Assinar

4 maneiras de fazer engajamento em eventos para gerar mais oportunidades de negócios

Buscar

4 maneiras de fazer engajamento em eventos para gerar mais oportunidades de negócios

Buscar

post patrocinado

Por inEvent

4 maneiras de fazer engajamento em eventos para gerar mais oportunidades de negócios

Estude, analise possíveis clientes e colegas e faça do planejamento de eventos a oportunidade de gerar novos negócios


16 de maio de 2017 - 16h03

Novos negócios. Fidelização dos clientes. Engajamento com a marca. Networking. Conhecimento. Mais e mais negócios. Os produtos expostos são variados, mas o planejamento de eventos sempre deve posicionar a marca e os clientes no centro da sua estratégia, proporcionando um ambiente propício para interações. Afinal, como destaca Paulo Octavio P. de Almeida em artigo publicado aqui no site, “em tempos de crise ou de prosperidade, as pessoas sempre terão a necessidade básica de se encontrarem para dividir experiências”. E essas experiências devem se transformar em oportunidades de negócios.
A questão é o que e como fazer para maximizar a possibilidade de engajamento e as oportunidades de ampliar o networking. A tecnologia é uma grande aliada nessa missão. Integrar todo o planejamento do evento e sua gestão em uma plataforma digital, que ao mesmo tempo ofereça inovadoras ferramentas e oportunidades de engajamento e interação entre organizadores, participantes, palestrantes e expositores, faz toda a diferença no seu resultado final. Tecnologias como beacons, por exemplo, personalizam a experiência em tempo real, aproximando as pessoas com base no seu perfil de interesses.
Mas, enquanto algumas ações passam pela tecnologia, mas outras têm muito mais a ver com o “feeling” de cada participante:

Identifique a melhor forma de apresentar a sua marca
Isso vale tanto para a marca principal que está sediando o evento, assim como para os expositores. Lembre-se de que o seu concorrente está no stand ao lado. Comece a trabalhar antes mesmo do evento, convidando seus atuais clientes, leads e prospects usando as redes sociais, e-mail marketing, e os convide para conhecerem seus produtos, já lançando a isca de como estes podem ajudar a melhorar o desempenho de suas empresas.

Entenda as dores do cliente
Antes de tentar vender o seu produto, ainda durante o planejamento de eventos, identifique os principais targets, e conheça esse cliente pesquisando as informações disponibilizadas no app. Defina a sua abordagem, que deve ser personalizada. Lembre-se do marketing one-to-one e que cada cliente é único e a sua estratégia de venda também deve ser. Mostre interesse pelo seu negócio, entenda as suas dores e então mostre o valor que o seu produto pode gerar.

Veja e seja visto
Se você é um participante, também é importante criar uma estratégia para “se vender”. Os melhores eventos contam com apps móveis customizados que oferecem diversas funcionalidades, inclusive ferramentas que permitem o login via redes sociais como o LinkedIn, gerando um perfil profissional que pode ser visto pelos outros participantes. No mesmo app, você pode agendar reuniões, interagir com palestrantes e segmentar a sua agenda e networking conforme seus interesses. Deixe de lado toda a timidez, puxe assunto com outros participantes, explique o seu trabalho e deixe claro que está aberto a novas oportunidades e experiencias.

Invista no pós-evento
Não importa se você é um expositor ou participante: mantenha contato. Envie um e-mail agradecendo a presença no seu stand, acompanhe as redes sociais do seu prospect, adicione o contato ao seu LinkedIn, enfim, marque presença e demonstre seu interesse. Não importa se nenhum negócio foi fechado nesse primeiro encontro, invista no futuro. Eventos funcionam como o marketing B2B – são apenas o início de um processo de fidelização que exige uma estratégia contínua de marketing, tanto empresarial quanto pessoal.

Você já fez essas ou outras ações para gerar negócios? Conte pra gente nos comentários como foram os resultados.

Publicidade

Compartilhe

Veja também