Edu Luke - Hefty (Crédito: Arthur Nobre)

Produção de áudio - 2023

01º lugar – 127 pontos
Edu Luke

Hefty

“Cresci em um ambiente privilegiado e propício para me apaixonar por música e não me ver fazendo outra coisa da vida”. Essa é a forma que Edu Luke, fundador da Hefty, explica a infância na família musical em que nasceu. Avós, tios e pais, todos com vivências nesse universo e, como diz o ditado, o fruto não caiu longe da árvore mesmo. Seguiu o que ele chama de “cartilha clichê”: começou como roadie, passou a substituir músicos que faltavam e entrou nas primeiras bandas. Associado a isso, fazia produções de demos e acabou chamando a atenção pela qualidade, o que gerava mais gás para continuar se aprimorando. Entre 2000 e 2010, Luke se dedicou à produção fonográfica, principalmente, de bandas e artistas independentes. Porém, na época, o surgimento do digital abalou um mercado que ainda não sabia como comercializar o novo formato. Apesar da vontade pessoal, a produção para audiovisual era algo distante, já que não tinha contatos na área. “Sempre me vi como um ator da música. Gosto de interpretar papéis e pensar, por exemplo, em uma trilha de hip-hop ao mesmo tempo que trabalho com música clássica. E a publicidade me proporciona isso”, diz. Em 2011, em um passo corajoso, abriu, juntamente com outros profissionais, a primeira produtora e, após um ano, já estava inserido na área. Em 2015, a Hefty saiu do papel, do jeito que sempre sonhou. O método criativo é, segundo ele, “deixar rolar e viver os desafios do momento de peito aberto”, tentando entender o que há por trás da cultura de cada estética e o que emociona as pessoas. Dessa forma, as inspirações vêm do cotidiano. “É a coisa de ser consumidor da vida, de experiências e lugares. Tudo isso vira bagagem e influência, tudo”, acrescenta. Entre os prêmios recentes, Luke cita “Never done evolving feat Serena”, criado pela AKQA para Nike, que voltou do Cannes Lions 2023 com o Grand Prix de Digital Craft, um Leão de Prata e 2 de Bronze; e “Burger Glitch”, da David para Burger King, que conquistou 2 Ouros, uma Prata e 2 Bronzes em 2022, e mais um Bronze neste ano.

(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 18 de setembro de 2023)

Outros homenageados