Comunicação

WPP conquista concorrência global de mídia da Unilever

Initiative, do IPG, e Dentsu também ganham partes da verba do anunciante, enquanto Omnicom perde participação

i 1 de outubro de 2024 - 17h18

Do Advertising Age

Unilever distribui verba de mídia entre várias holdings de comunicação (Crédito: Divulgação)

A Mindshare é a grande vencedora da concorrência global de mídia da Unilever, iniciada em janeiro deste ano. Parte do WPP, a empresa também vai cuidar do commerce do anunciante, antes concentrado no Publicis Groupe.

Globalmente, a Initiative, do IPG, e a Dentsu, também ganharam partes da conta, enquanto o Omnicom Media Groupe (OMG), assim como o Publicis Groupe, perderam fatias da verba. O grupo francês, porém, conseguiu quatro mercados no sul asiático que antes ficavam com o WPP e, assim, conseguiu ser incluído no pool de agências globais da Unilever pela primeira vez.

A Mindshare também ganhou a mídia do cliente no sul da África, na Austrália e na Nova Zelândia – áreas que antes ficavam a cargo do Omnicom Media Group –, e manteve atribuições na Europa Central, na Índia e em outros mercados asiáticos, como a China (exceto Hong Kong e Taiwan, que ficaram com o OMG).

Já a Initiative atenderá a Unilever no Canadá e norte da África, mercados que também estavam o OMG, além de manter a conta na América Latina, na Ucrânia e na Grécia. A Dentsu, por sua vez, conquistou a conta de mídia do cliente no Japão, que antes estava com a ADK. A Havas preservou a conta na França e na Espanha.

Embora o Publicis Groupe tenha perdido negócios nos EUA, conquistou as verbas da Unilever na Malásia, nas Filipinas, em Singapura, na Tailândia e no Vietnã. O Omnicom manteve a conta nos países do Oriente Médio, além de Alemanha, Áustria, Suíça e Turquia.

Dona de um portfólio de produtos como Axe, Dove, Hellmann’s e Magnum, a Unilever reportou investimento de marketing de US$ 9,3 bilhões em 2023. Já o investimento anual da companhia em mídia chega a um montante de US$ 850 milhões.

Esi Eggleston Bracey, chief growth and marketing officer da multinacional, disse, em comunicado, que a intenção da Unilever é otimizar a mídia e o conteúdo para melhor refletir as pessoas e a cultura.