Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia

Buscar

Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia

Buscar
Publicidade

Comunicação

Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia

Estudo da Deloitte para a Associação Brasileira das Agências de Publicidade aponta impacto da atividade


1 de novembro de 2016 - 18h53

A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) está divulgando estudo encomendado a Deloitte sobre o impacto da atividade na economia do País. Segundo os cálculos, cada R$ 1 investido em publicidade gera, em média, um retorno de R$ 10,69. E a cada variação de 1% no investimento publicitário desencadeia variação de 0,07% no Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

O estudo usou um modelo já aplicado pela Deloitte no Reino Unido em levantamento semelhante realizado para a Advertising Association. No Brasil, a base para o cálculo foram os R$ 33,5 bilhões aferidos pelo Projeto Inter-Meios em 2014, último ano do estudo que acompanhava a evolução do mercado brasileiro. Com isso, o impacto calculado no conjunto da economia brasileira seria de R$ 358 bilhões.

A publicação da Abap que apresenta o estudo está sendo distribuída ao mercado nesta semana, e ressalta que “a publicidade movimenta o mercado, suporta a independência e a pluralidade dos meios de comunicação e assegura o direito de escolha dos consumidores”. Defende ainda que a atividade “promove e incentiva a diferenciação pela inovação”, “incentiva a competição pela qualidade e preço” e “gera muitos empregos”. Seriam 650 mil pessoas empregadas nas empresas direta ou indiretamente dependentes da publicidade, desde agências até empresas de mídia e pesquisas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf