manfredi Arruda, CEO da Impulso.

Audiência alcançada pela Impulso tem mais de 50 milhões de clientes ativos

Audiência alcançada pela Impulso tem mais de 50 milhões de clientes ativos

Ecossistema completo de mídia

A Impulso oferece um ecossistema completo de soluções de mídia, que conecta anunciantes aos clientes, por meio dos diversos canais da rede varejista, ao longo de toda a jornada de consumo — com integração e consistência em cada ponto de contato, o que fortalece o vínculo entre marcas e clientes.

O portfólio de inventários pode ser classificado em quatro grandes grupos: mídia onsite, composta pela busca patrocinada e banners nos apps e sites Drogasil e Raia; mídia off-site, formada por CRM (SMS, push e e-mail marketing); mídia programática (Google DV360, Meta e Tiktok); e mídia in-store, que inclui 8.700 telas digitais — digital out-of-home (DOOH) — nas farmácias Drogasil e Raia e pelo OFEX.

Tudo isso está integrado a uma infraestrutura tecnológica robusta, que evolui constantemente dentro do grupo RD Saúde. A sinergia entre tecnologia, inteligência de dados e relacionamento com o consumidor permite que as marcas dialoguem com audiências qualificadas, de forma contextualizada, relevante e mensurável — respeitando as nuances dos setores de saúde, beleza e bem-estar.

A abordagem omnicanal da Impulso favorece sinergias como o modelo Clique e Retire, responsável por 65% da receita digital da RD Saúde. Além disso, 22% dos clientes que retiram nas lojas acabam comprando outros produtos, ampliando as oportunidades de conversão.

Além da oferta de mídia em ambiente seguro e qualificado, a Impulso se alia às marcas como consultora, para garantir o melhor aproveitamento possível dos espaços, por meio de projetos especiais e criativos. “Combinamos inteligência e estratégia para, juntos com cada anunciante, entendermos quais são os canais, a audiência e o formato mais adequados para atender ao objetivo de cada marca. A partir disso, desenhamos propostas criativas que respeitam o ambiente regulatório e, ao mesmo tempo, entregam valor ao anunciante e ao consumidor”, afirma Fabiana Manfredi Arruda, CEO da Impulso.

A materialização dessa iniciativa se dá em experiências digitais, ativações em loja alinhadas à jornada omnicanal ou até em conteúdo educativo, que conecta a marca a um propósito de cuidado com a saúde.

Tecnologia e mensuração no retail media

A evolução constante das ofertas tecnológicas da Impulso permite aos anunciantes explorar formatos únicos, em toda jornada de consumo.

No início deste ano, a operação inaugurou a compra de digital out-of-home via programática, automatizando o processo de aquisição de telas digitais e dando mais flexibilidade e agilidade às marcas. Também ampliou as opções de segmentação e de personalização e expandiu o inventário de telas digitais.

Para o e-commerce, a Impulso implementou a mensuração determinística dos formatos, dando aos anunciantes a possibilidade de descobrir quais ações contribuíram mais para o resultado de uma campanha.

Colaborando para o esforço de mensuração, a exibidora disponibiliza os resultados das campanhas via API — facilitando o uso e a adaptação às agências e indústrias — e pretende, até o fim do ano, divulgar a evolução no cálculo de incrementalidade das campanhas.

“O grande diferencial da frente de retail media da RD Saúde está justamente em transformar essa experiência em estratégia: criando conexões mais significativas, aumentando o impacto das campanhas e entregando resultados reais. A Impulso nasce para dar escala a esse olhar, com foco em relevância, contexto e performance — sempre com o consumidor no centro da jornada”, ressalta a CEO da Impulso.

Impulso mantém audiência qualificada e recorrente
Oferta de retail media garante olhar estratégico e personalizado ao longo da jornada de compra do consumidor

A construção do ecossistema de retail media da Impulso levou a uma audiência que conta com mais de 50 milhões de clientes ativos. São mais de um milhão de pessoas atendidas, todos os dias. Somente nos aplicativos da rede RD Saúde, são 12 milhões de acessos mensais.

Os números fazem da RD Saúde uma líder absoluta, com 42,5% de market share digital. Aproximadamente 92% dos consumidores da classe A estão a menos de cinco minutos de distância de uma farmácia das redes Drogasil ou Raia.

Para a Impulso, essa capilaridade se traduz em 8,7 mil telas digitais nas lojas — um inventário vasto, que consolidou a operação como o quinto maior inventário de digital out-of-home (DOOH) do Brasil.

Em média, cada campanha veiculada pela Impulso conta com 19 milhões de impactos. Aproximadamente oito em cada dez campanhas tiveram integração on e offsite, explorando de maneira mais inteligente a jornada do consumidor.

“A RD Saúde é uma empresa centenária, que mantém uma longa relação de confiança com os clientes, construída a partir da qualidade do atendimento, serviços e programas de fidelidade. A Impulso traduz esse conhecimento em inteligência de mídia, para que a indústria se comunique com seus clientes de forma relevante e contextualizada, por meio de campanhas segmentadas, personalizadas e com alto potencial de conversão”, afirma Fabiana Manfredi Arruda, CEO da Impulso.