A cobertura de Cannes. Reimaginada

Buscar

post patrocinado

Por Samsung

A cobertura de Cannes. Reimaginada

Equipe de jornalistas e fotógrafos de Meio & Mensagem cobrirá o Festival Internacional de Criatividade com muitas ideias na cabeça e um Galaxy S9 na mão

Slideshow


18 de junho de 2018 - 17h48

Entre 18 e 22 de junho, Cannes receberá milhares de pessoas e os líderes da indústria da comunicação para o Festival Internacional de Criatividade. Muita coisa mudou desde que o concorrido ponto turístico da Riviera Francesa foi palco do evento pela primeira vez, em 1956, quando passou a alternar a realização do festival com Veneza, cidade italiana que organizou a edição inaugural do festival, dois anos antes. Desde 1984, Cannes assumiu o posto de sede oficial e única da premiação. Nessas mais de seis décadas de história, foram várias transformações, em termos de formatos, tendências, público, meios e mensagens.

As mais recentes delas incluíram uma redução no número de dias em que é realizado e uma maior convergência entre os prêmios em disputa e os conteúdos de palestras, painéis e workshops que compõem a agenda — na qual, além de inúmeros profissionais cultuados da publicidade e do marketing e grandes ícones da cultura pop, o protagonismo recai sobre o potencial para a disrupção e o encantamento quando se aliam excelência criativa e tecnologias inovadoras. Os desafios e oportunidades que surgem quando esses dois elementos se fundem para gerar e executar uma grande ideia devem ser o centro das atenções em meio a tantas atrações.

Evento nenhum chega à sua 65ª edição sem lastro e um legado, e o desafio de Cannes é atualizar-se constantemente para ser um destino cobiçado como lançador de tendência, ao mesmo tempo que honra a reputação de ser um momento único e global de celebração da criatividade.

Nessa ode ao talento e à originalidade, algumas tradições seguem intactas: uma é o troféu destinado aos vencedores, na forma de um leão, uma referência à famosa escultura do leão alado na praça de São Marcos, em Veneza. A outra é o amplo espaço e a dedicação intensa da imprensa especializada internacional, que trata o festival como a sua própria Copa do Mundo anual.

A cobertura in loco do Festival de Cannes é parte intrínseca da história dos 40 anos de Meio & Mensagem. O jornal esteve presente nos momentos históricos do Brasil no evento e registrou a consagração de grandes cases globais que sempre serão lembrados.

A missão dos jornalistas e o compromisso com os leitores seguem os mesmos ao longo das décadas. Mas quanta diferença em relação aos equipamentos necessários para cumprir os objetivos! Era preciso no mínimo um aparelho específico para cada uma das tarefas da equipe enviada especialmente para a França.

Máquinas fotográficas e câmeras para captar os momentos mais importantes, curiosos e consagradores. Telefones para se comunicar com as fontes e demais repórteres. Telex, fax, máquinas de escrever e computadores para redigir os textos e mandá-los para a redação. Links dedicados e modens portáteis para transmissões ao vivo. Gravadores para registrar as perguntas e respostas dos entrevistados.

Em 2018, todas essas ações podem ser feitas por meio de um único aparelho: um smartphone. Os oito profissionais — entre jornalistas, fotógrafos e videomakers — da equipe de Meio & Mensagem que acompanharão esta semana o festival direto de Cannes usarão um smartphone Galaxy S9, da Samsung, para fotografar as palestras e os entrevistados das reportagens para o site e o jornal, registrar os bastidores no Instagram, postar em real time no Twitter, gravar vídeos e transmitir ao vivo para nosso canal no YouTube, apurar as informações em off com as fontes pelo WhatsApp e gravar as entrevistas exclusivas com os principais criativos e líderes da indústria da comunicação no mundo para as edições semanais impressa e digital para tablet.

A parceria inédita entre o Meio & Mensagem e a Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung para a cobertura especial do Festival Internacional de Criatividade faz parte da série de iniciativas da Samsung para demonstrar toda a mobilidade e as principais funcionalidades da câmera do Galaxy S9, mais recente smartphone da marca. Em ação similar, em maio, a revista Vogue, da Globo Condé Nast, estampou, em sua capa e páginas, matérias e editoriais de moda produzidos na Coreia do Sul e em São Paulo, e fotografados com um Samsung Galaxy S9.

Publicidade

Compartilhe

Veja também