Guilherme Jahara vai comandar a criação da SunsetDDB

Buscar

Guilherme Jahara vai comandar a criação da SunsetDDB

Buscar
Publicidade

Comunicação

Guilherme Jahara vai comandar a criação da SunsetDDB

Ele deixa o posto de chief creative officer da Fbiz, que ocupou por seis anos, e terá função mais ampla, de copresidente da agência fruto da fusão entre Sunset e DM9DDB


8 de janeiro de 2019 - 12h00

Atualizada em 8 de janeiro de 2019 – 16h15

Escolha de Jahara se deve ao perfil de trabalhar comunicação sem a divisão entre on e off

A nova SunsetDDB, fruto da incorporação pela Sunset da DM9DDB, já define as primeiras mudanças para estruturar seu novo comando. Após a escolha dos grupos Omnicom e ABC por manter Guto Cappio como CEO da operação, Guilherme Jahara foi contratado para comandar a área de criação e ganhará também funções mais amplas no cargo de copresidente, que irá dividir com Ligia Vulcano, até então COO da Sunset.

Após a divulgação da informação por Meio & Mensagem, a SunsetDDB distribuiu comunicado oficial confirmando a contratação de Jahara e acrescentando que, apensar do seu “perfil mais criativo e estratégico” e de Ligia ser uma “executiva focada em operação e business”, não haverá divisão de áreas comandadas pelos dois copresidentes.

Jahara estava há seis anos como chief creative officer da Fbiz, posto que ele inaugurou na estrutura da agência do WPP. Até o final de 2013, foi diretor executivo de criação e head of art da Leo Burnett Tailor Made. Antes, foi diretor de criação justamente da DM9DDB. Em seu currículo também há passagens pela vice-presidência nacional de criação da Publicis e pelas equipes de AlmapBBDO, F/Nazca S&S, Salles D’Arcy e Artplan. O carioca Guilherme Jahara venceu o Prêmio Caboré de Profissional de Criação em 2016.

A escolha de Jahara pela SunsetDDB, se deve ao perfil do profissional, que já trabalha há anos a comunicação sem a divisão entre on e off, exatamente o que pretende a nova operação do Omnicom, ao unir a expertise mais digital da Sunset com a tradição da DM9 na publicidade.

Antes da fusão, revelada por Meio & Mensagem em 18 de dezembro, a criação da DM9DDB era comandada pelo vice-presidente da área Adriano Alarcon, que contava com três experientes diretores de criação: Aaron Sutton, Ana Castro Castelo Branco e Gustavo Victorino. Na Sunset, o diretor-geral de criação é Rafael Guaranha, que está há sete anos na agência e no atual cargo desde meados de 2017.

Guto Cappio, que fundou a Sunset há 25 anos, terá os primeiros três meses de 2019 para afinar a nova operação internamente e também junto aos clientes das duas agências que, a partir de agora, passam a ser atendidos por uma única estrutura. Entre as principais contas da SunsetDDB estão Itaú, Johnson & Johnson, McDonald’s, Seara, Fiat, OLX e Vigor.

A fusão entre Sunset e DM9DDB causou a saída de Marcio Oliveira, até então CEO da DM9, onde desde janeiro de 2018 dividia a presidência com o criativo Paulo Coelho, que já havia deixado a agência em outubro. Outra consequência foi a necessidade de abrir mão de Perdigão, da BRF, já que a SunsetDDB optou por continuar atendendo parte da conta de Seara, que já estava na carteira da Sunset. A fatia digital da conta de Perdigão está com a Ampfy. O destino da verba de Perdigão será tomado na BRF no momento em que muda o comando de marketing da empresa, já que Rodrigo Lacerda está de saída, após pouco mais de um ano no cargo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Realizada pelo Indique uma Preta e Cloo, a pesquisa revela ainda que menos de 5% das lideranças das 500 maiores empresas do País são negras

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário