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Digital Commerce: o que é e como se diferencia do e-commerce

Revolucione seu varejo, integrando canais e criando experiências personalizadas para o cliente


19 de março de 2024 - 0h00

O digital commerce é uma forma de comércio eletrônico que utiliza diferentes canais digitais para vender produtos e serviços. É como se fosse uma evolução do e-commerce, que busca acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e nas tendências do mercado. Assim, é uma forma de poder se diferenciar da concorrência e de se aproximar do cliente, além de oferecer uma experiência única e memorável.

Mas como ele funciona e quais são as suas definições?

O que é o digital commerce?

Você sabia que 97% dos consumidores fazem pesquisas online antes de efetuar compras em lojas físicas, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviços de Proteção de Crédito (SPC Brasil)? Isso mostra como o digital commerce é importante.

Ele é como um avanço do e-commerce, no qual os consumidores utilizam a internet, o celular e a loja física ao mesmo tempo. Ou seja, não se limita apenas ao site ou aplicativo de uma loja, mas inclui ainda:

  • redes sociais;
  • marketplaces;
  • assistentes virtuais;
  • chatbots;
  • realidade aumentada.

Além de tudo isso, inclui outras plataformas que permitem a interação e a transação entre consumidores e vendedores. Assim, é possível ter um negócio 100% omnichannel. No entanto, todo o processo envolve conteúdos ricos e estratégias de marketing, além da tecnologia.

O digital commerce é uma forma de se diferenciar da concorrência e se aproximar do cliente, oferecendo uma experiência única e memorável.

 

Como o digital commerce impacta no varejo?

O seu impacto no varejo pode acontecer de diversas maneiras e traz novas oportunidades para os negócios. Confira a seguir algumas das principais tendências e benefícios dele:

Personalização

Permite conhecer melhor o perfil, o comportamento e as preferências dos clientes. Oferece produtos e serviços mais adequados às suas necessidades e expectativas. Além disso, possibilita criar experiências personalizadas para cada cliente, aumentando a fidelização e a satisfação.

Inovação

Possibilidade de experimentação de novas soluções para atender às demandas e aos desejos dos consumidores, além da criatividade são estimuladas.

O uso de tecnologias como inteligência artificial, big data, internet das coisas, realidade aumentada e virtual, entre outras, permite criar novos modelos de negócio, produtos e serviços diferenciados e experiências imersivas.

Competitividade

O digital commerce amplia o alcance e a visibilidade dos negócios, permitindo acessar novos mercados e públicos. Além disso, reduz os custos operacionais e aumenta a eficiência dos processos, o que melhora a rentabilidade e a produtividade das empresas.

Quais as diferenças entre o digital commerce e o e-commerce?

O digital commerce envolve várias tecnologias e estratégias na jornada de compra do consumidor, o que proporciona mais interação entre ele e a empresa. Ele engloba todas as formas de interação digital entre uma marca e os seus consumidores.

Além disso, não se limita à venda de produtos ou serviços e inclui outras formas de gerar valor, como conteúdo, experiência, relacionamento e fidelização. Ou seja, é uma estratégia de marketing digital que visa criar uma jornada de compra personalizada e integrada para cada cliente.

Já o e-commerce é uma plataforma online com produtos à venda e é considerada uma forma mais tradicional de vender pela internet. Consiste em ter uma loja virtual onde os clientes podem escolher os itens que desejam comprar, adicionar ao carrinho, fazer o pagamento e receber a entrega. Ou seja, o e-commerce é uma modalidade de comércio eletrônico que se baseia na transação comercial entre o vendedor e o comprador.

Algumas das diferenças entre eles são:

 

Digital Commerce E-Commerce
Abrange todos os canais digitais de comunicação com o cliente, como redes sociais, aplicativos, chatbots e e-mail marketing. Concentra-se na loja virtual como principal canal de venda.
Foca na experiência do cliente,   buscando   oferecer soluções que   atendam às suas   necessidades,   preferências e expectativas.  Foca na conversão do cliente, buscando   aumentar as vendas e o   faturamento.
 A inteligência artificial é utilizada para    criar ofertas personalizadas e  recomendações para cada cliente.  Utiliza dados para otimizar os   processos operacionais e logísticos da   loja virtual.

Vale destacar ainda que o digital commerce visa a construir um relacionamento duradouro com o cliente, criando um senso de comunidade e fidelidade à marca. Já o e-commerce visa atrair novos clientes e estimular a compra recorrente.

Meios de pagamento para o digital commerce

Sem dúvidas as lojas que oferecem vários meios de pagamentos são mais procuradas pelos consumidores por causa da sua facilidade na hora de fechar uma compra. Por isso, é fundamental disponibilizar diversas maneiras que o cliente possa pagar o seu produto ou serviço, como várias bandeiras de cartão de crédito e débito, pix, boleto e transferências bancárias.

Disponibilizar diversas formas de pagamento faz parte do avanço da transformação digital, proporcionando facilidade ao cliente. Com isso, é possível observar que a sua influência nos meios de pagamentos é cada vez maior.

Com o aumento das compras online, os consumidores buscam formas de pagamento que sejam rápidas, seguras e convenientes. Por isso, os meios de pagamentos digitais ganharam destaque e preferência entre os brasileiros. Além disso, esses meios de pagamentos oferecem vantagens tanto para os consumidores, quanto para os lojistas, como agilidade na aprovação, facilidade na transação, redução de custos e aumento da conversão.

Digital Commerce é com a TOTVS!

É olhando para esse cenário que a TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, oferece um portfólio completo de plataformas de digital commerce que proporcionam integração com ERPs e outras tecnologias do mercado.

A TOTVS oferece um portfólio completo de plataformas de digital commerce que proporcionam integração com ERPs e outras tecnologias do mercado.

A TOTVS oferece um portfólio completo de plataformas de digital commerce que proporcionam integração com ERPs e outras tecnologias do mercado.

Inclusive, em 2023 a companhia fortaleceu ainda mais o portfólio com o anúncio de uma parceria para venda de Shopify no Brasil, plataforma de e-commerce que mais cresce no Brasil. Voltada para o mercado SMB, a plataforma oferece uma série de recursos para o gerenciamento e a criação de uma loja virtual de maneira simples e intuitiva. Além disso, a infraestrutura da Shopify é robusta e segura, garantindo estabilidade para a operação.

Além disso, nossas plataformas são 100% SaaS e contam com estratégias omnichannel para empresas B2B, B2C e D2C. Tudo isso para alavancar as suas vendas com soluções completas. Torne o seu negócio omnichannel com as soluções da TOTVS e aproveite todos os benefícios de uma estratégia de digital commerce!

(Fonte: Blog da TOTVS)

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