Pre roll e bumper ads: a propaganda em um piscar de olhos

Buscar

Pre roll e bumper ads: a propaganda em um piscar de olhos

Buscar
Publicidade

Comunicação

Pre roll e bumper ads: a propaganda em um piscar de olhos

Marcas desafiam o tempo em busca de maior impacto e engajamento


24 de janeiro de 2019 - 8h15

Anúncio criado pela agência Nail Comunications (Crédito: reprodução)

O que é possível fazer em cinco ou seis segundos? Para algumas marcas e agências é tempo suficiente para tentar engajar o público com um filme. Há muitos anos os anunciantes têm os primeiros cinco segundos do Youtube (o chamado pre roll) para seduzir o usuário e fazer com que ele não pule o anúncio. Em 2016, a plataforma de vídeos do Google lançou o formato bumper ads, com filmetes de seis segundos antes de exibir os vídeos que as pessoas clicaram para ver. Abaixo, algumas alternativas que as marcas buscam para superar os desafios do tempo e engajar os consumidores.

O primeiro
Nesta semana, para celebrar sua liderança no segmento premium de automóveis no Brasil, a Mercedes-Benz colocou bumper ads antes de conteúdos de seus concorrentes. A ideia é reforçar o conceito “O primeiro vem primeiro”. O filme usa no final a seguinte frase: “Agora, fique com o próximo colocado”.

Um pedido do Travolta
Algumas empresas usam a metalinguagem para explorar o formato pre roll. Uma delas é a Ypióca. Em 2013, a marca utilizou o ator americano John Travolta para fazer um pedido: “Não toque neste vídeo, não pule este vídeo, eu vou brasilizar”, afirmou o artista.

Virar a cadeira ou clicar no botão
Quem participa do reality show The Voice tem poucos segundos para seduzir os jurados. Um anúncio do programa utilizou a mesma dinâmica e transformou o público em jurado. Não clicar no skip ad era o equivalente a aprovar os cantores.

Cenas em contexto
Até a série Friends já utilizou o pre roll para promover seu conteúdo. A cada busca realizada pelo público no Youtube, os anúncios mostravam uma cena contextualizada, equivalente ao termo utilizado na procura.

Apelação e doação
No anúncio abaixo, a agência Nail Comunications utilizou cenas apelativas para mostrar como “driblar” o skip ad e, ao mesmo, conseguir doações para a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA).

Tempo de amar
Usando recurso de suspense, a Vick Vaporub estampou no pre roll a seguinte mensagem: “Não pule – esse é o melhor presente para a sua mãe”. Na sequência, a marca sugere ao usuário que utilize o tempo restante do anúncio para se dedicar a sua figura materna.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Oitto Impacto: a intersecção entre comunicação e sustentabilidade

    Oitto Impacto: a intersecção entre comunicação e sustentabilidade

    Empresa de soluções e ações corporativas de sustentabilidade atua em estratégia a implementação para posicionar marcas como motores de transformação socioambental

  • Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    O Grupo Bimbo escolheu a agência FRI.TO para gerenciar as redes sociais da nova marca de snacks, rede Graal escolhe agência Cacau