Conheça a Mirum, agência campeã do Great Place to Work
Líder do ranking pelo quarto ano consecutivo, agência aposta em comunicação transparente e envolvimento das lideranças
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Taís Farias
22 de janeiro de 2021 - 6h53
No início da semana a consultoria global Great Place to Work apresentou a nona edição do ranking de Melhores Agências para se trabalhar. A análise avaliou o ambiente de trabalho de 81 empresas do segmento, por meio de questionários quantitativos, comentários e a avaliação de cultura e práticas das organizações. Para o levantamento, foram analisados uma série de critérios, como a qualidade de vida, oportunidade de crescimento profissional, além da presença de valores fortes.
“Os profissionais estão buscando lugares diversos e empresas que se preocupem verdadeiramente com a questão, principalmente no mercado publicitário”, contou Victor Barros, diretor responsável pelo ranking de Agências no Great Place To Work, em entrevista ao Meio & Mensagem, sobre um ano tão marcado por pautas identitárias.
O resultado não foi exatamente uma novidade. A Mirum, agência full digital do grupo Wunderman Thompson, liderou o ranking pelo quarto ano consecutivo. Com sede em Curitiba e São Paulo, a agência conta com mais de 300 colaboradores e atende clientes como Sky, Grupo Caoa, Cyrela, Magazine Luiza, Porto Seguro, O Boticário, Bayer, Losango e Pernod Ricard. Entre as movimentações de destaque do ano passado, a Mirum ampliou seu atendimento às contas de Pernod Ricard, com sete marcas, e Volvo.
Comunicação transparente
Para Nadia Sousa, diretora de RH da Mirum, o destaque no ranking é resultado de fatores, como o engajamento das lideranças em promover uma cultura organizacional forte, a construção de um fluxo de comunicação constante com os funcionários e, principalmente, a consistência da agência nesse trabalho. Ela explica que desde 2012 a gente se dedica a buscar maneiras de horizontalizar o contato com seus colaboradores para entender as demandas e melhorhr a qualidade de trabalho.
O objetivo desse movimento é não só atrair talentos, como também aumentar a satisfação e produtividade de seus colaboradores. Na prática, essa cultura se materializa por meio de muita conversa. A agência é adepta do tradicional programa de feedback, no qual mensalmente as lideranças são responsáveis por conversar com seus funcionários sobre seu desempenho e atuação. Além disso, a Mirum promove grupos para falar com os times sem a presença de seus superiores e entender as necessidades e o clima da equipe, sem possíveis interferências.
Para aproximar os colaboradores da figura de liderança, semanalmente a empresa promove uma reunião geral com o seu CEO. Nadia explica, no entanto, que para esses formatos funcionarem é preciso criar um ambiente de confiança onde o funcionário possa falar sem sofrer nenhum tipo de retaliação. “Ter canais onde você possa ouvir o colaborar e, de fato, agir em cima disso é fundamental”, aponta a diretora de RH.
Assédio e diversidade
Desde 2018, a agência também endureceu sua postura de repúdio ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. A Mirum convidou o Grupo de Planejamento para apresentar sua pesquisa sobre o tema e oferecer um treinamento aos funcionários. A empresa também criou um manual e um canal de denúncias anônimo, onde os colaboradores podem relatar qualquer tipo de acontecimento. Além disso, a agência promoveu uma qualificação para as lideranças sobre masculinidade tóxica no trabalho.
Foi a partir desse esforço da área de recursos humanos, no fim de 2018, que nasceu o Soma, grupo de diversidade da empresa que se propõe a promover o respeito para qualquer grupo minoritário dentro da agência. A entidade conta com uma série de co-líderes que representam grupos, como mulheres, PDCDs, LGBTs e negros. Em contato com esses times, a agência é responsável por pautar e promover ações de conscientização constantes. Mensalmente, os grupos têm espaço para promover discussões durante a conversa geral, com toda a empresa.
Dentro do RH, os gestores têm metas para aumentar o número de colaboradores que pertencem a grupos minoritários. Para isso, o grupo conta com parcerias e promove treinamentos para sua liderança. Em 2021, o foco da agência será a contratação de pretos em todos os níveis.
Saúde mental e pandemia
Ainda em 2019, a agência sentiu a necessidade de trazer a discussão sobre saúde mental para dentro de sua estrutura. A solução encontrada pela Mirum foi o programa Integrar, que colocou dois psicólogos, dentro da agência à disposição dos funcionários, uma vez por semana. Os profissionais também realizavam palestras e treinamentos na empresa. “Quanto mais multidisciplinar nós formos, mais vamos conseguir olhar esse profissional como um ser integral”, explica Nadia.
“Em 2020, o desafio foi trazer isso para o online”, conta a diretora de RH sobre a realidade da pandemia. A Mirum aderiu ao home office no início da pandemia, em março, e permanece nesse modelo até agora. No ano passado, mais de 30 grupos online com as psicólogas foram realizados. A empresa também promoveu encontros virtuais com temas específicos, como maternidade na pandemia, para auxiliar as colaboradas.
Tendências: Como vamos trabalhar em 2021?
Durante esses quase dez meses, os funcionários da Mirum estão recebendo um auxílio de custo mensal para suprir as despesas causadas pelo home office. A diretora de RH explica que, nesse momento, é importante cuidado personalizado. “Os nossos gestores estão próximos dos times, no dia a dia, para entender as necessidades de cada um e abrir as exceções necessárias”, afirma.
*Crédito da foto no topo: Eugenesergeev/iStock
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