Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia

Buscar

Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia

Buscar
Publicidade

Comunicação

Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia

Estudo da Deloitte para a Associação Brasileira das Agências de Publicidade aponta impacto da atividade


1 de novembro de 2016 - 18h53

A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) está divulgando estudo encomendado a Deloitte sobre o impacto da atividade na economia do País. Segundo os cálculos, cada R$ 1 investido em publicidade gera, em média, um retorno de R$ 10,69. E a cada variação de 1% no investimento publicitário desencadeia variação de 0,07% no Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

O estudo usou um modelo já aplicado pela Deloitte no Reino Unido em levantamento semelhante realizado para a Advertising Association. No Brasil, a base para o cálculo foram os R$ 33,5 bilhões aferidos pelo Projeto Inter-Meios em 2014, último ano do estudo que acompanhava a evolução do mercado brasileiro. Com isso, o impacto calculado no conjunto da economia brasileira seria de R$ 358 bilhões.

A publicação da Abap que apresenta o estudo está sendo distribuída ao mercado nesta semana, e ressalta que “a publicidade movimenta o mercado, suporta a independência e a pluralidade dos meios de comunicação e assegura o direito de escolha dos consumidores”. Defende ainda que a atividade “promove e incentiva a diferenciação pela inovação”, “incentiva a competição pela qualidade e preço” e “gera muitos empregos”. Seriam 650 mil pessoas empregadas nas empresas direta ou indiretamente dependentes da publicidade, desde agências até empresas de mídia e pesquisas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi