As 20 melhores campanhas de 2018, por mais de 100 criativos

Buscar

As 20 melhores campanhas de 2018, por mais de 100 criativos

Buscar
Publicidade

Comunicação

As 20 melhores campanhas de 2018, por mais de 100 criativos

Enquete feita por Meio & Mensagem aponta as ações brasileiras mais criativas na opinião dos líderes das principais agências do País


21 de dezembro de 2018 - 18h25

Uma campanha impressa que requer ação do público e só se conclui no ambiente digital. Assim é “Tagwords”, da Africa para Budweiser, eleita pelos líderes criativos das maiores agências brasileiras como a Campanha do Ano de 2018, na enquete realizada por Meio & Mensagem pelo sétimo ano consecutivo.

Para a construção do ranking deste ano, a reportagem ouviu 104 presidentes, chairmans, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências instaladas no Brasil, entre os dias 6 e 13 de dezembro. Foi pedido a cada um deles (veja no final da página os nomes de todos os eleitores) que fizessem listas individuais com as dez ações de comunicação preferidas, em ordem de preferência.

Desta forma, atribuiu-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a décima. Alguns selecionaram menos campanhas, mas a maioria enviou votos completos e cerca de 180 ações foram mencionadas por pelo menos um jurado.

Os votantes não puderam escolher campanhas de sua agência nem ações nas quais tenham se envolvido. Fora isso, valiam campanhas integradas, comerciais para televisão, anúncios de mídia impressa, ações digitais, out-¬of-home e dirigidas a outras mídias. Desde que fossem criadas por agências instaladas no Brasil e dirigidas ao público brasileiro ou, em casos mais amplos, que o País estivesse incluído no target.

No ranking das dez mais votadas, foram consideradas ações veiculadas em 2018 ou iniciadas no ano passado, desde que não tenham figurado na lista de melhores de 2017. Exemplo desse segundo caso é “Stranger Broadcast”, da AKQA para Netflix.

Já a ação “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”, da David para Coca-Cola, seria a quarta colocada de 2018 se já não tivesse sido a 12a de 2017. Com a grande repercussão neste ano, incluindo 7 Leões em Cannes e o Blue Wave, o case somou 314 pontos.

1ª “Tagwords”, da Africa para Budweiser – 451 pontos

2ª “Detector de corrupção”, da Grey para Reclame Aqui – 408 pontos

3ª “Whopper em branco”, da David para Burger King – 329 pontos

4ª “Endless stories”, da AlmapBBDO para Getty Images – 231 pontos

5ª “Vai na Brasileiragem”, da Wieden + Kennedy para Nike – 202 pontos

6ª “Bagulhos Sinistros”, da AKQA e VML para Netflix – 178 pontos

7ª “A queda”, da WMcCann para Hospital do Amor – 154 pontos

8ª “Coral”, da AlmapBBDO para O Boticário – 138 pontos

9ª “Tempo do Neymar”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas – 124 pontos

10ª “Robô”, da DPZ&T para Itaú – 114 pontos

11ª “Segue o jogo”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan – 111 pontos

12ª “Perseguição”, da Talent Marcel para Itubaína – 80 pontos

13ª “Regalos”, da Ogilvy para Magazine Luiza – 69 pontos

14ª “Antropofagia”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca de São Paulo – 65 pontos

15ª “Cheetos Faz”, da AlmapBBDO para Elma Chips – 64 pontos

#VoltaTubo

Saudades dos anos 90? Então, se liga: só os 100 primeiros que enviarem um fax para mim com nome completo, endereço completo (com número, complemento e CEP), CPF e telefone (com DDD), vão receber um pacote de Cheetos Tubo em casa. Não vacila, ou vai ficar na vontade. #VoltaTubo

Publicado por Cheetos Brasil em Sexta-feira, 13 de abril de 2018

16ª “Pergunta lá”, da Talent Marcel para Ipiranga – 59 pontos

17ª “Loira do spoiler”, da DPZ&T para Netflix – 54 pontos

18ª “O filme infinito”, da Wieden + Kennedy para Old Spice – 52 pontos

18ª “Ricky Brasil”, da Ogilvy para Forbes – 52 pontos

20ª “Visões”, da Y&R para Vivo – 50 pontos

Os eleitores, os profissionais responsáveis pela escola das melhores campanhas de 2018 e suas respectivas agências no momento do voto (entre 6 e 13 de dezembro): Aaron Sutton (DM9DDB), Adriano Abdalla (VML), Adriano Matos (Grey), Alê Alves (CL/AG), Alessandra Sadock (Artplan), Alessandro Bernardo (Fbiz), Alexandre Nego Lee (Ampfy), Alexandre Vilela (Z+), Álvaro Rodrigues (Fullpack), Alvin Shiguefuzi (Wunderman), Ana Succi (Aktuellmix), André Gola (AlmapBBDO), André Marques (WMcCann), André Pallu (FCB), Antonio Neto (Integer\OutPromo), Bruno Brux (Grey), Bruno Ponzini (R/GA), Carolina Teixeira (Escala), Cesar Leite (Momentum), Claudio Lima (Cheil), Conrado Cotomácio (Jüssi), Daniel Kalil (AKQA), Daniela Ribeiro (Artplan), Daniele Marques (Bold), Dedé Eyer (NBS), Deny Zatariano (REF+), Diego Machado (AKQA), Domenico Massareto (Publicis), Eco Moliterno (Accenture Interactive), Edgard Gianesi (David), Eduardo Basque (Mestiça), Eduardo Lima (W+K), Eduardo Salles (MullenLowe), Elisa Gorgatti (Publicis), Emerson Braga (Propeg), Enricco Benetti (BFerraz), Erh Ray (BETC/Havas), Fabio Astolpho (Fbiz), Fábio Barreto (Sides), Fabio Mozeli (DPZ&T), Felipe Luchi (Lew’Lara\TBWA), Felipe Simi (Soko), Félix del Valle (Ogilvy), Fernanda Cepollini (Execution), Fernando Tomeu (Wunderman), Flávio Waiteman (Tech and Soul), Fred Siqueira (Ampfy), Gil Pinna (MullenLowe), Guilherme Jahara (Fbiz), Gustavo Bastos (11: 21), Gustavo Diehl (Lew’Lara\TBWA), Gustavo Gontijo (Live), Gustavo Lacerda (Escala), Gustavo Victorino (DM9DDB), Hugo Rodrigues (WMcCann), Hugo Veiga (AKQA), James Scavone (Tribal), Joanna Monteiro (FCB), Julio Andery (Lavanderya), Keka Morelle (AlmapBBDO), Larissa Magrisso (W3haus), Laura Esteves (Y&R), Laura Florence (Havas Life), Leo Avila (Santa Clara), Leonardo Corvo (Multi Solution), Luciano Deos (Gad), Luis Constantino (Oliver), Luiz Kanadani (Publicis), Marcelo Nogueira (AlmapBBDO), Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made), Marcelo Rizerio (CP+B), Marcelo Siqueira (We), Marcelo Tripoli (McKinsey), Márcio Fritzen (Ogilvy), Marco “Pernil” Gianelli (AlmapBBDO), Marco Monteiro (FCB), Matias Menendez (Africa), Mauro Cavalletti (Facebook), Natalia Mamede (Today), Otavio Schiavon (Africa), Paschoal Fabra Neto (F&Q), Pedro Araujo (AKQA), Pedro Gravena (Mosh), Pedro Perurena (Live), Pedro Prado (F/Nazca S&S), Pedro Utzeri (Leo Burnett Tailor Made), Philippe Degen (Talent Marcel), Rafael Donato (David), Rafael Urenha (DPZ&T), Rafael Ziggy (DPZ&T), Renato Simões (W+K), Ricardo Sciammarella (Ogilvy), Rodolfo Sampaio (Moma), Rodrigo Castellari (F/Nazca S&S), Rodrigo Lugato (Talent Marcel), Sergio Gordilho (Africa), Sleyman Khodor (Talent Marcel), Sophie Schonburg (Africa), Tato Bono (WMcCann), Theo Rocha (Facebook), Tiago Lucci (REF+), Wellington Ferreira (VML), Wilson Mateos (Leo Burnett Tailor Made) e Zico Farina (Artplan).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão

  • Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    #NãoMexeComAsPrincesas é uma continuidade da causa em que visa promover a equidade de gênero nos jogos