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A revolução do retail media no universo financeiro

Com foco na Black Friday, PicPay integra o PicPay Shop de ponta a ponta no aplicativo e possibilita para marcas e varejistas que anunciam pelo PicPay Ads o monitoramento de toda a jornada do consumidor

Em nova fase, o PicPay Shop consolida-se como um hub completo de consumo digital. Se antes sua atuação estava restrita ao modelo de afiliados, agora evolui para permitir que os clientes realizem toda a jornada de compra no próprio aplicativo. Além disso, mantém serviços como gift cards, recargas, cartão de transporte e parcerias com marcas de conveniência, ampliando o papel do PicPay como destino de consumo integrado.

Em paralelo, o PicPay Ads expande sua atuação, ao incorporar soluções de retail media, o que possibilita que marcas e varejistas promovam produtos diretamente no PicPay Shop. Assim, toda a jornada de compra — da descoberta à conversão — acontece em poucos cliques, dentro do próprio aplicativo.

A novidade une conveniência para o usuário com maior relevância para os anunciantes. “Para marcas e anunciantes, isso significa impactar o público certo, no momento certo, com base em dados exclusivos de comportamento financeiro e segmentações robustas no retail media”, afirma Felipe Julião, executivo de Ads do PicPay.

Felipe Julião (esq.) e Gustavo Resende (dir.), executivos do PicPay: conveniência para os usuários com compras de ponta a ponta

Felipe Julião (esq.) e Gustavo Resende (dir.), executivos do PicPay: conveniência para os usuários com compras de ponta a ponta

Além da facilidade de concluir a compra, os usuários contam com benefícios que ampliam as possibilidades de consumo, como cashback, parcelamento em até 36 vezes sem cartão de crédito e flexibilidade para combinar diferentes formas de pagamento, como saldo, PicPay Card e cartões de terceiros. A iniciativa, ao mesmo tempo, amplia o portfólio de soluções do PicPay, estimula maior frequência de uso do aplicativo e cria fontes de receita em publicidade. “A nova fase do PicPay Shop resulta do objetivo de oferecer uma jornada cada vez mais fluida, conveniente e integrada ao ecossistema de serviços financeiros já disponível”, afirma Gustavo Resende, executivo de Shop e Ads do PicPay.

Dados transformam anúncios em vendas

O diferencial do PicPay Ads reside na capacidade de articular mídia em um contexto de atenção integral com dados proprietários de comportamento financeiro, a fim de garantir maior assertividade e eficiência nas campanhas. Essa solução garante segmentações precisas e impacto no momento mais relevante da jornada de compra dos mais de 40 milhões de usuários ativos. O sistema é reforçado por um ecossistema digital que combina tecnologias de segmentação contextual e comportamental, cruzamento de históricos de transações e preferências, além de recursos de machine learning, capazes de identificar padrões e prever tendências de consumo

Essa capacidade de cruzar comportamento financeiro com interesses de consumo amplia os pontos de contato entre marcas e clientes, estimula compras recorrentes e garante relevância às campanhas. “O PicPay Shop atua com ofertas direcionadas a cada perfil, impulsionadas pelos nossos canais proprietários de comunicação. Indústrias, varejos e agências podem usar a plataforma como espaço de engajamento para suas marcas e produtos — sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, afirma Resende.

Inovação em mídia: financial media ao retail media

Com a chegada do retail media, o PicPay Ads amplia um movimento iniciado no ano passado, quando foi pioneiro no movimento de financial media — modelo que oferece soluções publicitárias no ambiente financeiro com dados e atenção diferenciados. Desde então, mais de 50 anunciantes já investiram na plataforma, que apresenta resultados superiores à média do mercado — segundo dados da companhia, o retorno em campanhas é 70% do que a média de display do Google. A expansão consolida um ecossistema capaz de acompanhar o consumidor em toda a jornada financeira, apoiado por uma audiência ativa de de 41,3 milhões de usuários, 99% de cobertura nacional e média de 35 interações mensais por usuário.

O PicPay Ads também oferece ferramentas para medir impacto em todas as fases do funil. Já disponibiliza o brand lift, que avalia ganhos de awareness, e, agora, com o retail media, permite mensurar conversão em tempo real por meio da atribuição das campanhas. “Esse mix permite que marcas realizem campanhas full funnel em um só ambiente, potencializando resultados desde construção e reconhecimento da marca até conversão”, afirma o executivo de Ads do PicPay.

PicPay Ads é aliado estratégico para Black Friday e Natal
Solução reforça parcerias com grandes varejistas para potencializar resultados nas datas mais competitivas do varejo

As principais datas do varejo, como Black Friday e Natal, concentram campanhas intensas e tornam a disputa pela atenção do consumidor ainda mais acirrada. Nesse ambiente saturado, o PicPay Ads oferece estratégias de funil completo, dentro do novo PicPay Shop. A relevância da data reflete-se no comportamento dos usuários: em 2025, 80% dos clientes PicPay afirmam que pretendem comprar na Black Friday. Em 2024, o aplicativo registrou crescimento de 46% em transações e de 20% em compras por usuário, em relação a 2023. “À medida que datas-chave como Black Friday e Natal se aproximam e a competição pela atenção do consumidor se intensifica, contar com o PicPay Ads e nosso novo marketplace é mais que diferencial”, destaca Felipe Julião, executivo de Ads do PicPay.

Ao permitir que a compra seja concluída dentro do próprio aplicativo, o PicPay projeta resultados robustos para os próximos meses, especialmente em categorias como eletrônicos, moda, presentes e bens de consumo imediato. O otimismo apoia-se em cases anteriores que mostraram como segmentação de dados, cashback e ofertas personalizadas aumentam a conversão e estimulam recorrência — usuários impactados na Black Friday costumam voltar a comprar em outras épocas, como o Natal.

PicPay Shop ganhou mais recursos para conectar marcas ao consumidor

PicPay Shop ganhou mais recursos para conectar marcas ao consumidor

Entre os parceiros já confirmados, estão Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, Casa e Vídeo, Le Biscuit, Panasonic e Polishop, que disponibilizarão mais de 90 mil SKUs de marcas como Motorola, Samsung, Mondial, Britânia, Brastemp, Tramontina e JBL. “Estamos firmando parcerias para ampliar a visibilidade de marcas e varejos dentro do aplicativo e impulsionar suas vendas”, afirma Gustavo Resende, executivo de Shop e Ads do PicPay. O potencial de impacto é reforçado pelo comportamento dos usuários: 70% afirmam que frequentemente compram produtos não planejados e 68% dizem que a publicidade influencia diretamente sua decisão de compra durante a Black Friday.