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Supermercados: de espaços de compra a veículos de mídia

Com tecnologia e dados, Pixel Retail Media constrói uma nova vertical do OOH, que já está no radar das grandes marcas


16 de junho de 2025 - 0h00

Três indicadores evidenciam o potencial ainda subexplorado do out-of-home (OOH) no varejo alimentar brasileiro. O primeiro é o aumento da importância da mídia exterior no mercado de comunicação: em 2024, respondeu por 11,8% do investimento publicitário, ficando atrás apenas da TV aberta e da internet, segundo o Cenp-Meios. O segundo índice revela que 61% da população afirma ser impactada por algum tipo de mídia nesses estabelecimentos, conforme aponta o estudo Target Index Group (TGI), da Kantar Ibope Media. Apesar desses números — e este é o terceiro aspecto que reforça a oportunidade —, menos de 1% do faturamento do OOH tem origem no segmento de supermercados, segundo o Ibope Monitor.

Pixel Retail Media apresentou nova funcionalidade do aplicativo do Itaú

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Impulsionada por uma tese estratégica de negócio, a Pixel Retail Media nasceu, em 2022, para preencher uma lacuna no cenário do marketing: “O share do OOH em supermercados não é proporcional à participação de penetração”, observa o CEO Fábio Amorim. “Apesar da consolidação da área em verticais como aeroportos e mobiliário urbano, há uma ausência de players especializados no varejo alimentar”, adiciona. A empresa iniciou sua atuação, no Rio de Janeiro, com um projeto-piloto focado em redes de supermercados premium, que rapidamente ganhou escala e se transformou em uma operação nacional. Com foco nas classes A e B, a Pixel Retail Media está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. O plano de expansão prevê dez capitais, nos próximos 12 meses.

Pixel Retail Media impactou audiência interessada em imóveis para o Quinto Andar

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Supermercado possui audiência e potencial inexplorados

A grande audiência e a frequência de visitas tornam o out-of-home uma mídia estratégica nos supermercados. Entre consumidores das classes A e B, esses estabelecimentos registram, em média, três visitas mensais por pessoa, segundo dados da Pixel Retail Media. “Isso significa que a mesma pessoa vai quase toda semana ao supermercado — às vezes, mais”, destaca o CEO da empresa. Apesar desse fluxo expressivo, o ambiente ainda é pouco explorado como veículo de mídia. “Estamos falando de uma audiência muito grande, mas que não recebe a atenção devida”, aponta Amorim.

Milhões de pessoas visitam supermercados semanalmente

O executivo ressalta que a penetração do online no varejo alimentar brasileiro é de apenas 6%, enquanto o tráfego majoritário permanece nas lojas físicas. “No Brasil, o consumo de produtos alimentícios continua concentrado no ambiente físico. Diferentemente de outros países, onde 90% da receita de retail media vem do e-commerce, aqui ocorre o oposto”, compara. Esse cenário representa uma excelente oportunidade para as marcas. “Estamos trabalhando para oferecer uma plataforma nacional,com as melhores redes regionais do País — algo que nenhum player de OOH oferta hoje”, completa.

Impacto de mídia OOH

Expansão é acelerada com foco no varejo premium

Com 131 faces digitais instaladas em 54 lojas, a Pixel Retail Media gera mais de 15 milhões de impactos mensais, por meio de parcerias com redes varejistas, como Zona Sul (Rio de Janeiro), St. Marche (São Paulo), Verdemar (Belo Horizonte) e Hiperideal (Salvador). No ano passado, a empresa registrou o crescimento de 54% no número de pontos de venda (PDVs) e de 75% na receita, em comparação com o 2023. Para 2025, as projeções indicam incremento de 50% e 100%, respectivamente.

Em função desse rápido crescimento e da etapa de aceleração pós-entrada de investidores, a empresa transformou-se em uma sociedade anônima (S/A). Como estratégia de negócio, a principal meta é ter o melhor circuito de out-of-home em supermercados premium, voltado para as classes A e B, em cada capital onde atua. Até dezembro, a meta é cobrir 20% desse segmento. Em uma segunda fase, o plano inclui avançar para o varejo focado nas classes B e C.

Tecnologia impulsiona expansão e inteligência de dados

A tecnologia é um dos pilares centrais da operação e motor da expansão da Pixel Retail Media. As câmeras instaladas nos ativos aferem o número de pessoas impactadas pelas campanhas, gerando dados de audiência que compõem uma das três bases utilizadas pela empresa para apoiar as marcas com visão estratégica e gerar insights.

As outras duas bases são: os dados de venda — que podem ser mensurados durante o período da campanha, especialmente para anunciantes que fornecem produtos aos supermercados — e as informações do TGI, da Kantar Ibope Media. As pesquisas trimestrais realizadas pelo instituto oferecem um panorama detalhado sobre o perfil dos consumidores que frequentam supermercados, com dados que vão desde a marca de carro, as plataformas de streaming e os cartões de crédito utilizados até o número de filhos e a intenção de matriculá-los em instituições de ensino superior.

Além disso, os painéis de led, posicionados em locais de alta retenção nos pontos de venda, permitem a troca de campanhas em tempo real e a veiculação de criativos distintos dentro de uma mesma loja, potencializando a personalização das mensagens.

Oportunidade no PDV: muito mais que conversão

Historicamente considerado um canal relevante para ações promocionais, o PDV ganhou uma nova dimensão com o avanço das plataformas digitais que possibilitam a veiculação de campanhas diretamente no varejo, observa Fábio Amorim, CEO da Pixel Retail Media. “É possível oferecer ao consumidor não somente informação, mas também experiências sensoriais, visuais, emocionais e de conexão, além de gerar leads — recursos que contribuem não só para a conversão imediata, mas também para o fortalecimento da marca e a ampliação da consideração de compra”, afirma.

ativou campanhas no circuito da Pixel Retail Media para impactar consumidores diretamente nos PDVs

ativou campanhas no circuito da Pixel Retail Media para impactar consumidores diretamente nos PDVs

Amorim destaca que as ações nos PDVs não devem mais se restringir exclusivamente ao objetivo de conversão, mas precisam contemplar todas as etapas do funil de marketing — inclusive para produtos e serviços que não estão dolas. Nesse contexto, reforça que anunciantes e agências devem repensar a comunicação nesses ambientes, explorando todas as novas possibilidades oferecidas pelo OOH. A criatividade não deve se limitar a peças promocionais, mas incorporar mensagens alinhadas aos momentos da jornada do consumidor.

ativou campanhas no circuito da Pixel Retail Media para impactar consumidores diretamente nos PDVs

ativou campanhas no circuito da Pixel Retail Media para impactar consumidores diretamente nos PDVs

Segmentação potencializa resultados nos supermercados
Conheça cases de marcas que exploraram o circuito da Pixel Retail Media para tornar seus anúncios mais eficazes nos pontos de venda

Itaú
Para o Itaú, a Pixel Retail Media identificou que 20% da base de clientes da divisão premium do banco (Personnalité) frequenta, no Rio de Janeiro, os supermercados Zona Sul. Com a alta afinidade, a instituição divulgou uma nova funcionalidade do seu app nas lojas da rede.

BYD
Dados indicam que 40% dos clientes brasileiros das classes A e B, que visitam supermercados, têm a intenção de comprar um carro novo em até seis meses. A montadora chinesa BYD utilizou a rede da Pixel Retail Media para apresentar e reforçar diferenciais de um produto premium.

Quinto Andar
Cerca de 20% da população de classes A e B que frequenta supermercados pretende comprar um apartamento, em até seis meses. De olho nesse público com alto poder de decisão, o Quinto Andar veiculou campanha para falar com proprietários que desejam alugar ou vender seus imóveis.

Governo de Minas
Para incentivar consumidores a pedir inclusão do CPF nas notas fiscais, o que ajuda a combater sonegação e aumentar a arrecadação, o Governo de Minas Gerais lançou campanha na primeira quinzena de maio, período em que aumenta a disposição para o consumo, em função do Dia das Mães.

Ibmec
O Ibmec divulgou seu processo seletivo e reforçou diferenciais como reputação e autoridade no circuito da Pixel Retail Media. A empresa verificou que, das 360 mil pessoas no universo de pais de classes A e B, 48% possuem filhos com idade entre 15 e 18 anos.

Dasa
Campanha da Rede Dasa comunicou o serviço de agendamento domiciliar para facilitar a realização de exames laboratoriais. Em supermercados premium do País, a frequência de pessoas acima de 55 anos — um público mais propenso a fazer exames em casa — é de 24%.

Multiplan
Depois de mapeado o alto índice de consumidores de classes A e B que compram nos supermercados Verdemar e no BH Shopping, ambos em Belo Horizonte, a rede Multiplan divulgou programas como o Super Nosso Clube e o Super Nosso Care, em campanha promocional de Natal.

Saiba mais sobre a Pixel Retail Media
Assista à entrevista com Fábio Amorim, CEO da Pixel Retail Media.

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