Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia
Estudo da Deloitte para a Associação Brasileira das Agências de Publicidade aponta impacto da atividade
Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia
BuscarCada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia
BuscarEstudo da Deloitte para a Associação Brasileira das Agências de Publicidade aponta impacto da atividade
Alexandre Zaghi Lemos
1 de novembro de 2016 - 18h53
A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) está divulgando estudo encomendado a Deloitte sobre o impacto da atividade na economia do País. Segundo os cálculos, cada R$ 1 investido em publicidade gera, em média, um retorno de R$ 10,69. E a cada variação de 1% no investimento publicitário desencadeia variação de 0,07% no Produto Interno Bruto (PIB) per capita.
O estudo usou um modelo já aplicado pela Deloitte no Reino Unido em levantamento semelhante realizado para a Advertising Association. No Brasil, a base para o cálculo foram os R$ 33,5 bilhões aferidos pelo Projeto Inter-Meios em 2014, último ano do estudo que acompanhava a evolução do mercado brasileiro. Com isso, o impacto calculado no conjunto da economia brasileira seria de R$ 358 bilhões.
A publicação da Abap que apresenta o estudo está sendo distribuída ao mercado nesta semana, e ressalta que “a publicidade movimenta o mercado, suporta a independência e a pluralidade dos meios de comunicação e assegura o direito de escolha dos consumidores”. Defende ainda que a atividade “promove e incentiva a diferenciação pela inovação”, “incentiva a competição pela qualidade e preço” e “gera muitos empregos”. Seriam 650 mil pessoas empregadas nas empresas direta ou indiretamente dependentes da publicidade, desde agências até empresas de mídia e pesquisas.
Compartilhe
Veja também
Hering traz Bruna Marquezine, Sasha e suas mães para retratar conexão
Juntamente com suas mães, Xuxa e Neide Maia, atrizes celebram as relações de afeto, confiança e troca em campanha de Dia das Mães
Como as agências vêm ampliando os cargos de direção executiva de IA
Como os novos cargos de liderança voltados para IA têm chegado ao mercado, e o que isso significa para o futuro do trabalho?