Marcos Bedendo

Marcos Bedendo

Sou um apaixonado por branding desde o início do desenvolvimento do assunto no Brasil, no começo dos anos 2000. Sou graduado em Publicidade pela ESPM-SP, mestre em Administração pela EAESP-FGV e doutor pela FEA-USP, sempre estudando branding.


Fui executivo de branding e marketing por mais de 10 anos em empresas como Unilever, Whirlpool (Brastemp e Consul), Bauducco e Parmalat, onde lancei mais de uma centena de produtos, coordenei campanhas nacionais e globais de comunicação e usei na prática técnicas de gestão de marketing, inovação e branding em empresas de renome global.


Sou professor há mais de 10 anos, lecionando em MBAs, pós-graduações e cursos livres em instituições como ESPM-SP, Ibmec, FIA, PECEGE (ESALQ-USP). Sou também professor do MBA da PUC-RS em parceria com a UOL – Edtech, em que orgulhosamente tenho como colegas Phillip Kotler e Daniel Kahneman. Fui também professor da Casa do Saber, lecionando cursos em comportamento de consumo contemporâneo e branding.


Sou fundador e consultor da Brandwagon, uma consultoria de pesquisa e branding que presta serviços para empresas de diversos segmentos e portes, desde start ups até grandes empresas. Algumas delas são o Santander, ItaúBBA, Merck Sharp & Dome, ABS Global, Delta Air Lines, Bacardi, Construtora Lindenberg, Lock Engenharia, MaxMilhas, IFF – Danisco, Somos Educação, Grupo Ultra, Grupo Nitro (Agro), e BNDES.


Sou autor do livro “Branding: processos e práticas para construção de valor”, lançado em 2019 pela Editora Saraiva e utilizado por executivos e estudantes de todo o Brasil. Sou também autor do livro “Branding para Empreendedores”, lançado em 2015. Tenho uma coluna chamada “Branding, consumo e negócios” na Exame e uma coluna pessoal no Meio e Mensagem.

Artigos

2024