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Publicidade a bordo impulsiona o turismo brasileiro

Plataforma da Viasat Ads combina dados de segmentação de destino e alto engajamento para fortalecer a imagem do País no mercado internacional

O Brasil consolida sua posição como potência turística em ascensão. Nos primeiros sete meses do ano, o País recebeu 5,9 milhões de visitantes estrangeiros — um crescimento de 47,5%, em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Embratur. São viajantes interessados em descobrir novos destinos, viver experiências únicas e movimentar a economia local, ampliando a relevância do turismo na pauta de desenvolvimento nacional.

Nesse contexto, conectar-se a esse público, assim como aos milhões de passageiros domésticos, exige novas abordagens de comunicação. O marketing tradicional já não oferece a mesma eficácia diante de um viajante mais digital, exigente e em busca de conteúdo que inspire suas próximas escolhas. Cidades e órgãos de turismo, portanto, recorrem a soluções capazes de combinar impacto, segmentação e proximidade.

É nesse cenário que a Viasat Ads vem ganhando espaço. A plataforma, que oferece acesso à internet a bordo dos voos das companhias aéreas do Brasil e de outras partes do mundo em troca da visualização de anúncios digitais, cria um canal direto com o passageiro em um momento de alta receptividade.

Trata-se de um ambiente singular: dentro da aeronave, com menos distrações, os viajantes estão relaxados, pensando em seus próximos destinos e mais propensos a interagir com conteúdo que os inspire. As soluções da empresa permitem que profissionais de marketing entreguem campanhas segmentadas e de caráter imersivo, destacando a diversidade cultural, as paisagens e os eventos do Brasil para uma audiência global.

“Em vez de competir por atenção em plataformas saturadas, oferecemos uma linha direta para um público que está ativamente pensando em viajar. Na verdade, nossos anúncios patrocinados via Wi-Fi levam os passageiros diretamente ao site do anunciante após visualizarem o anúncio. Ao permitir a entrega de conteúdo rico e direcionado, ajudamos os destinos a irem além da publicidade passiva, criando experiências envolventes que influenciam roteiros e impulsionam o turismo”, afirma Chris Demange, representante de publicidade da Viasat.

Diversidade de destinos fortalece viagens pelo Brasil
Viasat Ads cria canal direto com turistas em voo, ajudando a divulgar o Brasil como destino cultural de destaque

A diversidade dos destinos turísticos brasileiros atrai visitantes de todo o mundo. Desde os aventureiros urbanos — que buscam a efervescência cultural de metrópoles como São Paulo, com seus grandes festivais, ou Belo Horizonte, com sua cena gastronômica — até exploradores da natureza, que podem se aventurar nos seis biomas brasileiros. Entre os atrativos, a Amazônia ocupa cada vez mais espaço no imaginário dos visitantes internacionais. A maior floresta tropical do planeta tem ampliado sua participação na rota dos turistas, reforçando o potencial do País para experiências sustentáveis e de alto impacto.

De acordo com a Embratur, a América do Sul responde pela maior parte dos visitantes estrangeiros que chegam ao Brasil, somando 3,7 milhões em 2025. Argentinos (2,5 milhões) e chilenos (495 mil) lideram esse fluxo, seguidos por norte-americanos (465 mil), uruguaios (342 mil) e paraguaios (341 mil). Da Europa, vieram 532 mil viajantes, com destaque para França, Portugal, Alemanha e Reino Unido.

Apesar do avanço, a dimensão continental brasileira impõe o desafio de atrair ainda mais visitantes internacionais. Nesse esforço, a Viasat Ads tem desempenhado papel estratégico.

“Com nossas capacidades avançadas de segmentação, conseguimos apresentar a Amazônia a passageiros que partem da América do Norte, promover o Carnaval para quem está a caminho do Rio de Janeiro ou destacar as praias brasileiras para turistas europeus — tudo no momento exato em que planejam sua próxima aventura”, afirma Chris Demange, representante de publicidade da Viasat.

Ambiente em voo eleva engajamento e efetividade da publicidade

A Viasat Ads oferece uma vantagem distinta em relação a outras plataformas digitais devido à natureza única do público em voo. A cabine da aeronave proporciona um ambiente focado, com poucas distrações. Esse cenário resulta em uma qualidade de engajamento significativamente maior. Os anúncios patrocinados via Wi-Fi, por exemplo, têm uma taxa de visualização de 97%.

A Pesquisa de Experiência do Passageiro, realizada pela Viasat em 2024, revela que os passageiros não somente estão dispostos, mas também felizes em interagir com conteúdo em troca de serviços como Wi-Fi. Entre os passageiros brasileiros, 64% assistiriam a anúncios para acessar Wi-Fi gratuito. Isso cria uma troca de valor positiva, onde o público está mais inclinado a assistir e absorver as mensagens relevantes, em contrapartida a serviços digitais, ampliando a efetividade das mensagens das marcas.

Além da entrega em tempo real, os relatórios de campanha da Viasat garantem insights acionáveis, que permitem aos profissionais de marketing aprimorar e melhorar suas campanhas futuras. As análises oferecem uma visão do desempenho da campanha, incluindo métricas de engajamento, alcance e retorno sobre investimento.

Flexibilidade para mudar as rotas da campanha

Esses dados permitem que órgãos de turismo e profissionais de marketing entendam o que realmente tem relevância para seu público-alvo, quais destinos, ofertas ou abordagens criativas geram mais interesse. Ao analisar essas informações, as marcas podem melhorar continuamente suas estratégias e demonstrar o impacto tangível de suas campanhas.

A plataforma foi projetada para ser flexível, permitindo trocar os ativos criativos de maneira rápida. Essa característica garante, por exemplo, a adaptação a trocas de última hora no line-up de grandes festivais, mantendo a publicidade relevante e maximizando o impacto da campanha mesmo diante de mudanças.

“A comunicação de destinos turísticos mudou drasticamente. Os viajantes de hoje são digitalmente experientes e esperam mais do que publicidade tradicional; eles buscam conteúdo autêntico que inspire e informe suas decisões de viagem. Isso cria um desafio para os destinos: se destacar em meio ao ruído e capturar a atenção de visitantes em potencial. É justamente esse o desafio que a Viasat Ads aborda”, explica Chris.