Assinar

LOI

Somos conexão real e potente entre marcastalentos e creators. Somos experts no novo e acreditamos que quanto melhores formos como pessoas, melhor será a tecnologia para o mundo. A internet nos conecta, mas é o olho no olho que nos envolve. A agência LOI trabalha o planejamento, desenvolvimento e implementação de projetos de marketing de influência, além da comunicação das marcas sob o ponto de vista do creator, com estudo de marca personalizado para ir além do digital.

Como a cultura atravessa o oceano em uma agência global

Publicado em 02/06/2025 (13 dias atrás)

Compartilhar

Por João Ortega, Head of Business Development da LOI

Em mais de três anos da minha trajetória na Agência LOI, me deparei com diversos desafios relacionados ao crescimento da empresa. Crescer significou deixar para trás alguns hábitos que funcionavam quando éramos seis pessoas numa sala, conversando ao longo do dia sobre os planos para o futuro da LOI. Significou aprender a dividir demandas, a se comunicar, a liderar por exemplo (não por controle), e a instaurar processos e padrões que garantam a qualidade da nossa entrega.

O futuro chegou e a LOI cresceu. Cresceu tanto que se tornou global. Desde o fim de 2023, temos um escritório em Londres, atendendo toda a Europa e replicando o sucesso que tivemos no Brasil por lá. 

Mas como faz para, em meio a tanto crescimento, manter o DNA de startup, a flexibilidade que encanta clientes, a agilidade que nos diferencia no mercado? Esse é o grande desafio. 

Em março, tive a oportunidade de ser o primeiro colaborador da LOI a fazer o intercâmbio para o escritório do Reino Unido. Entre os objetivos dessa viagem, estavam: alinhar processos padronizados para ambas as operações; ampliar as parcerias da LOI com a META e o TikTok em território europeu; e trazer aprendizados do time UK de volta para o Brasil. 

Durante uma semana imerso na operação londrina, encontrei um misto de nostalgia com orgulho. Nostalgia por me sentir de volta, em certa medida, aos primórdios da LOI, onde seis pessoas compartilham uma mesma mesa, encontrando soluções em conjunto e se envolvendo em todos os projetos da agência. E orgulho por perceber que todos os processos que estabelecemos durante o crescimento da LOI – ainda que adaptados à realidade local – estão sendo replicados e validados com grande sucesso na Europa. 

Para além dos processos, também foi valioso notar o cuidado e proximidade que o time trabalha com os creators contratados. Assim como a atenção a todos os recursos visuais, que promove a identidade da LOI internacionalmente, e é redobrada por lá. 

Esses dias comprovaram para mim que a cultura cruza oceanos, supera barreiras de distância. E, quando viaja, a cultura cresce e se aprimora – sem perder a essência. É meio que nem nós humanos: cada vez que viajamos e conhecemos algo novo, crescemos. Crescer é difícil, mas deixa a cultura (e a gente) mais forte.