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Petit: os trabalhos mais marcantes

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Comunicação

Petit: os trabalhos mais marcantes


9 de setembro de 2013 - 5h59

As criações e conceitos desenvolvidos por Francesc Petit, que faleceu na última sexta-feira, 6, se confundem com a história da propaganda brasileira. O criativo e artista de traços e cores fortes, semelhantes aos de sua personalidade, iniciou sua carreira aos 18 anos. Trabalhou na JWT e na McCann-Erickson antes de fundar a DPZ. É autor de livros, entre os quais Propaganda Ilimitada, no qual fala sobre o negócio da propaganda, e Faça Logo uma Marca, sobre marcas famosas criadas por ele, como as do banco Itaú, da Sadia, e da Gol Transportes Aéreos. Veja: 
 

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Tucano da Varig
Primeiro trabalho de Fancesc Petit no Brasil, em 1953. Aos 18 anos, ficou sabendo que a companhia aérea estava promovendo um concurso de cartazes. Fez um tucano, vestindo camisa listrada, chapéu de palha e uma vara de pescar. Era a sua visão do Brasil com menos de um ano de estada. O fundo azul cobalto é cortado pelo avião Constelation e o lettering da Varig. O cartaz foi vencedor do concurso e rendeu a Petit um emprego na J Walter Thompson. 

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Homem com mais de 40 anos
Petit, junto com Washington Olivetto, criou o conceito do filme que entrou para a história como o primeiro Leão de Ouro da publicidade brasileira em Cannes, em 1975. “Homem com mais de 40 anos” é um filme assinado pelo Conselho Nacional de Propaganda que nasceu a partir de um anúncio veiculado em 1º de maio de 1975, Dia do Trabalho.  

Itaú, pedra preta
Na década de 70, o Itaú emergiu como o resultado da união de vários bancos, como o Banco Federal do Comércio, o Banco Português do Brasil, o Banco Sul Americano do Brasil S.A. e o Banco Itaú S.A. Surgia. Francesc Petit foi o escolhido para a criação da marca e nome. "’Itaú’ é um nome muito curioso, ele chama a atenção porque ninguém entende, ninguém sabe o que é. E, no entanto, ele tinha que ter um símbolo, uma leitura e, em tupi-guarani, quer dizer pedra preta”, explicou Petit.

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S de Sadia
O S de Sadia foi criado em 1971 junto com o franguinho que virou mascote da marca, como parte da estratégia da empresa para popularizar seu frango defumado. Em 1985, o mascote recebeu o nome Lequetreque por meio de um concurso entre consumidores. Em 2007, o carismático personagem teve sua mudança mais significativa: ganhou uma versão em 3D.

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Garoto Bombril
Foi criado em 1978 junto com Washington Olivetto. O personagem criado inicialmente para anunciar apenas um produto, acabou se tornando o porta-voz da empresa, representado pelo ator Carlos Moreno. Conquistou vários prêmios nacionais e internacionais. Foi o início de linguagem coloquial na propaganda.  

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Leão do Imposto de Renda
O símbolo do IR nasceu em uma campanha em 1980. A ideira era mostrar que não haveria nenhuma consequência se o contribuinte declarasse tudo corretamente. A figura do leão foi então usada pela imagem de respeito e nobreza que o animal impõe.

Pimentão da Sundown
O protetor dólar Sundown, da Johnson&Johnson, foi lançado no Brasil pela DPZ e inaugurou uma categoria. Em 1984, o pimentão sintetizava seus benefícios e atribuiu à marca a liderança.

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Lançamento da Gol
Com o mote “Aqui todo mundo pode voar”, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes foi lançada em 2001 com campanha da DPZ; Inspirada pelo sucesso da operadora de telefonia inglesa Orange e com seu nome escrito com duas letras “O”, estava criada a identidade visual da empresa. Com um pincel alemão de pelo de marta e um vidro de nanquim chinês, Petit escreveu o nome como se fosse sua assinatura. Para ele, no mundo da aviação comercial, o visual é muito importante, talvez mais do que o tipo de equipamento. Foi dele também a ideia de pintar as caudas dos aviões com a cor laranja.  

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