Facebook anuncia medidas contra notícias falsas

Buscar

Facebook anuncia medidas contra notícias falsas

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Facebook anuncia medidas contra notícias falsas

Plano da plataforma inclui a aferição de informações e sites duvidosos por meio de parcerias


16 de dezembro de 2016 - 9h00

fake-2

O Facebook anunciou que vai começar a fazer o fact-checking de notícias, ou seja, uma checagem rápida sobre sua veracidade. Além disso, a plataforma colocará um selo em notícias falsas no feed dos usuários. A decisão vem após uma série de críticas à rede social sobre a disseminação de notícias duvidosas durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Para chancelar notícias verdadeiras e denunciar as falsas, o Facebook realizou uma parceria com organizações de mídia como ABC News e Snopes, que são parte de uma rede internacional de fact-checking liderada pela empresa Poynter, uma escola de jornalismo sem fins lucrativos.

Os testes se iniciarão com uma pequena porcentagem dos usuários nos Estados Unidos. Uma vez que os “fact-checkers” confirmarem que a notícia é falsa, ela será sinalizada como questionável e haverá um link a um artigo correspondente explicando o porquê disso. Histórias de conteúdo questionável também poderão perder relevância no Feed de Notícias.

A rede social deve também usar algoritmos que detectam se uma história falsa está viralizando. “Nós temos concentrados nossos esforços no pior do pior, as notícias falsas compartilhadas por spam para benefício próprio”, disse Adam Mosseri, gerente de News Feed, em um post no blog da plataforma. Um time de pesquisadores também revisará domínios de sites e enviará sites que pareçam falsos para fast-checkers. Estes sites não poderão comprar anúncios no Facebook.

Veja o vídeo do Facebook sobre as medidas que estão sendo tomadas para combater notícias falsas:

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário