Temporada de Compras no Waze

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Temporada de Compras no Waze

A importância do deslocamento para as marcas durante o período de compras


31 de outubro de 2022 - 0h00

O valor de anunciar durante o deslocamento na temporada de compras

Copa do Mundo. Black Friday. Natal. Tudo isso em trinta dias. O fim de ano, que por si só já é historicamente um período de boom para o varejo, esse ano será mais intenso que nunca.

E não estamos falando apenas de compras online – a tendência que mais tem ganhado força por conta do fim da pandemia é o deslocamento para as lojas físicas na hora de comprar.

Os dados de navegação do Waze apontam que houve um aumento de 25% em comparação ao primeiro semestre do ano passado, especialmente em datas sazonais como no Dia das Mães, no Dia dos Namorados e no Dia dos Pais.

Quais insights as marcas podem utilizar para aproveitar esse fenômeno e aumentar os seus resultados?

Principais destinos dos Wazers nas datas de fim de ano

Quem usa o Waze no dia a dia sabe que ele está presente ao longo de toda a jornada dos consumidores. Como o recurso conhece bem os movimentos dos usuários, analisar os seus comportamentos durante a temporada dos anos anteriores pode ser um ótimo ponto de partida para marcas que buscam mais visibilidade durante este período.

Em 2021, a Black Friday foi a terceira data mais importante para o varejo no Waze, obtendo 60% de navegações a mais do que a média do ano.

De acordo com os dados de navegação dos usuários do Waze, as categorias com as maiores movimentações foram:

Logo em seguida, no Natal, o Waze registrou a sazonalidade mais importante para o varejo na plataforma com um aumento de 96% nas navegações.

Estas são as principais categorias que foram destino dos Wazers, de acordo com os dados da plataforma:

On the go: compreendendo o desejo dos consumidores em movimento

O Waze tem mais de 20 milhões de motoristas ativos na sua plataforma no Brasil. São usuários segmentados que, na rotina frenética do dia a dia, têm boa parcela do seu tempo ocupado pelo deslocamento entre os lugares – seja para o trabalho ou para o lazer.

Para marcas que buscam aumentar suas navegações aos pontos de venda, entender as necessidades e desejos destes consumidores durante seus trajetos é imprescindível.

Dentro deste contexto, nossa recomendação é investir em um plano eficiente com presença em todas as etapas dessa jornada.

Graças às segmentações contextuais do Waze, as marcas são capazes de:

● Estimular motoristas próximos ao seu PDV a irem até você;
● Lembrar ao consumidor em movimento (shopping, supermercado, etc) sobre uma oferta ou produto e
● Associar sua marca a diferentes territórios, como música, lazer, esporte, etc, segmentando pelo destino do usuário.

Por ser um momento de alta influência, é importante aproveitar o deslocamento para colocar seus pontos de venda em evidência.

Aparecer para os motoristas neste período de relevância em um contexto estratégico traz maiores resultados: marcas ativas na plataforma têm um aumento de 105% em relação à lembrança de marca. Já aquelas que mais aparecem no aplicativo no momento de viagem podem contar com um aumento de até 12% em suas navegações.

Com o aumento da relevância dos espaços físicos, estar presente durante os momentos de antecipação aos grandes eventos do ano – Copa do Mundo, Black Friday e Natal – é a chave para se conectar efetivamente com os consumidores nessa temporada.

Por isso, investir sua estratégia de fim de ano no go to market do Waze tem tudo para ser o ponto virada para o sucesso das suas campanhas. Afinal, apostar em uma das únicas mídias digitais do mercado que atua de forma complementar a outros meios, gerando consistência de comunicação e alcançando o consumidor em um momento de alta influência da jornada, não apenas aumenta a sua visibilidade como também reforça a presença da sua marca em momentos tão importantes como o de pré-compra.

Sabemos que o deslocamento faz parte do dia a dia de todo mundo. A pergunta que fica é: sua marca está aproveitando a influência que esse momento oferece?

Heloisa Pinho
Country Manager, Waze Brasil

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