Effie Awards Brasil concede 15 troféus

Buscar

Effie Awards Brasil concede 15 troféus

Buscar
Publicidade

Comunicação

Effie Awards Brasil concede 15 troféus

Júri da edição brasileira elege 13 cases, sendo dois premiados duas vezes, de nove agências


7 de outubro de 2014 - 9h30

Um júri de 39 profissionais se reuniu em São Paulo na semana passada para selecionar os vencedores do Effie Awards Brasil 2014. Eles elegeram 13 cases de nove agências, sendo que dois ganharam em mais de uma categoria, totalizando 15 troféus (veja no quadro abaixo). A AlmapBBDO e a Grey Brasil somaram três troféus cada, seguidas por F/Nazca S&S, com dois Effies. As outras seis agências vencedoras conquistaram um troféu cada: Etco, Isobar, JWT, Leo Burnett Tailor Made, Loducca e Paim. Na edição de 2014, a sétima no Brasil, houve 90 cases inscritos, o que significa um crescimento de 18% em relação ao ano passado.

A versão nacional do mais importante prêmio de eficácia do mundo, entregue há mais de 40 anos e atualmente presente em mais de 40 países, é promovida pelo Meio & Mensagem. Apenas no dia 20 de outubro, quando acontecerá a cerimônia de premiação no Hyatt São Paulo, se saberá se os vencedores receberam Ouros ou Pratas. E somente nesta dará será eleito o Grand Effie, em nova reunião do júri.

De acordo com Márcio Beauclair, diretor de planejamento da Africa e presidente do Grupo de Planejamento, apoiador do Effie, a maioria dos cases analisados pelo júri que ele comandou eram relacionados à Copa, entretanto, os que mais surpreenderam foram os que seguiram outras temáticas, principalmente os que focavam o mercado consumidor. “Para mim a lição que ficou é que quando o insight é poderoso, o case se torna poderoso, não importa o investimento”, avalia.

Ken Fujioka, sócio e vice-presidente de planejamento da Loducca, presidiu outro júri e também indicou que os cases tendo como pano de fundo a Copa eram maioria. Mas, para ele, os trabalhos que mais chamaram atenção foram os da categoria Sem Fins Lucrativos. “Cada vez mais, eles estão trazendo ideias mais consistentes em cases fortes e que dão orgulho”, diz.

O terceiro presidente de júri, Hugo Rodrigues, COO e CCO da Publicis, observou que o mercado precisa estudar as regras do Effie na hora de inscrever os cases. “As agências estão inscrevendo do mesmo jeito que em outros festivais, mas o Effie é diferente, premia resultados e alguns cases vieram sem números. É preciso conhecer melhor as regras”, frisa.

Foram julgadas campanhas executadas no Brasil durante o ano de 2013 ou primeiro semestre de 2014, ainda que tenham sido iniciadas em data anterior. O Effie Brasil é composto por dez categorias sendo seis gerais: Alimentos e Bebidas; Bens Duráveis (eletrodomésticos, veículos, máquinas, equipamentos, imóveis, etc); Produtos (demais produtos de consumo, produtos industriais e intermediários, matérias-primas e afins); Serviços (serviços de qualquer natureza, exceto serviços financeiros); Serviços Financeiros e Comércio e Varejo. E mais quatro categorias especiais: Lançamentos (novas marcas, produtos ou serviços); Promoções (casos em que um benefício adicional específico tenha sido determinante para os resultados alcançados); Sem Fins Lucrativos (serviços sociais e de utilidade pública, excluídas as campanhas políticas eleitorais); David X Golias (cases de marcas pequenas, novas, emergentes ou regionais que disputem mercado com grandes marcas líderes. 

Vejam os cases vencedores: 

wraps

Alimentos e Bebidas
Profissa, da F/Nazca S&S para Skol

Real time marketing na Copa do Mundo, da JWT para Coca-Cola 

Bens Duráveis
O Pink e o Cérebro, da F/Nazca S&S para Honda  

Despedida da Kombi, da AlmapBBDO para Volkswagen

Podutos
Downy, da Grey para Downy

Produtos e Lançamentos (2 Effies) 
Desororante do homem homem, da Grey para Old Spice 

Serviços e Lançamentos (2 Effies)
Fiat Live Store, da Isobar para Fiat 

Serviços Financeiros
Rango e Fish, da AlmapBBDO para Visa 

Comércio e Varejo
A magia do Natal não chega de  trenó, da AlmapBBDO para O Boticário 

Promoções 
Prédio para você, da Etco para a Magazine Luiza

David X Golias  
O melhor da Copa não sai daqui, da Paim da Comunicação para Polar

Sem fins lucrativos
A Loja Vazia, da Loducca para BRMalls

O enterro do Bentley, da Leo Burnett Tailor Made para ABTO

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Taking Over inicia operação no Brasil

    Taking Over inicia operação no Brasil

    Produtora nova-iorquina foi fundada, em 2019, por Douglas Costa, ex-sócio e produtor executivo da Partizan

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão