W+K conquista Estrela Preta e é a mais premiada do 44º Anuário
Prêmio principal do Festival do Clube de Criação é concedido para o case “A Boneca da Andressa”, desenvolvido para a Nike
W+K conquista Estrela Preta e é a mais premiada do 44º Anuário
BuscarW+K conquista Estrela Preta e é a mais premiada do 44º Anuário
BuscarPrêmio principal do Festival do Clube de Criação é concedido para o case “A Boneca da Andressa”, desenvolvido para a Nike
Alexandre Zaghi Lemos
24 de setembro de 2019 - 7h24
Wieden + Kennedy recebe o troféu Estrela Preta no Festival do Clube 2019
Pela primeira vez a Wieden+Kennedy se consagra como agência mais premiada no Festival do Clube de Criação. A 44ª edição do evento entregou seus troféus nas noites de domingo, 22, e segunda, 23, em São Paulo. A Skol, com campanhas premiadas da W+K e da F/Nazca S&S, recebeu o prêmio especial de Anunciante do Ano. Fabio Fernandes, fundador da F/Nazca S&S, entrou para o Hall da Fama do Clube de Criação. Ele fez também uma das apresentações mais concorridas do Festival.
A Wieden+Kennedy conquistou a Estrela Preta, principal troféu da premiação, além de 10 Ouros, 10 Pratas e 4 Bronzes. O case “A Boneca da Andressa”, desenvolvido para a Nike, foi considerado a melhor ideia do ano pelo júri da Estela Preta, formado pelos presidentes de júris das demais áreas do Festival (Joanna Monteiro, Leonardo Claret, Marcos Medeiros, Philippe Degen e Renato Simões) e pelo presidente do Clube, Fernando Nobre (ele está deixando o posto, assumido por Joanna, eleita no final de semana). O case conquistou Ouro em Vestuário/Ação Promocional ou de Marketing Direto, e disputou o prêmio máximo com os demais vencedores de Ouros em outras categorias de negócios.
Andressa Alves, atacante da Seleção Brasileira, protagonizou o case de Nike, vencedor do prêmio principal
Na época da Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Nike lançou o comercial “A Boneca Que Nunca Pedi”, protagonizado pela jogadora Andressa Alves, atacante da Seleção Brasileira, que fala sobre os estereótipos de gênero que enfrentou desde a infância. O filme mostra uma cabeça de boneca sendo usada como bola pela jogadora. A designer Elisa Sassi criou uma boneca inspirada na história da jogadora, enviada a atletas e influenciadores na ação promocional vitoriosa do prêmio.
Após a W+K, o ranking de agências continua com a F/Nazca S&S (5 Ouros, 5 Pratas e 9 Bronzes), DPZ&T (3 Ouros, 5 Pratas e 7 Bronzes), AlmapBBDO (3 Ouros, 5 Pratas e 6 Bronzes), J. Walter Thompson (vencedora da Estrela Verde, 2 Pratas e 2 Bronzes), NBS (3 Ouros e 1 Bronze) e AKQA (3 Ouros) – considerando a pontuação padrão do Cannes Lions, com 30 pontos para GP (Estrelas Preta e Verde), 15 para Ouros, 7 para Pratas e 3 para Bronzes, e não contabilizando finalistas, que no Festival do Clube são chamados de Anuários.
Não houve premiação nas categorias Farmacêuticos e Veículos Automotivos – Varejo, assim como nas áreas técnicas de Rádio e de Rádio-Streaming. Em outras categorias, houve somente finalistas, os chamados Anuários, como Serviços Públicos Comerciais, Telecomunicações, Animais de Estimação, Comunicação de Governos, Comércio, Produtos Domésticos e de Limpeza.
Confira, a seguir, todos os premiados no 44º Anuário do Clube de Criação de São Paulo.
CATEGORIAS DE CRIAÇÃO
Estrela Preta
“A Boneca da Andressa”, da W+K para Nike
Estrela Verde
“Você não está sozinha”, da J.Walter Thompson para Instituto Avon (concorrendo na área de Mídia exterior)
Veículos Automotivos
Ouro / Relações Públicas
“Caverna do Dragão”, da DPZ&T para Renault
Prata / Ação promocional ou de marketing direto
“Ducato Business E-mail”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat
Prata / Design
“Accessibilty Mat”, da GTB para Ford
Bronze / Ação promocional ou de marketing direto
“Accessibilty Mat”, da GTB para Ford
Bronze / Cases Integrados
“Caverna do Dragão”, da DPZ&T para Renault
Aparelhos Eletrônicos e Eletrodomésticos
Bronze / Mídia Exterior
“Emoji Cam”, da Leo Burnett Tailor Made para Samsung
Snacks
Ouro / Relações Públicas
“Cor Não Tem Gênero”, da F/Nazca S&S para Trident
Ouro / TV, Cinema e Outras Telas
“Mundo de Chocolate”, da Wieden + Kennedy para Mondelez
Bancos, Serviços, Investimentos e Seguros
Prata / Cases Integrados
“Rick Prospera”, da Suno para Santander
Bronze / Digital
“1.000 Lagostas”, da Wieden+Kennedy para Elo
Produtos e Serviços Automotivos
Bronze / TV, Cinema e Outras Telas
“Biro Biro”, da Talent Marcel para Ipiranga
Restaurantes, Fast Food e Cafeterias
Ouro / Digital
“Anúncio Grelhado”, da David para Burger King
Prata / Relações Públicas
“Whopper em Branco”, da David para Burger King
Bronze / Ação promocional ou de marketing direto
“Bloco-Thru”, da DPZ&T para McDonald´s
Vestuário
Ouro / Ação promocional ou de marketing direto
“Boneca da Andressa”, da Wieden+Kennedy para Nike
Ouro / Mídia Exterior
“Air Max Graffiti Stores”, da AKQA para Nike
Ouro / Design
“Boneca da Andressa”, da Wieden+Kennedy para Nike
Prata / Design
“Let`s Summer”, da AlmapBBDO para Alpargatas
Prata / TV, Cinema e Outras Telas
“Boneca da Andressa”, da Wieden+Kennedy para Nike
Bronze / Mídia Exterior
“As Mulheres e o Futebol Brasileiro”, da Wieden+Kennedy para Nike
Bronze / Design
“The 9’58 Biography”, da BETC/Havas para Puma
Bronze / Mídia Exterior
“Let`s Summer” (“Carnival”, “Dance”, “Jump”, “Samba” e “Play”), da AlmapBBDO para Alpargatas
Alimentícios
Bronze / Ação promocional ou de marketing direto
“Promoção LamenTA”, da Dentsu Latim America para Nissin
Bebidas Alcoólicas
Ouro / Design
“If You Drink Right, You F*** Right”, da Wieden+Kennedy para Skol Beats
Ouro / Relações Públicas
“Marcas Aliadas”, da F/Nazca S&S para Skol
Ouro / Cases Integrados
“Não chegou a Puro Malte”, da F/Nazca S&S para Skol
Prata / TV, Cinema e Outras Telas
“Não chegou” (“Skip Praia” e “Skip Cachorro”), da F/Nazca S&S para Skol
Prata / Revista e Jornal
“Marcas Aliadas”, da F/Nazca S&S para Skol
Prata / Mídia Exterior
“Freezer Beer Board”, da J.Walter Thompson para Amstel
Prata / Cases Integrados
“If You Drink Right, You F*** Right”, da Wieden+Kennedy para Skol Beats
Bronze / Mídia Exterior
“Transmissão Nº1”, da Lápis Raro para Brahma
Bronze / Branded Content
“Samba Sem Censura”, da AlmapBBDO para Antarctica
Bronze / TV, Cinema e Outras Telas
“If You Drink Right, You F*** Right”, da Wieden+Kennedy para Skol Beats
“Unidos do Chegou ou Não Chegou”, da F/Nazca S&S para Skol
Bronze / Cases Integrados
“Arpecie com Moeradção”, da SunsetDDB para Ambev
Transporte, Turismo, Viagens, Entretenimento e Lazer
Prata / Relações Públicas
“Goleiro no Celular”, da Tech and Soul para Uber
Bronze / Ação promocional ou de marketing direto
“E-Moving – Desconto na Subida”, da Tribal Worldwide para E-Moving
Bebidas não alcoólicas
Bronze / TV, Cinema e Outras Telas
“Perseguição”, da Talent Marcel para Itubaína Guaraná, da Heineken
Publicações, Veículos de Comunicação & Mídia
Ouro / Branded Content
“Bluesman”, da AKQA para Baco Exu do Blues
Prata / Design
“A Bike Clandestina”, da Talent Marcel para Editora Rocky Mountain
Prata / Relações Públicas
“Real Time Mic”, da Leo Burnett Tailor Made para Metrópoles
Bronze / Design
“Rebrand Globo”, da Globo Comunicação para TV Globo
Bronze / Digital
“Trending Botics”, da FCB Brasil para Congresso em Foco
Bronze / TV, Cinema e Outras Telas
“Condenações”, da EnergyBBDO para CBN
Publicidade, Indústria de Comunicação e Marketing
Ouro / Digital
“Endless Stories”, da AlmapBBDO para Getty Images
Ouro / TV, Cinema e Outras Telas
“Endless Stories”, da AlmapBBDO para Getty Images
Prata / Branded Content
“Endless Stories”, da AlmapBBDO para Getty Images
Bronze / Cases Integrados
“Endless Stories”, da AlmapBBDO para Getty Images
Cuidados Pessoais
Ouro / Digital
“O Comercial Infinito”, da Wieden + Kennedy para Old Spice, da P&G
Prata / TV, Cinema e Outras Telas
“O Comercial Infinito”, da Wieden + Kennedy para Old Spice, da P&G
Bronze / TV, Cinema e Outras Telas
“Maquiagem”, da Heads para O Boticário
Educação e Cultura
Ouro / Ação promocional ou de marketing direto
“Hashtags da arte”, da NBS para Museu Nacional de Belas Artes
Ouro / Mídia Exterior
“Hashtags da arte”, da NBS para Museu Nacional de Belas Artes
Ouro / Relações Públicas
“Hashtags da arte”, da NBS para Museu Nacional de Belas Artes
Prata / Branded Content
“Black Box”, da J.Walter Thompson para Faculdade Zumbi dos Palmares
Bronze / Design
“Mulheres Radicais” (ID Visual), da F/Nazca S&S para Pinacoteca do Estado de S. Paulo
“Black Box”, da J.Walter Thompson para Faculdade Zumbi dos Palmares
Bronze / Branded Content
“Hashtags da arte”, da NBS para Museu Nacional de Belas Artes
Bronze / TV, Cinema e Outras Telas
“Mulheres Radicais”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca do Estado de S. Paulo
CATEGORIAS TÉCNICAS
Filme / Animação
Ouro
“Cidade” e “Escoteiros”, da Wieden + Kennedy e Vetor Zero para 5Star
Prata
“Howard`s Unfinished Story”, da TBWA/Chiat/Day NY e Vetor Zero para Travelers Insurance
Bronze
“100 anos em 100 segundos”, da F/Nazca S&S para Apex-Brasil
Filme / Direção
Ouro
“Mulheres Radicais”, da F/Nazca S&S e Saigonn Filmes para Pinacoteca do Estado de S. Paulo
Prata
“A boneca que nunca pedi”, da Wieden + Kennedy e Alice Filmes para Nike
Bronze
“Robô”, da DPZ&T e Saigon Filmes para Itaú
Filme / Direção de Arte
Prata
“O Que É Arte?”, da AlmapBBDO e Alice Filmes para O Boticário
Bronze
“Mulheres Radicais”, da F/Nazca S&S e Saigonn Filmes para Pinacoteca do Estado de S. Paulo
Filme / Direção de Ator
Prata
“Nova Irmã”, da DPZ&T e Hungry Man para Vivo
Bronze
Série “Piloto”, da Talent Marcel e Boiler Filmes para Ipiranga
Filme / Efeitos Visuais
Ouro
“Primeira Palestra”, da F/Nazca S&S para O Boticário
Prata
“Caverna do Dragão”, da DPZ&T e Saigon Filmes para Renault
Bronze
“Drible”, da Africa e Nomads para Vivo Fibra
Filme / Fotografia
Ouro
“O Desconhecido”, da FCB e Saigon Filmes para Clube de Criação
Prata
“O Que É Arte?”, da AlmapBBDO e Alice Filmes para O Boticário
Bronze
“iPhone XR: Patins”, da DPZ&T para Vivo
Filme / Montagem
Ouro
“Coma”, da AlmapBBDO e Stink Films para Getty Images
Prata
“A boneca que nunca pedi”, da Wieden + Kennedy e Alice Filmes para Nike
Bronze
“Mulheres Radicais”, da F/Nazca S&S e Saigonn Filmes para Pinacoteca do Estado de S. Paulo
Filme / Videoclipe
Ouro
“Bluesman”, da AKQA para Baco Exu do Blues
Mobile / Apps & Websites
Ouro
“Accessibilty Mat”, da GTB para Ford
Prata
“Air Match” (site), da F/Nazca S&S para Skol
Mobile / Melhor Uso de Mídias Sociais
Ouro
“If You Drink Right, You F*** Right”, da Wieden+Kennedy para Skol Beats
Prata
“Loira do Spoiler”, da DPZ&T para Netflix
“Cor Não Tem Gênero”, da F/Nazca S&S para Trident
Bronze
“Marcas Aliadas”, da F/Nazca S&S para Skol
“FriesList”, da DPZ&T para McDonald´s
“Sundae & Junior”, da DPZ&T para McDonald´s
Mobile / Uso Inovador da Tecnologia
Prata
“Accessibility Mat”, da GTB para Ford
“FriesList”, da DPZ&T para McDonald´s
Ilustração
Ouro
“Vai na Sua, Vai com Elo”, da Wieden + Kennedy para Elo
Prata
“Copo Cupido”, “Coração” e “Fósforo”, da Wieden+Kennedy para Ambev
“O Team Brasileiro”, da Wieden+Kennedy para Nike
Bronze
“Montanha”, “Praia” e “Deserto”, da Leo Burnett Tailor Made para CVV – Centro de Valorização da Vida
Texto
Bronze
“Morar Fora”, da F/Nazca S&S para O Boticário
“Bate o primo”, da EnergyBBDO para CBN
Digital / Animação
Prata
“If You Drink Right, You F*** Right”, da Wieden+Kennedy e Le Cube para Skol Beats
Bronze
“Brings It Back”, da AlmapBBDO e Vetor Zero para Pedigree
“Vagalume”, da Publicis para Bradesco
Digital / Direção de Arte
Ouro
“If You Drink Right, You F*** Right”, da Wieden+Kennedy para Skol Beats
Bronze
“Livro da Marca”, da Globo Comunicação para TV Globo
“O Team Brasileiro”, da Wieden+Kennedy para Nike
Digital / Interface & Navegação
Prata
“Livro da Marca”, da Globo Comunicação para TV Globo
Bronze
“Endless Stories”, da AlmapBBDO para Getty Images
Digital / Melhor Uso de Influenciadores
Ouro
“Loira do Spoiler”, da DPZ&T para Netflix
Bronze
“Rick Prospera”, da Suno para Santander
Digital / Uso Inovador da Tecnologia
Ouro
“E-Moving – Desconto na Subida”, da Tribal Worldwide para E-Moving
Prata
“Accessibility Mat”, da GTB para Ford
“Camisa Camuflada”, da Leo Burnett Tailor Made para Esporte Clube Bahia
Digital / Texto
Prata
“Endless Stories”, da AlmapBBDO para Getty Images
Direção de Arte
Ouro
“O Team Brasileiro”, da Wieden+Kennedy para Nike
Prata
“Coração” e “Copo Cupido”, da Wieden+Kennedy para Ambev
“Vai na sua”, da Wieden+Kennedy para Elo
Bronze
“Leica Stealth”, da F/Nazca S&S para Leica Store São Paulo
“Let`s Summer”, da AlmapBBDO para Alpargatas
“The 9’58 Biography”, da BETC/Havas para Puma
Fotografia
Ouro
“Fato ou Fake”, da WMcCann e Mauricio Nahas Estudio Fotográfico para Banco do Brasil
Prata
“Cozinha” e “Sala”, da Agência Um para Educachorro
Bronze
“Coloridos”, da Ampfy para Coty (Risqué)
“A Marca”, da Globo Comunicação para TV Globo
Foto Manipulação
Prata
“Destinos – São Francisco / Toronto”, da Z+ para Viagem e Turismo
Bronze
“Destinos – Cataratas / Nova York”, da Z+ para Viagem e Turismo
Filme / Trilha Original
Ouro
“iPhone XR: Patins”, da DPZ&T para Vivo
Prata
“Stop Handgun Violence’s 3D Tragedies”, da Arnold Worldwide NY e Studio Tesis para Stop Handgun Violence
Bronze
“Parque”, da Supersonica para Vivo
Filme / Melhor Uso de Música
Ouro
“Forever Young”, da Y&R e Studio Tesis para Athos GLS
Prata
“Prestige”, da DPZ&T e Satélite Áudio para Natura
Bronze
“Robô”, da DPZ&T para Itaú
Sound Design
Prata
“Primeira Palestra”, da F/Nazca S&S para O Boticário
Bronze
“Povos da Floresta”, da J.Walter Thompson para Instituto Socioambiental
CATEGORIA ESTUDANTES
Prata
“Bom Dia Airbnb!”, de João Barabás e Gabriel Grossi, da Faculdade Cásper Líbero, orientados por Claudio Abraão Filho
Bronze
“Airbnb’n’play”, de Matheus Loretti, da Miami Ad School – Rio de Janeiro, orientado por Luis Paulo Gatti
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima