30 Under 30 - 2013

Diego Machado

2013: Diretor de arte na Ogilvy
2021: Global chief creative officer da AKQA

Alguns leigos podem até achar que design e direção de arte são quase a mesma coisa, mas Diego Machado, hoje diretor de arte na Ogilvy, aprendeu desde cedo que são caminhos distintos. A primeira incursão foi em design, que cursou no Mackenzie e chegou a exercer na Cornerstone, criando embalagens. Apesar da segurança no emprego, sabia que era cedo para se acomodar e foi em busca de seu sonho na direção de arte. Deixou o mundo do design e se matriculou na Miami Ad School, primeiro em São Paulo e depois nos Estados Unidos. Valeu a pena. O primeiro estágio foi na prestigiosa Crispin Porter + Bogusky, na época em que Alex Bogusky ainda liderava a criação e inspirava novos talentos. Apesar do pouco contato direto com o criativo, ficou a lembrança da sala na qual ele trabalhava, num mezanino, e o poste por onde deslizava para descer ao andar principal da agência, como se fosse um bombeiro. O convite para trabalhar na Ogilvy surgiu no final de 2009, ainda nos Estados Unidos. Era apenas como freelancer, mas o jovem publicitário investiu na oportunidade e em pouco tempo entrou para o quadro fixo, como assistente. Em menos de um ano, foi promovido a diretor de arte. Os primeiros Leões em Cannes foram conquistados no ano passado. A campanha da Claro que alertava sobre os riscos de enviar mensagens de texto enquanto se dirige, com imagens de estradas em forma de letras, faturou um Ouro em Press e dois Bronzes em Outdoor. “Foi uma grande celebração, pois sabemos que hoje em dia é muito difícil inovar em mídia impressa”, avalia. Apesar do início incerto em design, esse diretor de arte de apenas 26 anos acredita que os fundamentos aprendidos na disciplina contribuíram para sua formação como profissional de criação. “Certamente desenvolver embalagens me ajudou muito na forma como raciocino hoje para organizar layouts. São mundos diferentes, mas as ferramentas são complementares”, afirma.

(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 15 de abril de 2013)

Outros homenageados