Comunicação
Embratur apresenta cidades-sede
Filmes mostram estrangeiros convidando seus conterrâneos a visitarem a cidade onde suas seleções estreiam pela Copa
Filmes mostram estrangeiros convidando seus conterrâneos a visitarem a cidade onde suas seleções estreiam pela Copa
Nathalie Ursini
9 de dezembro de 2013 - 3h32
Logo após o sorteio da Fifa que definiu as chaves dos jogos e as cidades onde cada país vai jogar na primeira fase da Copa do Mundo de 2014, o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) lançou, no total, 17 filmes em 30 países participantes do evento (Brasil e Irã ficam de fora). A estratégia 100% digital foi feita com apoio de uma equipe do Google que ficou instalada na Neogama/BBH, na última sexta-feira, 5, para disparar as ações nos mercados. Esse é o primeiro trabalho da agência para a Embratur, após ganhar a conta em outubro deste ano.
Para a produção da campanha “Sorte Sua”, a agência convocou um nativo de cada um dos dozes países considerados estratégicos pela Embratur: Argentina, Alemanha, Colômbia, Chile, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, México, Portugal e Uruguai. Cada um deles gravou 12 áudios diferentes ressaltando os atributos de cada uma das cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Natal e Cuiabá. Com 144 opções, a Embratur levou ao ar apenas as 12 que coincidiam com as cidades nas quais as seleções irão disputar a primeira partida da Copa.
A Primitivo Filmes foi a produtora responsável pelos vídeos e fez imagens dos principais pontos de cada cidade, que depois foram combinados com o áudio respectivo de acordo com o sorteio da Fifa. Os estrangeiros falam das atrações das cidades em português enrolado, com legenda no idioma natal, e finalizam o filme em sua língua nativa, enfatizando o fato de ser um patrício do telespectador quem está recomendando o Brasil. Todos os filmes tem um minuto de duração.
O 17º comercial traz imagens e atrações de todas as cidades-sede e é veiculado nos demais dezoito países que participarão da Copa, com exceção do Irã, onde a mídia online é proibida. A ideia foi aproveitar o exato momento em que o mundo estava assistindo ao sorteio para convidar os torcedores desses países a virem para as cidades onde seus países vão jogar.
Para gerar ainda mais buzz, a campanha tem o reforço de celebridades brasileiras. O piloto Tony Kanaan, que mora nos Estados Unidos, e o jogador Daniel Alves, que vive na Espanha, vão postar os respectivos filmes em seus perfis no Twitter.
Confira as combinações e alguns vídeos abaixo:
Torcedor alemão – Salvador
Torcedor argentino – Rio de Janeiro
Torcedor colombiano – Belo Horizonte e Brasília
Torcedor chileno – Cuiabá e São Paulo
Torcedor espanhol – Curitiba
Torcedor francês – Porto Alegre
Torcedor inglês – Manaus e São Paulo
Torcedor italiano – Manaus
Torcedor japonês – Recife
Torcedor mexicano – Natal
Torcedor norte-americano – Natal
Torcedor português – Salvador
Torcedor uruguaio – Fortaleza
Compartilhe
Veja também
Consultoria Globant compra a rede de agências Gut
Companhia nascida como startup, em 2003, na Argentina, tem aumentado sua presença no mercado de comunicação e marketing; agora dá seu maior passo ao adquirir a vencedora do troféu de Rede Independente do Ano no Cannes Lions
Conheça as agências de PR mais bem avaliadas pelos clientes
Pesquisa PR Scope lista as empresas de relações públicas mais reconhecidas pelos executivos de comunicação e marketing atuantes no mercado brasileiro