Conar volta à ativa e adverte McDonald’s
Na primeira reunião de 2017, conselho de ética pune rede de fast food por ação feita com youtubers no ano passado
Na primeira reunião de 2017, conselho de ética pune rede de fast food por ação feita com youtubers no ano passado
Bárbara Sacchitiello
17 de fevereiro de 2017 - 15h32
Nessa quinta-feira, 16 o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) realizou a primeira reunião do Conselho de Ética no ano, abrindo oficialmente o calendário da entidade em 2017.
Dessa primeira reunião dos conselheiros, o destaque a sentença de um processo aberto contra o McDonald’s ainda em meados de 2016. Por algumas questões da avaliação, o prazo para o julgamento acabou se estendendo, sendo concluído somente nesta semana.
O alvo do Conar foi uma ação realizada pela rede de fast food no ano passado com três canais do YouTube: Gameblast TV, Victor Soares e Garotas Geeks. Na ocasião, o McDonald’s enviou os brindes do McLanche Feliz para os autores desses canais, que, posteriormente, publicaram vídeos de unboxing (algo comum entre os youtubers, em que o autor desembala algum produto ou embalagem para mostrar o conteúdo à sua audiência).
O conselho de ética do Conar determinou que os vídeos postados nos três canais devem ser retirados do Conar e ainda advertiu o McDonald’s pela ação.
Embora a prática de unboxing não seja condenada pelo Conar, o que levou o órgão a tomar a decisão foi o fato de os vídeos dos youtubers não serem identificados como uma ação publicitária, mas, mesmo assim, fazerem apologia direta a compra do produto.
Em sua defesa no processo o McDonald’s argumentou que tais vídeos não poderiam ser considerados como uma ação publicitária porque a marca não pagou nada para os youtubers, enviando somente os brindes, sem nenhuma obrigação de eles veicularem qualquer tipo de conteúdo a respeito.
Mesmo assim, o Conar avaliou que o teor de propaganda dos vídeos poderia induzir o público, sobretudo às crianças, a ter interesse em consumir o produto. Dessa maneira, o órgão irá notificar os youtubers e os anunciantes até o início da próxima semana. Assim que receberem a notificação, os vídeos e conteúdos relacionados aos brinquedos do McLanche Feliz deverão ser retirados do ar.
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