Conheça os 163 finalistas do Effie Awards Brasil

Buscar

Conheça os 163 finalistas do Effie Awards Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

Conheça os 163 finalistas do Effie Awards Brasil

Shortlist da 15ª edição cresce 10% em relação à do ano anterior; Africa e Ambev são agência e anunciante com mais menções


26 de setembro de 2022 - 6h00

(Crédito: Imagem Paulista/Eduardo Lopes)

Com 163 finalistas, o shortlist do Effie Awards Brasil 2022 reflete o atual momento da indústria publicitária. Neste ano, as categorias com maior número de campanhas finalistas são, pela ordem, as de Influenciador, Brand Experience e Branded Content – o que comprova que cada uma dessas áreas tem atraído os investimentos das marcas.

De acordo com Marcello Salles Gomes, presidente de Meio & Mensagem, é interessante observar que além das três mencionadas, as categorias de Marketing Sazonal e Mídia Social contam com mais cases no shortlist deste ano, enquanto categorias historicamente mais populares, esvaziaram significativamente.

“Bebidas Alcóolicas tem um case finalista e Serviços de Telecomunicações não tem nenhum. São duas categorias que em edições anteriores tinham muitos trabalhos de comunicação e eram, portanto, as mais competitivas”, observa.

Para o próximo ano, Salles Gomes espera ver mais trabalhos classificados na categoria de E-Commerce, que, neste ano, tem somente um case finalista. “Vemos movimentos de agências comprando empresas desse segmento e trabalhando mais junto aos clientes nessa etapa do funil, então acredito que essa é uma categoria que deve crescer nos próximos anos”.

Finalistas
A Africa é a agência que concorre mais vezes, com 17 menções. No segundo lugar há um empate entre AlmapBBDO e Galeria, que constam com 12 cada. Logo atrás vêm Suno (11), VMLY&R (10), Wunderman Thompson (9) e Gut (7).

Dentre os anunciantes, a Ambev é a que tem mais cases finalistas, totalizando 25 menções, seguida por Santander (11) Itaú Unibanco (7), McDonald’s (7), Burger King (6), Heineken (6), O Boticário (5), Pepsico (5) e Vivo (5).

A segunda etapa de julgamento, que decidirá quais campanhas receberão Ouros, Pratas e Bronzes, acontecerá na terça-feira, 27, e na quarta-feira, 28. Já a deliberação sobre o Grand Effie, principal troféu do evento, ocorrerá em 8 de novembro.

Confira o shortlist:

Alimentos
“Doritos Wasabi”, da AlmapBBDO para Pepsico

“Heinz Marz Edition”, da Africa para Heinz

“Méquizice dos famosos 22”, da Galeria para McDonald’s

“Méqui no BBB22”, da Galeria para McDonald’s

Bebidas Alcóolicas
“Abre as portas para o gueto”, da Hnk Lab para Heineken

Bebidas Não Alcóolicas
“Del Valle Kapo Sempre Criança”, da Wunderman Thompson para Coca-Cola

“Do solúvel ao premium”, da DPZ&T para Nestlé

“FYS: menos açúcar e menos marketing”, da AlmapBBDO para Heineken

Comércio e Varejo
“Burger King e a fome de democracia”, da David para Burger King

“Do interior à capital, Rio, o Magalu chegou geral”, da Ogilvy para Magazine Luiza

“Stranger Bunker”, da DM9 para Burger King

Cuidados Pessoais, Beleza e Higiene
“Boticário dia das mães”, da AlmapBBDO para O Boticário

“Malbec X”, da AlmapBBDO para O Boticário

“Natura Essencial Único”, da Galeria para Natura

“Olha de Novo pra Avon”, da Wunderman Thompson para Avon

Eletrônicos e Bens Duráveis
“Consul Lavadoras”, da BFerraz e Eixo para Whirlpool

“Consul. Sem drama pra gelar cerveja”, da FCB para Whirlpool

“Cozinha Perfeita para Chefs Imperfeitos”, da FCB para Whirlpool 

Moda
“Ídolos nunca morrem”, da Agência EA para Adidas

Novos Produtos ou Serviços
“Conte momentos, não calorias”, da Hnk Lab para Amstel/Grupo Heineken

“Corre Grafeno”, da Buena Onda para Olympikus/Vulcabras

“Gerando Falcões Fruit & Nut Bar”, da Publicis Brasil para Nestlé e Gerando Falcões

“Moke’s – Um estranho no mundo da cerveja”, da FCB Brasil e FCB New York para Ambev

Saúde e Bem Estar
“Alexa: o dia em que até a melhor home worker de todas teve um burnout”, da Africa para Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

“Doril apresenta O Som da Dor”, da Hypera Pharma para Hypera Pharma

“Movimento Pró-Idade”, da Wunderman Thompson para Nestlé

“Sempre Livre & Carefree – Deixa Fluir”, da Wunderman Thompson para J&J

Sem Fins Lucrativos
“Adote um Áudio de Natal”, da Lew’Lara\TBWA para Fundação Dorina Nowill

“Igualdade Na Veia”, da OpusMúltipla para Aliança Nacional LGBTI+

“Los Santos +3ºC”, da VMLY&R para Greenpeace

Serviços Financeiros
“BBBombando o Divide-Pix”, da Suno United Creators para Santander

“Coleção Meu Pix”, da Gut para Mercado Pago

“Consórcio Itaú”, da Galeria para Itaú Unibanco

“Desendivida”, da Suno United Creators para Santander

“Escolha Seu Futuro”, da Wieden + Kennedy para Nubank

Serviços Gerais

“Histórias Pra Morar”, da Gut para QuintoAndar

“Salla 2032”, da Africa para House of Lapland


Veículos

“Fiat Pulse, um lançamento icônico”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat

“Ford Ranger: fazer sentir é melhor que ter razão”, da Energy BBDO para Ford Motor Company

“Histórias que só tem lá”, da Talent Marcel para Posto Ipiranga

“Novo Nissan Kicks – Remix”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan

“Tracker Pilotas”, da Commonwealth // McCann para General Motors / Chevrolet

Bem Estar Social
“A Gente Muda o Game e o Game Muda a Gente”, da Druid para Itaú-Unibanco

“Amaro – Nódulo virtual”, da VMLY&R para Amaro

“Corona – Pesca de Plástico”, da DraftLine para Ambev

“Guaraná Antarctica – Presas nos 80”, da Soko para Ambev

“Parceiros de Outros Carnavais”, da Africa para Ambev

“Quebrada Cria”, da Gana para Havaianas

“Sempre Livre & CareFree – Deixa Fluir”, da Wunderman Thompson para J&J

Brand Experience
“#MéquinoLollaBr22”, da Galeria para McDonald’s

“A Voz da Lampions”, da Galeria para TikTok

“Boticário Games”, da AlmapBBDO para O Boticário

“Brahmosidade”, da Africa para Ambev

“Doritos Wasabi”, da AlmapBBDO para Pepsico

“Méqui no BBB22”, da Galeria para McDonald’s

“Outback no Metaverso”, da Ampfy para Outback

“Sempre Livre & Carefree – Deixa Fluir”, da Wunderman Thompson para J&J

“Stranger Bunker”, da DM9 para Burger King

“Urbeck’s Festival – Beck’s”, da AKQA para Ambev

Branded Content
“BBB22 Luciano: Famoso no Méqui”, da Galeria para McDonald’s

“Doritos Dinamita”, da AlmapBBDO para Pepsico

“Doritos Rainbow. Viva a liberdade”, da AlmapBBDO para Pepsico

“Eno – Se a azia atacar, Eno que Lute!”, da Plataforma GSK para GSK Consumer Healthcare

“Guaraná Antarctica – Farofadas de Natal”, da Soko para Ambev

“Hidden Spots”, da Gut para Kraft Heinz

“O uniforme oficial do brasileiro”, da Dojo para Havaianas

“Salla 2032”, da Africa para House of Lapland

“Telas Pretas”, da VMLY&R para Vivo

“Um encontro de carnavais”, da Hnk Lab para Heineken

Business To Business
“Faculdade com #deSXcontoVigoroso”, da Suno United Creators para Santander

“Guaraná Antarctica – Marca na lata”, da Soko para Ambev

“Vivo Agro”, da VMLY&R para Vivo

Data Driven
“BBBombando o Divide-Pix”, da Suno United Creators para Santander

“Cem anos de Guaraná Antarctica”, da Soko para Ambev

“Our Ads your Ads”, da Publicis Brasil e Iprospect para Heineken

David X Golias
“Coleção Meu Pix”, da Gut para Mercado Pago

“Da síndrome de vira-lata ao azeite mais desejado do Brasil”, da Nova/SB para Azeite Sabiá

“HerShe 2021”, da BETC/Havas para Hershey’s

“O Patrocínio do Pior time do Mundo”, da Bold para Betsson

Direct To Consumer
“Dueto Delivery”, da David para Burger King

Diversidade, Equidade & Inclusão
“Adote um Áudio de Natal”, da Lew’Lara\TBWA para Fundação Dorina Nowill

“BIA contra o assédio”, da Publicis Brasil para Bradesco

“Olha de Novo pra Avon”, da Wunderman Thompson para Avon

“Presença Preta”, da VMLY&R para Vivo

“Telas Pretas”, da VMLY&R para Vivo

E-Commerce
“#Zextou”, da Gut para Zé Delivery/Ambev

Eficácia de Longo Prazo
“Canal Coisa Nossa”, da Snack Rede de Canais para Ambev

“De McDonald’s para Méqui”, da Galeria para McDonald’s

“Miojo à moda brasileira”, da Dentsu Creative para Nissin

“Natura Luna”, da Galeria para Natura

“O vôo da Gerando Falcões”, da Accenture Song  para Gerando Falcões

“Tá Nas Nossas Mãos – A Eficácia de Risqué Através da Consistência”, da Ampfy para Coty

Influenciador   
“99 apresenta: As primeiras ~palavras de Khaby Lame”, da CP+B para 99

“BBBombando o Divide-Pix”, da Suno United Creators para Santander

“Como Lina Pereira alavancou o compromisso da Ambev com a TRANSformação”, da Africa para Ambev

“Como Nissin Nosso Sabor ficou mais porreta”, da Dentsu Creative para Nissin

“Gil da Vigor”, da DM9 para Vigor

“Lu do Magalu: A maior influenciadora virtual do mundo”, da Ogilvy para Magazine Luiza

“Nike – Novas Fadas”, da Wieden + Kennedy para Fisia (Nike)

“O Patrocínio do Pior time do Mundo”, da Bold para Betsson

“O Halloween assustadoramente saboroso de Fanta”, da Wieden + Kennedy para Coca-Cola

“Pessegura – Free le Boom boom”, da AlmapBBDO e Pros para O Boticário

“Palavras que mudam o mundo e que mudaram o fim de ano Itaú”, da Africa para Itaú-Unibanco

Inovação em Mídia
“Amaro – Nódulo virtual”, da VMLY&R para Amaro

“Brahmosidade”, da Africa para Ambev

“Cabelo Cremoso”, da Africa para Ambev

“Electric Showroom”, da Grey para Volvo

“Guaraná Antarctica – Guaraná Sem Açúcar: Veja graça onde nem todo mundo vê”, da Soko para Ambev

“L`Oréal PaywallDownA, da WMcCann para L’Oreal

“Mike’s – Um estranho no mundo da cerveja”, da FCB Brasil e FCB New York para Ambev

“O não patrocinador oficial do BBB”, da Suno United Creators para Santander

Marketing Sazonal
“Consul. Sem drama pra gelar cerveja”, da FCB para Whirlpool

“Culpadas” da Pros para O Boticário

“Dia das Mães Pede Casas Bahia. Compre ‘para’ e ‘de’ uma mãe”, da VMLY&R para Casas Bahia

“Farofa do Ali”, da AlmapBBDO para AliExpress

“Guaraná Antarctica – Farofadas de Natal”, da Soko para Ambev

“Nike – Novas Fadas”, da Wieden + Kennedy para Fisia (Nike)

“O Halloween assustadoramente saboroso de Fanta”, da Wieden + Kennedy para Coca-Cola

“Palavras que mudam o mundo e que mudaram o fim de ano Itaú”, da Africa para Itaú-Unibanco

“Stranger Bunker”, da DM9 para Burger King

“Torcida Além da Conta”, da Lew’Lara\TBWA para Banco do Brasil

“ZÉlicóptero”, da Agência California para Zé Delivery/Ambev

Meio Ambiente              
“Corona – Pesca de Plástico”, da DraftLine para Ambev

“Los Santos +3ºC”, da VMLY&R para Greenpeace

“Salla 2032”, da Africa para House of Lapland

“Volvo In Charge Of The Competition”, da Grey para Volvo

Mídia & Entretenimento
“Diablo Immortal apresenta: Diablo Summoner. Welcome to hell”, da CP+B para Blizzard Entertainment

“O Gol Nunca Narrado”, da FCB para Rede Bandeirantes de Televisão

“TikTôRyka”, da Galeria para TikTok

“Verdades Secretas II”, da Globoplay para Globoplay

“YouTube Vacinas – Viral Contra Viral”, da Wunderman Thompson para Google

Mídia Social
“Cabelo Cremoso”, da Africa para Ambev

“Drum Challenge”, da Commonwealth // McCann para General Motors / Chevrolet

“JoElmaChips e Os Amendoins”, da Fbiz para Pepsico

“Lu do Magalu: A maior influenciadora virtual do mundo”, da Ogilvy para Magazine Luiza
”Méqui no BBB22”, da Galeria para McDonald’s

“Nike – Novas Fadas”, da Wieden + Kennedy para Fisia (Nike)

“Nódulo virtual”, da VMLY&R para Amaro

“O não patrocinador oficial do BBB”, da Suno United Creators para Santander

“O Patrocínio do Pior time do Mundo”, da Bold para Betsson

“Skol – KLØS”, da Gut para Ambev

“Uma verdade mais inusitada que a mentira”, da Dentsu Creative para Nissin

Parceria de Conteúdo
“A Gente Muda o Game e o Game Muda a Gente”, da Druid para Itaú-Unibanco

“Bebê, Seu Desejo é um Pedido no Rappi”, da Accenture Song para Kimberly-Clark

“Hidden Spots”, da Gut para Kraft Heinz Brasil

“WhatsApp: patrocinando o gesto mais famoso do futebol para falar de privacidade’, da AlmapBBDO para Meta

Pivotagem Crítica / Resposta a Crise
“A Rrrrrretomada. Pode isso, Arnaldo?”, da Suno United Creators para Santander

“Ambev apresenta: Evaristo Coach”, da CP+B para Ambev

“Desendivida”, da Suno United Creators para Santander

“My Heineken”, da Integer \ Outpromo para Heineken

Promoção
“Farofa do Ali”, da AlmapBBDO para AliExpress

“Tanque Vazio Barriga Cheia no BK”, da David para Burger King

Reputação Corporativa
“De problema para solução: como a Vivo criou o maior ecossistema de reciclagem e-lixo do Brasil”, da Africa para Vivo

“Desendivida”, da Suno United Creators para Santander

“Maria-Gasolina: a liderança intelectual contra o machismo”, da Media.Monks para Ipiranga

“O Itaú protege os seus dados”, da Africa para Itaú-Unibanco

“Parceiros de Outros Carnavais”, da Africa para Ambev

Shopper Omni Channel
“Movimento Ambev pelas garrafas retornáveis: é retorno garantido!”, da CP+B para Ambev

Solução Inovadora de Marketing
“E se a gente criasse um banco?”, da Druid para Itaú-Unibanco

“Faculdade com #deSXcontoVigoroso”, da Suno United Creators para Santander

“Heinz Marz Edition: Garantindo o sabor inconfundível do ketchup Heinz seja qual for o futuro”, da Africa para Heinz

“Os moderados serão exaltados: a plataforma de moderação de Beats”, da AKQA para Ambev

“Quando a Churrasqueira vira Troféu”, da Wunderman Thompson para Tramontina

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também