Show da Black Friday: maior live commerce do Brasil chega à sua quarta edição

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Show da Black Friday: maior live commerce do Brasil chega à sua quarta edição

Pelo quarto ano consecutivo, live reuniu grandes nomes do YouTube, com muita diversão e ofertas exclusivas


25 de novembro de 2022 - 10h15

Uma pesquisa do Google, em colaboração com o Instituto Ipsos, revelou que a Black Friday brasileira deve movimentar aproximadamente 5,9 bilhões de reais no e-commerce. A época mais esperada pelos consumidores é também o período das mais tradicionais mega lives, desenvolvidas por grandes marcas varejistas. É o caso do Show da Black Friday, iniciativa pioneira de live commerce no Brasil desenvolvida pelo YouTube e pela Play9, em parceria com a Americanas.

Em 2022, o Show da Black Friday chegou à sua quarta edição, marcada por um dos maiores eventos esportivos do planeta. A transmissão ocorreu no dia 24 de novembro no YouTube, na estreia do Brasil na competição, e trouxe toda a animação para o palco, com muitas ofertas exclusivas. Pela quarta vez, o comunicador Felipe Neto foi o host do evento, que contou com um show principal e aproximadamente 3h30 de duração.

Para acompanhar Felipe Neto no palco, a Americanas escalou um time formado por Ademara (@ademaravilha),0 Ana Clara (@anaclaraac), Bruno Correa (@brunocorrea), Camilla de Lucas (@camilladelucas), Diva Depressão (Edu e Fih – @divadepressao), Gkay (@gessicakayane), Jooj Natu (@jooj), Lucas Rangel (@lucasranngel), Phellyx (@phellyxofficial), Rapha Vicente (@raphaelviicente), T3DDY (@t3ddyyyy), Vanessa Lopes (@vanessalopesr_) e Vittor Fernando (@vittorfernando). E para inovar ainda mais esse ano, no time também esteve a dupla Tata Estaniecki (@tata) e Bruna Unzueta (@boounzueta), apresentadoras do PodDelas (@poddelas), que marca a primeira vez em que um videocast faz a transmissão ao vivo do evento, com direito a um aquecimento que iniciou às 20h no canal.

Foram desenvolvidas ativações e games, reunindo todo o time de influenciadores, com muita diversão e com a liberação de cupons de descontos exclusivos. A competição esportiva, claro, contou com um clima de disputa amigável, e foi lembrada durante a transmissão.

Além de diversão, o Show da Black Friday Americanas fez parte da estratégia de negócios da marca durante a Black Friday. “O Show da Black Friday já é uma marca registrada da Americanas. Este ano, aproveitando a realização do maior evento esportivo de futebol, preparamos um cenário especial inspirado nessa pegada e dividimos nossos convidados em dois times, que se enfrentaram em provas super divertidas. A cada vencedor, uma nova promoção especial ficou disponível para o público. Foi uma goleada de grandes ofertas. Nessa Red Friday, nosso objetivo foi levar não só promoções exclusivas, mas muito entretenimento e novidades para nossos clientes”, afirma Aline Oliveira, head de marketing da Americanas.

A mistura de entretenimento com ofertas, o chamado shoptainment, já tinha lugar garantido nas estratégias das marcas desde antes da pandemia. A modalidade ganhou força no último ano, mas a Americanas, por exemplo, é pioneira na operação de live commerce, ao se tornar uma grande patrocinadora do Show da Black Friday desde a primeira edição do evento, em 2019. Em 2021, a transmissão teve mais de quatro horas de show ao vivo. E como resultados, a transmissão teve um pico de 263 mil pessoas simultâneas e o tempo médio de visualizações do Show da Black Friday de 2021 foi 67% maior, na comparação com o evento em 2020. Já o tempo total assistido por usuário único mais que dobrou em relação a 2020. Outro destaque foi que 91% da audiência foi acima de 18 anos. O comunicador digital Felipe Neto foi host ao lado de um casting diverso de influenciadores.

“Acredito que a expansão do formato de live commerce vai fazer com que cada vez mais as transmissões multiplataformas aconteçam. É muito importante colocar um foco em transmitir em múltiplas plataformas, porque elas têm uma duplicidade de formato: tanto o vertical e horizontal, que hoje em dia estão em evidência pelo público, quanto também a narrativa que cada um destes formatos pede. O que eu vejo para o futuro é que vai existir tanto uma complementaridade, entre vertical e horizontal, como também uma complementaridade de influenciadores, usando aqueles que são canhões de audiência e falam com muitos públicos, junto com aqueles que são mais nichados e têm autoridade em determinados tipos de segmentação”, projeta João Pedro Paes Leme, sócio-fundador e CEO da Play9.

Bons negócios à vista

Competição de futebol, fim de ano e Black Friday: a época é de otimismo. Segundo o +Think with Google , 5 milhões de pessoas começaram a comprar online entre 2021 e 2022 no Brasil, e a previsão é de que o comércio eletrônico cresça 42% até 2025. Nesse cenário, as live-commerce vieram para ficar.

“Conseguimos observar uma mudança no comportamento dos usuários, como na pesquisa whyVideo, que mostra que 90% das pessoas estão abertas a anúncios de marca quando relevante. O YouTube veio para fazer essa conexão entre a marca, o usuário, e o criador que eles tanto confiam, resultando em um maior conhecimento da marca e relevância dos produtos”, comenta Alessandra Gambuzzi, diretora de projetos de conteúdo do YouTube.

Novidades em cenografia 

Em sua quarta edição, o Show da Black Friday contou, mais uma vez, com uma exibição impecável de artes e efeitos visuais, tudo isso sob o comando da Play9. A plateia, online, participou interagindo e comentando a programação estrelada por nomes conhecidos da internet.

A boca de cena convencional, utilizada nos anos anteriores, deu espaço para a parte frontal do cenário, uma grande estrutura que cria passagem para a arena de jogos, onde aconteceram as ativações. O Glass Studio, da transmissão vertical, remeteu a uma cabine de narração de jogos. O cenário foi ainda mais imponente, com 7 telões, uso de LED, iluminações especiais e espaços de lounge instagramáveis. A piscina de bolinhas, ícone do escritório da Play9, foi mantida com destaque!

A live pode ser revisitada no canal da Americanas no YouTube, mas contou com retransmissão também nos canais de Felipe Neto, Bruno Correa, PodDelas, GKay, Phellyx, T3DDY, Camilla de Lucas, Diva Depressão, Jooj Natu, Lucas Rangel e Vanessa Lopes.

Além disso, o Show da Black Friday operou a funcionalidade de live shopping do YouTube no canal da Americanas e nos canais dos influenciadores que estiverem transmitindo a live pela plataforma. Ao todo, foram 12 transmissões simultâneas, sendo 10 delas com a funcionalidade de live shopping do YouTube.

Serviço
Show da Black Friday 

Dia: 24 de novembro, quinta-feira a 25 de novembro, sexta-feira
Live principal: 21h às 00:30hrs
Aquecimento: 20 às 21hrs, no PodDelas
Instagram Americanas (aquecimento): 20h20 às 20h50, com Ana Clara e Ademara
Onde assistir? A live principal ocorreu no YouTube Horizontal, e estará hospedada no canal Americanas.

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