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Rebranding da OPL Digital acompanha transformação digital

Empresa especializada em mídia mobile investe em uma marca mais moderna e coerente com a atuação baseada em inovação e tecnologia


16 de outubro de 2023 - 0h00

A transformação digital exige, constantemente, que as indústrias se adaptem a novas tecnologias, hábitos de consumo e expertises. Renovar o olhar para seu propósito pode ser um grande aliado na conexão entre as mensagens da marca e as estratégias de negócio. Para acompanhar as demandas do mercado, a OPL Digital, plataforma de mídia mobile que conta com um amplo portfólio de ferramentas baseadas em dados, investiu fortemente em um processo de rebranding, para assumir uma identidade mais moderna, atual e coerente com a sua atuação.

A iniciativa foi motivada pela necessidade de comunicar melhor a essência da marca, baseada em inovação, tecnologia de dados e segmentação eficiente. “Pretendemos levar a mensagem de modernidade, tecnologia, assertividade, constante evolução e movimento, transmitindo confiança para os nossos clientes”, afirma o CEO, Rodolfo Darakdjian.

As características da antiga marca deixaram de fazer sentido com as mudanças ocorridas nos últimos anos tanto na atuação da empresa quanto do mercado em geral. “Vemos, cada vez mais, empresas modernizando seu branding, buscando acompanhar as tendências do momento. Não poderia ser diferente com a nossa identidade visual”, adiciona Natasha Borges, coordenadora de marketing da empresa.

Inovação, tecnologia de dados e segmentação eficiente guiam rebranding da OPL Digital

Inovação, tecnologia de dados e segmentação eficiente guiam rebranding da OPL Digital

Nova marca alinha-se ao atual momento da OPL Digital

A criação da nova identidade visual pela OPL Digital foi motivada pelo crescimento que a empresa obteve nos últimos anos, principalmente pela evolução relacionada às plataformas DMP e DSP, base de dados, ferramentais digitais, entrega de mídia, atendimento e equipe interna. A iniciativa integra a estratégia da equipe de marketing de ampliar a presença da OPL Digital no mercado, seja em eventos, publicações na mídia, parcerias e divulgação nas redes sociais.

Nos últimos anos, a empresa passou a se destacar em diversas áreas do meio digital, seja com crescimento em campanhas mais eficientes, oferta de soluções inovadoras e marcando mais presença em eventos e premiações por todo o Brasil. “Sentimos que havia a necessidade de reposicionar a marca sem perder a essência da empresa que é o compromisso com a excelência”, afirma o designer da OPL Digital, Marcelo de Souza.

Alvo une o real e o digital

Na comparação com o logo antigo, o alvo, principal símbolo da empresa, foi mantido para que a marca não perdesse suas características. Além disso, esse ícone da identidade visual representa a entrega eficiente que as ferramentas digitais e inteligência de dados proporcionam aos clientes nas campanhas realizadas com a OPL Digital. Entretanto, para fazer jus à constante evolução da companhia, o símbolo foi totalmente modificado, ganhando formas mais leves e arredondadas para deixar a marca mais moderna e atraente ao público.

Responsável pelo desenvolvimento da nova identidade visual, o designer Marcelo de Souza explica que as cores da marca foram levemente alteradas para se destacarem no meio digital. O azul, principal cor da OPL Digital, passou a ter um tom mais vibrante e chamativo visando uma maior conexão com o público. “O logo e a identidade da empresa já não transmitiam a fluidez e o movimento que são demandados no posicionamento atual”, diz, ao citar alterações nas formas geométricas e pontas retangulares para deixar a marca mais moderna. O processo criativo também envolveu a inclusão de um detalhe em azul por fora do alvo para realçar a letra “O”, reforçando a mensagem de junção do real com o digital. “Acredito que assim temos uma imagem mais clara e assertiva de quem somos, do que queremos transmitir, que passe mais confiança”, explica Natasha.

Novo logo da OPL Digital busca criar conexão com o público

Mantendo a essência

Todo o processo de rebranding da OPL Digital foi iniciado em maio de 2023. Desde então, foram realizados uma série de brainstormings, desenhos para se chegar à marca pretendida, além de testes com diversas opções de fonte e logo, até atingir a criação ideal. O andamento dos trabalhos contou, ainda, com reuniões da equipe responsável pela parte criativa e de marketing com Darakdjian para que o CEO da empresa pudesse opinar em relação a cada etapa do desenvolvimento da nova identidade visual.

“Acredito que o maior desafio foi encontrar uma forma de não perder totalmente a essência do logo, que grande parte do mercado já conhece. Testamos algumas opções sem o alvo, por exemplo, mas chegamos à conclusão de que esse elemento é essencial e marca registrada da OPL Digital”, comenta a coordenadora de marketing.

Após definição da nova marca, o processo de rebranding abrange, agora, a atualização de todos os documentos e materiais que envolvem o logo da empresa. Isso incluí apresentações comerciais, e-mail marketing, folhetos de soluções, arquivos de proposta e arquivos de uso geral dos times internos. Além da renovação interna, a nova identidade visual estará exposta nas redes sociais da companhia: Instagram, LinkedIn e Facebook.

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