Omnicom e Publicis Groupe: desafios no terceiro trimestre
Holding norte-americana tem crescimento orgânico de 2,2%, mas perde receita; companhia francesa retrai 2,7% em receita orgânica
Omnicom e Publicis Groupe: desafios no terceiro trimestre
BuscarOmnicom e Publicis Groupe: desafios no terceiro trimestre
BuscarHolding norte-americana tem crescimento orgânico de 2,2%, mas perde receita; companhia francesa retrai 2,7% em receita orgânica
Isabella Lessa
16 de outubro de 2019 - 16h09
O terceiro trimestre de 2019 apresentou diferentes desafios para o Omnicom e o Publicis Groupe – respectivamente segunda e terceira maiores holdings de comunicação da indústria.
De acordo com o relatório financeiro do Omnicom, o grupo teve crescimento orgânico de 2,2% entre julho e setembro deste ano. No entanto, a receita global diminuiu 2,4% – as vendas atingiram US$ 3,6 milhões no período ante US$ 3,7 milhões no mesmo período do ano passado. A companhia norte-americana atribuiu a queda aos efeitos negativos das taxas de câmbio internacionais e aquisições realizadas no ano passado.
Dentro das áreas de entrega da holding, healthcare foi a que mais expandiu, com 9,5% de alta. Publicidade cresceu 3,4%, CRM de consumer experience teve alta de 1,8%, enquanto CRM de execution & support caiu 1,5% e relações públicas retraiu 3,8%.
Nos mercados regionais, o crescimento foi mais expressivo na América Latina, com 6,6%. O pior desempenho foi nas regiões do Oriente Médio e da África que, somadas, retrocederam 4,5%. Houve melhora nos EUA (2,7%), Reino Unido (1,6%) e Ásia Pacífico (0,4%).
Já o Publicis Groupe apresentou retração de 2,7% em receita orgânica. Segundo o CEO e chairman Arthur Sadoun, o terceiro trimestre aponta dois lados extremos da transformação da holding, que prevê encerrar o ano com queda de 2,5% em vendas. “O custo de nossa transição é ferir o crescimento orgânico de curto prazo”, disse o executivo na apresentação do relatório financeiro do grupo.
A companhia alega que os cortes em publicidade tradicional realizado por diversos clientes, principalmente nos EUA, contribuiu para os resultados abaixo do esperado no terceiro trimestre. Por outro lado, a multinacional francesa reporta alta de 17,3% em receita líquida.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024