Assinar

PR Scope: consultoria estratégica é atributo mais destacado

Buscar

PR Scope: consultoria estratégica é atributo mais destacado

Buscar
Publicidade
Comunicação

PR Scope: consultoria estratégica é atributo mais destacado

Quarta edição da pesquisa destaca principais atributos da agências de PR e elege as mais admiradas segundo 352 executivos do mercado


2 de dezembro de 2019 - 6h00

A quarta edição da pesquisa PR Scope, realizada a cada dois anos pela Scopen, destaca a qualidade da entrega e o planejamento estratégico das ações de comunicação como os principais atributos das agências de relações públicas.

O estudo ouviu 352 executivos de comunicação e marketing, entre 20 de maio e 30 de agosto, sendo que 310 deles trabalham com agências de relações públicas, o que permitiu a avaliação de 390 relações entre clientes e agências – há empresas que trabalham com mais de uma agência (veja no quadro as que mais se destacaram nos rankings gerais).

Paula Ribeiro, diretora da Scopen no Brasil, conta que a empresa constatou que os executivos de comunicação buscam cada vez mais por agências que se posicionem como consultoria estratégica, que consigam trazer relevância e notoriedade em um cenário fragmentado, por meio de inovação, agregando valor na transformação de negócios baseados em dados.

A maior parte (51%) dos orçamentos é dirigida a estratégias off-line, mas fatia destinada ao digital cresceu 11 pontos percentuais em relação à 2017 – era de 38% e, nesta edição, aparece com 49%. Quando questionados sobre as características de uma agência de PR “exemplar”, os executivos de comunicação das empresas clientes destacam o conhecimento do mercado, do cliente e de suas marcas (58,6%), o relacionamento com as audiências (47,7%) e a criatividade e ideias inovadoras (40,4%).

Segundo a Scopen, que também realiza o mesmo estudo em outros mercados, com índice de 60%, o Brasil é o mercado onde as agências de relações públicas mais contribuem para o crescimento dos negócios dos clientes, na avaliação dos profissionais de comunicação das empresas contratantes.

Mais admirados
Considerando as indicações de 310 executivos de comunicação das empresas clientes que trabalham com agências de relações públicas e adicionando 107 entrevistas com profissionais de agências, o PR Scope aponta ainda os nomes mais destacados do setor no mercado brasileiro. No ranking dos líderes de agências, Rodrigo Pinotti (ex-JeffreyGroup), assume a liderança, com 28 menções. Kiki Moretti (Grupo In Press), que ocupou o primeiro lugar nas edições anteriores, agora está na vice-liderança, com 22 menções, seguida por sua colega de agência Roberta Machado (18 menções). A lista segue com Debora Pratali (ex-JeffreyGroup), com 15 menções; Ricardo César (Ideal H+K Strategies), com 14 menções; Ana Julião (Edelman) e Eduardo Vieira (Ideal H+K Strategies), ambos com 10 menções; Christiane Hato (RPMA) e Cristina Schachtitz (ex-Edelman), ambas com 9 menções; e Alexandre Loures (Loures Comunicação), Claudia Rondon (RPMA), José Luiz Schiavoni (Weber Shandwick) e Rosa Vanzella (Máquina Cohn&Wolfe), com 8 menções cada.

Esse mesmo grupo de entrevistados apontou os executivos de comunicação de clientes mais admirados. Viviane Mansi, da Toyota, aparece em primeiro, com 33 menções, seguida por Leandro Modé (Itaú) e Mauro Segura (IBM), ambos com 14 menções, empatados em segundo lugar. Depois veem Malu Weber (Johnson & Johnson), com 12 menções; Cristiane Santos (Pfizer), com 9; e Ana Luiza Herzog (Magazine Luiza), Eduardo Tracanella (Itaú), Geraldo Magella (Votorantim Cimentos), Pedro Alves (Mastercard) e Rozália Del Gaudio (McDonald’s), todos com 6 menções.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público