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Experiências além da moda: Ricardo Almeida investe em lojas imersivas e personalização

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Experiências além da moda: Ricardo Almeida investe em lojas imersivas e personalização

Novos endereços da grife em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília reforçam a proximidade e o vínculo da marca com os clientes


21 de maio de 2025 - 0h00

A Ricardo Almeida expande sua presença no mercado de luxo, ao investir em novos modelos de loja que elevam a experiência de marca a um patamar ainda mais exclusivo e personalizado. Com a abertura de três espaços diferenciados — um deles batizado de Studio Ricardo Almeida e dois de Casas Ricardo Almeida — , a grife reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento e com a construção de relações duradouras com seus clientes.

Além de ampliar a presença da Ricardo Almeida em praças estratégicas, o movimento materializa os valores da marca. “Acreditamos que, ao proporcionar ambientes que traduzem nossa essência, conseguimos apresentar com mais profundidade nossos pilares, valores e diferenciais. São espaços que convidam à permanência, troca e descoberta. Mais do que vender roupas, queremos construir uma relação duradoura com nossos clientes, e fortalecer o legado da marca ao longo do tempo”, afirma Carol Piza, diretora de marketing da Ricardo Almeida.

Studio Ricardo Almeida: atendimento exclusivo e imersivo

Entre os novos espaços, o Studio Ricardo Almeida traduz a proposta da marca em oferecer momentos exclusivos aos clientes, por meio de um complexo que reúne hospitalidade, cultura, gastronomia e bem-estar. Localizado no Edifício Aya, no complexo Cidade Matarazzo, em São Paulo, o local é inspirado no primeiro ateliê do estilista, inaugurado em 1996 na capital paulista, já com a premissa de oferecer um atendimento diferenciado e experiências de entretenimento, ambos conectados ao seu DNA e voltados a amigos e clientes.

Em mais de 770 metros quadrados, o Studio Ricardo Almeida é dividido em dois ambientes: um dedicado ao serviço sob medida, para a confecção de peças únicas, e outro voltado às linhas comerciais da marca e à convivência, que oferece experiências pensadas para estimular a permanência e a construção de vínculos. O ambiente combina tecnologia de ponta em acústica e iluminação a uma área de entretenimento, que inclui sala de jogos com sinuca, pingue-pongue e pebolim, além de três simuladores de Fórmula 1 — incluindo uma réplica do carro de Ayrton Senna. O Studio Ricardo Almeida também comporta desfiles e eventos exclusivos, como o lançamento da linha RA2.

“O Studio Ricardo Almeida é um reflexo direto do DNA da marca — e do próprio Ricardo —, com experiências que vão além da moda. Tudo pensado para proporcionar momentos únicos e autênticos. Nosso propósito é oferecer exclusividade com conforto, e criar uma conexão verdadeira com quem nos acompanha”, afirma Piza.

Studio Ricardo Almeida, em São Paulo, conta com tecnologia de ponta em acústica e iluminação; e área de entretenimento

Studio Ricardo Almeida, em São Paulo, conta com tecnologia de ponta em acústica e iluminação; e área de entretenimento

Casas Ricardo Almeida miram ateliês de alta costura

Por sua vez, as Casas Ricardo Almeida avançam na estratégia de fortalecer o vínculo com os clientes, ao oferecer experiência de compra mais personalizadas. “Conseguimos atender diferentes perfis: desde quem busca apenas um ambiente mais reservado, até aqueles que gostam de passar horas conosco, vivenciando tudo o que o espaço oferece”, explica Carol.

Em Belo Horizonte, a Casa Ricardo Almeida conta com a venda de produtos prêt-a-porter e sob medida

Em Belo Horizonte, a Casa Ricardo Almeida conta com a venda de produtos prêt-a-porter e sob medida

Em Belo Horizonte, no bairro Belvedere, o espaço ocupa dois andares, com ambientes amplos. Equipe especializadas em prêt-a-porter e sob medida atendem clientes apenas com hora marcada, por meio de um serviço que busca reproduzir a experiência de um ateliê de alta-costura. Em Brasília, no Lago Sul, o local, que apresenta painéis de led, luz natural, áreas segmentadas por estilo (casual, social e sapatos) e bar, disponibiliza serviços de consultoria de estilo e customização.

As Casas Ricardo Almeida tornaram-se cenários para celebrações especiais, como encontros pré-casamentos entre noivos, padrinhos e familiares, o que reforça a proposta de ser parte dos momentos mais importantes da vida de seus clientes.

Ricardo Almeida traduz demandas do mercado de luxo em conexões
Estratégia acompanha tendências apontadas pela McKinsey e reforça o compromisso da marca com personalização e experiências

O investimento em espaços imersivos pela Ricardo Almeida reflete tendências para marcas de luxo mapeadas pelo relatório State of Luxury 2025, da consultora McKinsey: fortalecer a excelência de fabricação de produtos icônicos, a fim de manter a proposta de valor da marca, e investir no desenvolvimento de experiências exclusivas e memoráveis, que fidelizam clientes que já construíram algum tipo de relação com o anunciante.

Além de focar na qualidade de suas peças, a empresa do setor de moda constrói um ecossistema de experiências que consolida o reconhecimento e a preferência entre os clientes. “Um parceiro global que nos visitou recentemente — alguém com acesso às maiores marcas de luxo do mundo — nos disse que o que criamos aqui é realmente único. Esse tipo de reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, criando algo que vai além da moda: estamos construindo experiências memoráveis”, diz Carol Piza, diretora de marketing da Ricardo Almeida.

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