Assinar

Marketing Cultural I EP1: A retomada do fomento

Buscar

Marketing Cultural I EP1: A retomada do fomento

Buscar
Publicidade
Marketing Cultural

Marketing Cultural I EP1: A retomada do fomento

Sérgio Sá Leitão, ex-ministro da Cultura, e a cineasta Kelly Castilho, analisam a reestruturação do setor com a volta do Ministério da Cultura


3 de fevereiro de 2023 - 19h25

Mudanças na esfera pública, como a transformação do Ministério da Cultura (MinC) em Secretaria Especial, e os efeitos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. Esses foram alguns dos desafios enfrentados nos últimos anos pelos integrantes da cadeia cultural do País. Em dois episódios, a reportagem Marketing Cultura, de Meio & Mensagem, aborda processo de retomada do setor e os legados da operação híbrida no setor.

Segundo a Carta de Conjuntura, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base no PNAD, o número de empregados no setor caiu de 5,5 milhões, em 2019, para 4,6 milhões, em 2022. Além disso, a perda econômica estimada chegou a R$ 69 bilhões entre 2020 e 2021. O dado é do relatório de transição de governo.

Ainda em dezembro do ano passado, para a recriação do MinC, o governo eleito anunciou  Margareth Menezes para assumir o cargo de ministra. Anteriormente, a cantora integrou o grupo de trabalho de cultura no Gabinete de Transição.

Durante 2023, a pasta conta com um orçamento de, aproximadamente, R$ 10 bilhões. Além do custeio da administração, o ministério deve usar a verba na aplicação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, de incentivo à cultura.

  • Temas
Últimos videos