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Yahoo apresenta plataforma que abrange 100% do inventário programático no segmento de DOOH do Brasil


9 de novembro de 2022 - 0h00

O digital out-of-home tem conquistado cada vez mais relevância nas estratégias das marcas, uma vez que as auxilia a atingirem resultados de maneira inteligente e com altos índices de performance.

Um relatório do IAB (Internet Advertising Bureau) europeu, de novembro de 2020, apontou uma expectativa de aumento, até 2024, de 38% para o setor de DOOH. No Brasil, a mídia exterior foi destaque, em 2021, na arrecadação de verbas publicitárias, ao movimentar R$ 1,69 bilhão, segundo dados do Cenp-Meios. No primeiro semestre de 2022, o segmento foi ampliado em 3,19%, o maior crescimento, em termos porcentuais, dentre todos os meios.

Plataforma omnichannel do Yahoo abrange mais de 58 mil telas de DOOH, distribuídas em locais de alto impacto aos consumidores

Plataforma omnichannel do Yahoo abrange mais de 58 mil telas de DOOH, distribuídas em locais de alto impacto aos consumidores

Plataforma omnichannel para DOOH
Com o objetivo de proporcionar qualidade de entrega aos anunciantes, o Yahoo conta com uma plataforma omnichannel para compra de mídia, que abrange 100% do inventário programático de DOOH do País. É a única empresa a oferecer essa abrangência no segmento, permitindo que as marcas utilizem apenas uma ferramenta para realizar uma comunicação em múltiplas telas, em diferentes pontos de contato, cobrindo toda a jornada do consumidor.

Por meio da DSP (demand side platform) da multinacional, “é possível acessar todos os parceiros, acompanhar a performance das campanhas em uma plataforma agnóstica com visibilidade de entrega e pacing (ritmo) de campanha, além da unificação de relatórios e faturamento”, explica Renata de Andrade, diretora de global strategy do Yahoo. Para DOOH, ainda há o diferencial de criação de roteiro geográfico, conforme a necessidade do cliente, dando a possibilidade de comprar apenas um ponto ou a rede inteira.

 Para Renata de Andrade, diretora de global strategy do Yahoo, a parceria com publishers de DOOH diferencia a empresa de outros players


Para Renata de Andrade, diretora de global strategy do Yahoo, a parceria com publishers de DOOH diferencia a empresa de outros players

Capilaridade em locais estratégicos
A atuação do Yahoo na mídia exterior abrange mais de 58 mil telas, distribuídas em locais estratégicos de alto impacto aos consumidores, como restaurantes, elevadores em prédios comerciais e residenciais, mobiliário urbano e aeroportos.

A grande abrangência é fruto da parceria da empresa com os principais publishers de digital out-of-home do mercado brasileiro. Estão plugados na plataforma do Yahoo empresas do porte de Eletromidia, Clear Channel, JCDecaux, Hello, RZK Digital, Admooh, NEOOH e Outcom. “Esse pool de parceiros garante a oferta aos anunciantes de uma atuação completa em DOOH e diferencia o Yahoo de outros players do mercado de maneira significativa”, diz Renata.

Dessa forma, o Yahoo consegue uma média de mais de 296 milhões de impressões semanais no Brasil, atuando em um setor que atinge 85% da população e líder de penetração em sete capitais, segundo aponta a própria companhia.

Tamanha capilaridade possibilita que a plataforma da empresa seja utilizada por diferentes marcas para atingir objetivos diversos. Um exemplo é a ação de Natura para divulgar o patrocínio ao Rock in Rio de 2022, que aproveitou as telas programáticas para realizar a campanha em locais estratégicos. “A marca usou o DOOH como suporte para um roteiro geográfico interessante e que divulgava a parceria com o festival e suas mensagens-chaves, em pontos relevantes para o público, nas principais capitais”, afirma Daniela Galego, head of sales do Yahoo no Brasil.

“A digitalização das telas é um caminho sem volta e uma tendência global”, diz Daniela Galego, head of sales do Yahoo no Brasil

“A digitalização das telas é um caminho sem volta e uma tendência global”, diz Daniela Galego, head of sales do Yahoo no Brasil

Gestão diferenciada da plataforma
Além do acesso a 100% das telas programáticas do segmento, a DSP da empresa reúne, em uma única plataforma, as informações da campanha, auxiliando na gestão de publicidade digital para anunciantes e agência. Fácil acesso e entendimento, diversidade de levantamentos e otimização em tempo real são citados pela diretora de global strategy do Yahoo como grandes diferenciais, pela oferta de resultados que vão além da mídia.

“A digitalização das telas é um caminho sem volta e uma tendência global”, diz Daniela. De acordo com a eMarketer, até 2025, mais de dois quintos de todos os investimentos globais com publicidade externa serão destinados à publicidade digital out-of-home, demonstrando, segundo a executiva, “uma imensa oportunidade de negócios para anunciantes que desejam se conectar com o público de maneiras novas e voltadas para o futuro”.

Yahoo oferece métricas qualitativas

Para reforçar a entrega junto aos anunciantes, o Yahoo passa a oferecer a possibilidade de avaliar os resultados de negócios e de marca em ações de DOOH. A iniciativa soma-se à entrega de informações voltadas à gestão da publicidade digital, que já é realizada pela plataforma DSP da empresa. A novidade é realizada em parceria com a Nielsen, uma das líderes globais em análises de mercado, e deu origem à primeira pesquisa de brand effectiveness para digital out-of-home no Brasil.

O primeiro estudo de avaliação dos resultados de negócios e marca foi realizado com uma fabricante do setor automotivo, cuja ação tinha como objetivo gerar awareness para o lançamento de um novo veículo e posicionar suas características como um diferencial competitivo.

A comunicação foi distribuída em 5,5 mil telas digitais posicionadas em elevadores de prédios residenciais. Envolveu a produção de vídeos exclusivos para cada atributo do novo veículo, além de segmentar o público-alvo por classe social, geolocalização e demografia. A campanha atingiu um total de 9 milhões de impactos. Outro destaque é que 88% dos usuários que se lembram do anúncio recomendariam o veículo divulgado na ação para um colega ou amigo. Dentro do estudo de brand effectiveness, registrou-se um aumento de 33% em recall do anúncio e 27% de alta em intenção de compra. Além disso, foi apontado que tecnologia e potência foram as características que mais geraram assimilação de mensagem com a campanha.

“Além de mensurar conversões e resultados de mídia comuns, como impressões, estamos oferecendo, aos nossos clientes, métricas qualitativas, que se relacionam com criatividade e engajamento”, destaca Renata de Andrade, diretora de global strategy do Yahoo.

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