post patrocinado
APRESENTA

Brasil: país de streamers. Seu mix de mídia precisa incluir a CTV

O futuro da TV é agora: compre o inventário premium da CTV num só lugar

Recentemente, a Connected TV (CTV) tem passado discretamente de uma tendência emergente para uma força dominante no consumo de mídia no Brasil. A CTV já é uma parte importante do ecossistema de entretenimento do país, tornando-se cada vez mais relevante e sendo também a principal forma pela qual os brasileiros consomem vídeo premium.

Tanto no Brasil quanto globalmente, milhões de usuários estão utilizando dispositivos de streaming e televisores com Roku integrado para assistir a conteúdo na tela grande – a tela de maior impacto para as marcas.

A CTV reúne todos os serviços de streaming em uma única tela inicial.

A CTV reúne todos os serviços de streaming em uma única tela inicial

TVs Conectadas à Internet no Brasil?

Com 64% das pessoas com acesso à internet no país assistindo à Connected TV (TV Conectada), o streaming tornou-se fundamental nas estratégias de mídia de muitas marcas. Desse grupo, 97% se conecta com uma Smart TV e 40% também utiliza algum dispositivo de streaming (como um Roku Stick) em casa¹.

Hoje, as TVs estão mais acessíveis, a maioria já vem com internet e aplicativos integrados, e os sticks que conectam qualquer TV mais antiga à internet se tornaram super acessíveis.

A enorme quantidade de conteúdo disponível para assistir, de filmes e séries a esportes, fez com que as “TVs conectadas” se tornassem indispensáveis nos lares brasileiros, onde a tela principal funciona como o ponto de encontro entre apps e canais ao vivo.

As Smart TVs (TVs conectadas), além de oferecerem milhares de opções de conteúdo gratuito e pago aos usuários, trazem oportunidades essenciais e altamente direcionadas para que as marcas se conectem com seus públicos de interesse.

Marcas Estratégicas e Perspicazes Já Estão Usando Inventários Publicitários de TV Conectada

  • Mais de 6 em cada 10 pessoas que assistem à TV Conectada, o fazem todos os dias.¹
  • O espectador médio assiste a pouco mais de quatro horas diárias de conteúdo em CTV.¹

Esses dados chegam a parecer os da TV tradicional!

Essas audiências altamente engajadas não devem ser ignoradas ao promover um produto.

A TV Tradicional Chegou ao Streaming?

Apesar do que muitos acreditam, o streaming não se limita apenas a consumir conteúdo sob demanda de plataformas de assinatura ou de apps de canais tradicionais. As experiências lineares com programação fixa já chegaram ao streaming, e muitos usuários estão consumindo esses conteúdos.

Os canais FAST (“Canais de Televisão Gratuitos com Publicidade”) estão se tornando a nova forma como as pessoas assistem à TV, já que podem ser dedicados a um único programa que se repete, a um gênero específico ou a vários gêneros.

Os espectadores acessam o guia de TV ao vivo e assistem ao que estiver sendo exibido naquele momento. A experiência da TV de antigamente é a mesma, pois o conteúdo já está programado para ir ao ar em horários específicos. O crescimento dos canais FAST reflete que as pessoas continuam buscando essas experiências tradicionais de “sentar para ver TV”.

De acordo com a Omdia, o Brasil está a caminho de se tornar o terceiro maior mercado FAST do mundo até 2029. Por isso, a Roku lançou recentemente mais de 30 canais FAST no Brasil e continuará adicionando ainda mais opções.

A televisão ao vivo pode ser assistida na seção de guia de TV ao vivo nos dispositivos Roku, bem como no canal MasterChef Brasil (24/7), ou por meio de apps de canais tradicionais, como o Multishow, através do app Globoplay, e também por meio de apps AVOD como a Pluto TV.

Live TV (FAST Channel) Guide on Roku in Brazil

Guia da TV ao Vivo (Canal FAST) na Roku no Brasil

Qual é a Melhor Forma de Acessar o Inventário Premium da TV Conectada?

Além dos canais FAST, os lares com “TVs Conectadas” estão usando, em média, oito aplicativos por mês.

Gerenciar tantos pontos de contato das audiências de interesse para as marcas não se torna excessivo para os anunciantes e planejadores de mídia?

A grande vantagem da TV Conectada é que, comparada à televisão linear tradicional, a publicidade aqui é simples e pode ser pautada a qualquer momento, aproveitando ainda as capacidades de segmentação digital. Os anunciantes não precisam abordar cada aplicativo de streaming individualmente para garantir que alcançaram sua audiência – eles têm tudo disponível em um só lugar!

O inventário de CTV também pode ser comprado de forma programática através de empresas terceirizadas, assim como qualquer compra de mídia digital!

As plataformas programáticas podem inserir anúncios em vídeo de 30 segundos em nome dos anunciantes, dentro do vídeo in-channel ao longo de todo o conjunto de inventários do Roku Publisher Media – o que inclui vários aplicativos de plataformas pagas e também canais FAST –, tudo na mesma compra.

Cada anúncio é entregue dinamicamente ao espectador mais relevante com base em objetivos predefinidos, o que comprova que a publicidade em TV Conectada realmente combina o impacto da televisão tradicional com a precisão do mundo digital.

Qual é o Futuro do Streaming no Brasil?

O futuro do streaming no Brasil já é uma realidade.

Com a TV Conectada (CTV) firmemente estabelecida nos lares brasileiros, como já vimos, e as expectativas dos telespectadores aumentando, o futuro da publicidade conectada torna-se mais claro: mais inteligente, mais eficiente e melhor adaptado às preferências da audiência.

Para as marcas, este meio é a redefinição da própria televisão. Agora, os anúncios podem ser entregues dinamicamente com diversas capacidades de segmentação para se ajustarem a qualquer objetivo que se tenha.

Portanto, a revolução da televisão conectada no Brasil já está em andamento.

Na Roku, milhões de usuários já estão assistindo a conteúdos com sua TV Conectada.

A Roku é a plataforma de streaming número #1 nos Estados Unidos, Canadá e México, e é o primeiro sistema operacional de TV feito especificamente para streaming em todo o mundo². Com mais de 90 milhões de lares conectados globalmente, a Roku permite que você conecte sua marca com os consumidores valiosos para ela.

“À medida que os consumidores no Brasil continuam migrando para o streaming, os orçamentos de campanha devem refletir essa mudança. Estamos ajudando marcas a atingir públicos cada vez maiores, exibindo anúncios que não podem ser pulados em conteúdo de TV premium na plataforma Roku.” diz o Lúcio Grimaldi, Head de vendas de anúncios da Roku, América Latina.

A Roku tem vários parceiros de canais onde é possível comprar anúncios e publicá-los de forma dinâmica em todo o ecossistema da CTV. Conecte-se com audiências de streaming altamente engajadas hoje mesmo!

Descubra mais sobre o Roku Advertising no Brasil e como você pode anunciar aqui.

Fontes

¹Pesquisa de Audiência no Brasil, Estudo Comscore LATAM, 2024.

²Por horas de streaming, Hypothesis Group, Q4’2024.