Volkswagen inicia concorrência global

Buscar
Publicidade

Comunicação

Volkswagen inicia concorrência global

Grupo deve criar setores continentais de holdings. Movimentação provavelmente não atingirá conta global de mídia, atualmente sob comando do Omnicom


17 de abril de 2018 - 18h01

*Por E. J. Schultz, do Ad Age

(Créditos: reprodução)

O Grupo Volkswagen lançou uma concorrência global para eleger novas agências de criação. A decisão se dá em meio ao esforço dos executivos da montadora de centralizar o controle de marketing da companhia e melhorar a imagem da VW após escândalo de emissões de gás de efeito estufa, em 2015.

A concorrência, que deve acontecer no âmbito das holdings, pode ameaçar o Interpublic Group, que mantém a conta da marca nos EUA. O IPG provavelmente disputará com o Omnicom, que detém o atendimento ao anunciante em mercados da Europa, com o selo DDB, e em mercados globais como o Brasil, sob a BBDO.

Sengpiehl: “No passado, gastamos demais em mídia paga, agora queremos mudar isso”

A publicação alemã Horizont publicou, nesta terça-feira, 17, que o CMO da VW, Jochen Sengpiehl, destacou, durante coletiva de imprensa em Berlim, que o ideal seria ter um modelo de agência mais centralizado e organizado por setores regionais.

Sengpiehl pretende consolidar a conta em grandes setores regionais, cobrindo Europa, China, América do Norte, América do Sul e o resto do mundo, publicou a Horizont. A conta global de mídia do grupo, que está com o Omnicom Group desde 2016, não deve entrar no bolo de concorrências.

Apesar disso, Sengpiehl está focando em quanto a VW está gastando em marketing, na expectativa de ganhar eficiência no processo. “No passado, gastamos demais em mídia paga, agora queremos mudar isso”, afirmou.

O Grupo Volkswagen, que inclui as marcas VW, Audi, Skoda e Porsche, é o sexto maior anunciante mundial. Em 2016, investiu US$6,74 bilhões, segundo o Datacenter do Ad Age. A marca Volkswagen é um player menor nos EUA do que é em alguns mercados globais; ainda assim, a montadora colocou US$421,6 milhões em pagamentos de mídia no país.

O relacionamento da DDB com a VW existe há décadas. Nos EUA, sua antecessora, Doyle Dane Bernbach, conquistou a conta em 1959, e seu escritório em Nova York realizou trabalhos premiados, com projetos importantes para a marca. Nos anos 1990, entretanto, a Volks passa a recorrer a outras agências nos EUA. O Omnicom deve realizar um projeto agressivo para conquistar o mercado norte-americano neste momento de concorrência.

Sengpiehl tem supervisionado o marketing da Volkswagen desde a metade de 2017, após ter atuado na Hyundai Europa. Ele já havia liderado o marketing da montadora alemã de 2006 a 2009.

*Tradução: Salvador Strano

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia