Comunicação
Rede japonesa compra Sid Lee
Segunda maior do Japão, Hakuhodo compra agência conhecida pelos trabalhos par aRed Bull, Absolut e Cirque du Soleil
Segunda maior do Japão, Hakuhodo compra agência conhecida pelos trabalhos par aRed Bull, Absolut e Cirque du Soleil
Felipe Turlao
7 de julho de 2015 - 2h55
A Hakuhodo, segunda maior rede de agências do Japão e uma das 10 maiores do mundo, adquire participação majoritária na agência canadense Sid Lee. A empresa ficará alinhada na estrutura Kyu, que concentra os esforços de expansão global dos japoneses, localizada em Nova York e que já tem as companhias Digital Kitchen, Red Peak e SYPartners.
Sediada em Montreal, e com escritórios em Toronto, Amsterdã, Paris, Nova York e Los Angeles, a micro-network Sid Lee teve grande destaque criativo na última década, sendo responsável por trabalho para clientes como Red Bull, Absolut e Cirque du Soleil – este último, dono de participação minoritária na agência, que tem nada menos que 35 sócios (todos mantidos).
Em entrevista ao Meio&Mensagem, em janeiro, o CEO Bertrand Cesvet elogiava a posição de independência da agência. “Temos condições de nos divertir, porque somos uma agência independente, que está no mercado há 20 anos e que não está no centro do mercado. Poucas pessoas conhecem Montreal. Não somos Londres. Nosso negócio é criatividade e eu quero fazer isso em todos os lugares, de todas as formas”, avaliou – confira aqui reportagem sobre a Sid Lee. Cesvet e os principais executivos seguem nos cargos.
Além de publicidade, a empresa oferece um braço de marketing e entretenimento, a Sid Lee Entertainment, joint venture com o Cirque du Soleil. Outros negócios curiosos são uma empresa de arquitetura, a Sid Lee Architecture, e a Jimmy Lee, de produção.
Para a Hakuhodo, esta é a maior aquisição no mercado ocidental. A segunda maior rede japonesa parece disposta a seguir os passos da Dentsu, a líder do mercado local, que expande sua atuação do outro lado do mundo com a Dentsu Aegis Network. A Dentsu promoveu uma das maiores aquisições da história da publicidade, ao comprar o grupo britânico Aegis.
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