YouTube Works 2023: inscrições vão até 15/05

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YouTube Works 2023: inscrições vão até 15/05

Premiação que enaltece a excelência criativa de campanhas veiculadas na plataforma de vídeos se aproxima da seleção dos finalistas


9 de maio de 2023 - 0h00

Faltam poucos dias para a edição de 2023 do YouTube Works entrar na etapa de escolha dos finalistas que disputarão as cinco categorias regulares e o Grand Play (GP), principal premiação do evento. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 deste mês. O prêmio reconhece as marcas que conquistaram a excelência criativa, aliada ao resultado de negócio nas campanhas veiculadas dentro do YouTube.

Em sua quarta edição, o YouTube Works consolida-se como referência para o desenvolvimento da indústria de publicidade. “O YouTube Works é um reflexo das histórias de marcas que viram histórias de pessoas e da nossa cultura. Valoriza, incentiva e premia, simultaneamente, criatividade, eficiência e ineditismo”, destaca Stella Pirani, chief strategy officer da Wunderman Thompson Brasil e presidente do júri do YouTube Works 2023.

A campanha “#DeixaFluir”, de Sempre Livre e Carefree, foi a mais premiada do YouTube Works 2022

A escolha dos finalistas do YouTube Works
A premiação é dividida em cinco categorias: Business Impact, Best Work With Creators, Social Impact, The Unskippable e Meeting the Moment. Há ainda o Grand Play, que define, entre as premiadas, a campanha que melhor demonstra eficácia, criatividade, inovação e uso de dados, apresentando resultados de negócios (entenda cada categoria no quadro abaixo).

Para o processo de escolha dos finalistas, o YouTube e a Kantar, empresa parceira do YouTube na realização do prêmio, fazem um shortlist com as campanhas inscritas que mais se adequam ao escopo definido em cada categoria.

Depois dessa etapa, é a vez do júri entrar em ação. São profissionais de diferentes áreas da comunicação. Há dirigentes de marketing de grandes anunciantes, líderes de agências e criadores de conteúdo. Os profissionais escolhem o vencedor de cada categoria e indicam o Grand Play.

A presidente do colegiado deste ano afirma que deve buscar uma característica em comum entre os cases premiados: histórias transformadoras, que geram impacto e influenciam o nível do mercado publicitário. “A vocação da premiação do YouTube Works é, justamente, reconhecer trabalhos que funcionaram na plataforma, mas que também geraram resultados de marcas e negócios para além dela. Criatividade estratégica combinada com o uso inovador da plataforma são o foco da nossa busca, como júri”, destaca Stella.

A entrega dos prêmios será realizada na cidade de São Paulo durante o Brandcast, maior evento anual do YouTube para anunciantes.

Confira as categorias do YouTube Works 2023

Best work with creatorsDeu Match
Leva em consideração o melhor uso de creator para atingir os objetivos da campanha. É avaliado como a marca usou da essência do criador para contar uma história ou como creator teve um papel de dupla com o anunciante e agência para pensar a ideia.

The UnskippableNão deu pra “skipar”
Premia a introdução de cinco segundos mais convincente, que envolveu o público a ponto de desejarem continuar vendo o anúncio em vez de dar skip. Destaque para criações que envolvam novos formatos, como TVs conectadas.

Meeting the MomentDo limão, uma limonada
Uma nova tendência de conteúdo, um novo comportamento dos usuários do YouTube, uma nova demanda da sociedade. Marcas que foram espertas e ágeis para reagir a um contexto cultural e identificar uma oportunidade de conexão e autenticidade com o público na plataforma são as levadas em conta nesta categoria.

Business Impact#Impactou
É avaliado o melhor uso da plataforma e suas ferramentas para resultado de negócio, seja por meio de construção da marca ou vendas.

Social ImpactMerece replay
A categoria considera campanhas que apoiaram uma causa e geraram resultados. Por impacto social, entende-se: diversidade, inclusão e impacto ambiental.

Grand PlayIndispensável
Celebra a campanha que melhor demonstra eficácia, criatividade, inovação e uso de dados nos resultados de negócios. O Grand Play é o prêmio principal do YouTube Works, concedido a uma campanha que se destaca de várias maneiras.

Em busca de estratégia e efetividade
O YouTube oferece diversos formatos e ferramentas que permitem às marcas contarem suas histórias, de maneira criativa e envolvente. O objetivo da plataforma é fazer com que o prêmio sirva como um farol para a indústria, destacando as melhores práticas e possibilidades para contar histórias com mais eficiência. Além disso, o prêmio estimula a evolução e inovação do mercado.

Ao acompanhar os cases vencedores ao longo dos anos, é possível perceber a evolução na qualidade e criatividade dos projetos, comprovando o impacto positivo do prêmio na indústria. Parte essencial desse processo de evolução é a concepção estratégica de cada campanha.

Para Stella, planejamento e estratégia são essenciais para unir a efetividade e excelência criativa. Isso, da idealização à implementação e mensuração dos resultados de um projeto. “A partir das estratégias podem vir as inovações criativas e ineditismos com o uso de dados. Planejamento e estratégia atuam como coluna vertebral e como inspiração para o nascimento de ideias efetivas”, afirma a chief strategy officer da Wunderman Thompson Brasil.

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