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Sintonizado na cultura jovem

Grupo Paramount, por meio da MTV, atravessa gerações com tendências musicais, cultura pop, experiências e meios digitais


13 de dezembro de 2022 - 0h00

Não restam dúvidas acerca do papel transformador da internet e novas tecnologias na comunicação entre empresas e consumidores. Para continuar a serem atrativas ao público, as marcas acompanharam as mudanças de mercado e reinventaram suas culturas e modos de trabalho.

No Brasil desde o início da década de 1990, a MTV, marca global da Paramount, passou com sucesso por todo esse período de transformação e, hoje, aproveita os diversos pontos de contato com o público para perpetuar o seu propósito de negócio: entregar conteúdo relevante ao jovem.

Isso ocorre a partir de propriedades icônicas e produtos de sucesso no mercado nacional e internacional. Entre os exemplos estão: o Acústico MTV, que ganha uma nova edição neste ano, e a premiação MTV MIAW, que homenageia os favoritos na cultura pop, música e internet.

Anitta é a primeira artista brasileira a vencer o MTV Video Music Awards

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Redes sociais e realities: gerando conversas
Além do conteúdo, linguagem e produtos voltados para atrair o público-alvo, a MTV aproveita o alcance das novas mídias para se conectar aos jovens e amplificar as conversas para além dos materiais produzidos.

“Por seu DNA precursor e lançador de tendências, a MTV sempre esteve presente na vida da população jovem. O conteúdo reflete tudo aquilo que o jovem quer viver e almeja: o melhor da cultura pop, entretenimento, música e internet”, afirma Fabricio Proti, vice-presidente comercial para América Latina e responsável pela operação brasileira da Paramount.

Nas redes sociais, a empresa busca elevar o engajamento a partir da entrega de conteúdo exclusivo e complementar aos seus grandes lançamentos. “A MTV não teria caminhado junto desse público sem vivenciar e entregar conteúdo relevante nos canais digitais”, explica Denis Onishi, diretor de negócios da Paramount.

As redes sociais estão diretamente ligadas a um dos grandes atrativos da marca: os realities. Na estreia de uma nova temporada, por exemplo, o ambiente digital é utilizado para a audiência conferir, de maneira exclusiva, o perfil dos novos participantes. “É um universo amplo e que traz um leque infinito de possibilidades que, no fim do dia, visa ampliar a experiência da audiência com a marca, criar proximidade, conversas e conexões”, diz Onishi.

Entre os programas desse segmento, a MTV tem atraído o mercado com duas grandes atrações: De Férias Com o Ex, produção consagrada e integrada à cultura pop brasileira; e Rio Shore, uma franquia que está em plena ascensão no País. Além de obter grande visibilidade ao atender a demanda do público jovem por esse tipo de conteúdo, a marca lança celebridades e cria conversas no digital.

Multiplataforma: ampliando as oportunidades
Ao integrar o conteúdo com outras mídias, a MTV permite que os anunciantes alcancem o público a partir de ações multiplataforma. Além disso, o conteúdo da marca está conectado a influenciadores e grandes talentos da cultura pop, que, além de elevarem o engajamento junto aos jovens, transitam por diferentes meios como TV, streaming e redes sociais.

É o que ocorre, principalmente, nas premiações que a MTV realiza ao longo do ano, onde o conteúdo digital aumenta as conversas envolvendo o evento e cria, assim, conexões entre marcas e audiência. “Isso permite aos anunciantes não apenas estar presente nas premiações, mas fazer parte da narrativa com seu produto integrado à história e, consequentemente, amplificar a relevância da mensagem e consideração por parte dos espectadores”, comenta Proti.

Premiações são palco de marcos históricos do pop
Eventos da MTV estimulam envolvimento do público jovem com plataformas digitais

Além da programação ligada à música e comportamento, a MTV fez história com premiações que criaram momentos marcantes ao longo das mais de três décadas de atuação.

Globalmente, a marca realiza quatro grandes eventos para homenagear os destaques da cultura pop em diversas áreas: MTV Movie & TV Awards (cinema e televisão), MTV VMA (videoclipes, nos Estados Unidos), MTV EMA (artistas, músicas e videoclipes europeus) e MTV MIAW (música, entretenimento e universo digital).

A força global destes produtos ajuda a moldar a cultura pop por gerações”, aponta Fabricio Proti, vice-presidente comercial para América Latina e responsável pela operação brasileira da Paramount. “Alguém consegue esquecer Lady Gaga vestida com pedaços de carne no MTV Video Music Awards? Muitos dos marcos da cultura pop aconteceram nos momentos da MTV”, diz.

O alinhamento global da atuação trouxe para o Brasil, há quatro anos, o MTV MIAW, que reúne os maiores talentos da música e internet. O ambiente digital é um dos diferenciais da edição no País, pelo grande envolvimento dos jovens com plataformas online.

“No Brasil, reconhecidamente um dos países mais engajados do mundo nas redes sociais e com as interações mais calorosas do universo digital, as premiações ganham patamares ainda mais elevados”, destaca Proti.

Nova edição do Acústico MTV
As gravações que marcaram época, nacionalmente e internacionalmente, voltam com força total com Manu Gavassi canta Fruto Proibido. O projeto homenageia Rita Lee e o álbum, gravado em 1975 com a banda Tutti Frutti. O conteúdo está previsto para ser lançado em 2023 na MTV e Paramount+, incluindo faixas exclusivas no serviço de streaming.

No Acústico MTV, que será lançado na MTV e Paramount+, Manu Gavassi homenageia Rita Lee

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