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Viasat Ads fortalece mídia online de bordo com estratégia contextual

Segmentação por destino, data e evento transforma a experiência de voo em canal eficaz de conexão entre marcas e consumidores


1 de julho de 2025 - 0h00

Diante do excesso de estímulos publicitários, a busca por diferenciação exige que os profissionais de marketing recorram a ferramentas inovadoras para estabelecer conexões genuínas com os consumidores. Nesse cenário, a contextualização da mensagem — ou seja, o alinhamento entre conteúdo, timing e audiência — é uma das estratégias mais eficazes para gerar relevância de marca.

Atenta a esse movimento, a Viasat Ads, divisão de publicidade da Viasat, desenvolveu uma solução que permite aos anunciantes segmentarem suas campanhas com base em destino, ocasião ou evento, impactando um público cativo em um momento de atenção elevada: a experiência de viagem. As campanhas são veiculadas no portal de engajamento da Viasat em voos da Azul Linhas Aéreas, que também utiliza a empresa de telecomunicações como fornecedora de conexão de internet a bordo para seus passageiros.

“Há algo realmente especial quando um passageiro sente que um anúncio foi feito para ele. É exatamente o que os pacotes da Viasat Ads permitem. Ao segmentar audiências que estão viajando para um destino com conteúdo relacionado ao destino, as audiências têm uma probabilidade maior de sentir que uma marca de fato entende sua jornada e suas motivações”, afirma Chris Demange, representante de publicidade da Viasat.

A mídia de bordo da Viasat Ads insere marcas na jornada do passageiro de forma contextual e estratégica

A mídia de bordo online da Viasat Ads insere marcas na jornada do passageiro de forma contextual e estratégica

Destino, ocasião e evento potencializam campanhas

Uma das materializações de oferta de ferramentas inovadoras ao mercado publicitário é a proposta da Viasat Ads de permitir que as marcas adquiram os inventários online de voos com um mesmo destino, o que garante a comunicação com quem está a caminho daquele local. Há também a possibilidade de segmentação por ocasião: datas comemorativas e comerciais são oportunidade para que os anunciantes dominem o inventário em períodos de alto valor, independentemente do destino.

É na junção dessas duas estratégias – destino e ocasião – que a oferta da Viasat Ads ganha ainda mais força. As aquisições baseadas em eventos permitem que os anunciantes se posicionem em voos específicos durante períodos culturais marcantes, como shows, feiras setoriais ou competições esportivas. O objetivo é impactar o passageiro desde o início da jornada, associando a marca ao clima e à expectativa daquele momento. As marcas podem, por exemplo, incluir campanhas em todos os voos para São Paulo, na véspera da Corrida de São Silvestre, que acontecerá em dezembro deste ano.

Por meio da segmentação baseada em eventos com os anúncios da Viasat Ads, os anunciantes conseguem posicionar estrategicamente sua marca, aumentar a relevância da campanha e obter maior retorno sobre investimento (ROI). “Sabemos o quão importante é atravessar o barulho dos muitos anúncios que vemos todos os dias. A mídia de bordo, segmentada por destino em torno de um evento cultural, foi feita para alcançar as pessoas em um momento particularmente oportuno. Isso significa que a audiência pode se engajar na sua mensagem antes mesmo de um evento começar ou ter uma marca guardada na mente no momento certo”, destaca Chris.

Atenção plena: receptividade e contextualização

O contexto em que o anúncio está inserido é essencial para garantir que o público seja receptivo à mensagem de uma marca. Em um ambiente fechado e com menor dispersão de atenção, como o de uma aeronave, as mensagens publicitárias tendem a ser mais bem assimiladas. O acesso à internet, oferecido pela própria Viasat nos voos da Azul, amplia ainda mais as possibilidades de engajamento, permitindo que o passageiro interaja com o conteúdo em tempo real.

Dessa forma, a publicidade não é percebida como interrupção, mas como parte da jornada. Em um momento em que os orçamentos de marketing estão sendo reduzidos, as aquisições baseadas em eventos de publicidade a bordo são uma ferramenta essencial para alta performance e diferenciação.

Criatividade que une resultado e propósito

Para garantir a efetividade do investimento, é necessário ainda explorar ao máximo o potencial criativo do ecossistema da mídia de bordo online. “É tudo uma questão de autenticidade. Em campanhas baseadas em eventos, o anunciante não pode fazer com que a audiência sinta que a marca está entrando de gaiato no evento. Em vez disso, é preciso selecionar eventos que realmente se conectam com a sua audiência, assim como aqueles que tenham um impacto na sua marca”, reforça o representante de publicidade da Viasat.

A recomendação da empresa de telecomunicações é que as marcas utilizem o ecossistema da mídia de bordo online para contar uma uma história coesa — que comece antes do evento, evolua durante a viagem e reverbere depois do desembarque.

Entregas da Viasat Ads focam em inovação e performance
Mídia de bordo online da Viasat combina contexto, tecnologia e dados para reposicionar os voos como pontos de contato estratégicos, que geram resultados efetivos

Segmentação precisa para conexão
A tecnologia da Viasat Ads permite que as marcas alcancem os passageiros certos, no momento e local ideais, possibilitando que façam parte de uma experiência positiva e relevante.

Ambiente receptivo e atenção plena
Dentro da aeronave, as marcas se beneficiam de um ambiente com baixa dispersão e alta receptividade, onde os passageiros estão mais propensos a engajar com a mensagem.

Formatos imersivos que criam vínculo
A Viasat Ads oferece soluções criativas e formatos imersivos que integram a marca à jornada do passageiro, estimulando conexões emocionais e memoráveis.

Mensuração clara e resultados acionáveis
Com relatórios detalhados e acompanhamento especializado, as marcas podem monitorar, otimizar e escalar suas campanhas com precisão e transparência.

Viasat Ads oferece mídia de bordo online em voos da Azul:

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