Marcas se aquecem para a Copa dos trending topics

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Marcas se aquecem para a Copa dos trending topics

McDonald´s, Vivo e Ambev, em parceria com o Twitter, potencializam ações na plataforma e entram nas conversas relacionadas ao mundial

Luiz Gustavo Pacete
10 de janeiro de 2018 - 7h47

 

Ações da Brahma começaram no início de dezembro, depois do sorteio dos grupos da Copa

Faltam seis meses para o início da Copa da Rússia, mas algumas das principais marcas patrocinadoras já criaram suas estratégias digitais para o torneio.

Vivo, McDonald´s e Ambev estão entre as marcas que possuem parceria com o Twitter e iniciaram os aquecimentos para a data. “É importante que as marcas participem das conversas antes, durante e depois do evento”, diz Cadu Aun, diretor comercial do Twitter no Brasil.

Gustavo Croitor, responsável por mídia online, offline e planejamento estratégico da Vivo, explica que a marca iniciou em dezembro uma campanha específica com foco no torneio, o #joguejunto é uma extensão da campanha da Copa do Mundo cujo filme foi veiculado na TV aberta e outros meios. “É nesse sentido, gerando conversas e conexões, que trabalharemos para aproveitar o potencial máximo da complementaridade dos meios durante a Copa do Mundo”, explica.

O McDonald´s utiliza o momento para divulgar novidades sobre o programa Player Escort Program (Elsa/Getty Images)

No caso do McDonald’s, a marca usará o Twitter para engajar os consumidores com as principais ações relacionadas à Copa, como o Player Escort Program, uma promoção para a escolha das crianças que entrarão de mãos dadas com os jogadores nas partidas, e a divulgação dos tradicionais sanduíches inspirados nos países competidores. “Já utilizamos o Twitter em outros grandes eventos esportivos e o foco é gerar uma interação cada vez mais autêntica e valiosa”, afirma Roberto Gnypek, vice-presidente de Marketing do McDonald’s no Brasil.

A Ambev, por meio da Brahma, vai utilizar a plataforma para mapear os momentos mais importantes da Copa e se conectar com os consumidores. As ações da marca no Twitter começaram em dezembro, no dia do sorteio que definiu os primeiros adversários do Brasil. Na ocasião, o perfil @BrahmaCerveja publicou vídeos especiais sobre cada uma das seleções do mesmo grupo do Brasil.

De acordo com o Twitter, esporte é um dos temas mais comentados do microblog no Brasil e no mundo durante o ano todo com destaque para o futebol. Aproximadamente, 80% dos brasileiros no Twitter se interessam por esportes. A Copa de 2014, realizada no Brasil, por exemplo, foi o evento mais comentado na história da plataforma com 672 milhões de tuítes globalmente.

Em julho do ano passado, o Twitter reuniu o mercado publicitário para apresentar seus projetos de esporte. O movimento da plataforma neste sentido sinaliza sua estratégia em meio a mudanças importantes que vêm ocorrendo no consumo de conteúdo de esportes e isso também envolve o YouTube e o Facebook.

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