Reclame Aqui volta a enquadrar políticos em “Milhas do Povo”

Buscar

Reclame Aqui volta a enquadrar políticos em “Milhas do Povo”

Buscar
Publicidade

Comunicação

Reclame Aqui volta a enquadrar políticos em “Milhas do Povo”

Criada em parceria com a Grey, campanha questiona viagens pessoais realizadas com dinheiro público


28 de março de 2019 - 7h46

Mais um vez o Reclame Aqui convocou Maurício Meirelles para sua campanha (Crédito: frame/reprodução)

Nos últimos anos, o Reclame Aqui tem utilizado o poder da comunicação para tentar sedimentar o seu posicionamento não apenas como plataforma de serviços para o consumidor brasileiro, como também um hub para amplificar as indignações da sociedade no país. Seguindo essa linha, a marca estreia na quarta-feira, 27, a ação “Milhas do Povo’. O projeto, criado em parceria com a Grey, pretende pressionar os políticos a devolverem as milhas de passagens pagas com dinheiro público.

A ideia parte de uma situação controversa. De acordo com dados públicos disponíveis nos portais do Senado e da Câmara, deputados federais e senadores brasileiros viajam, em média, duas vezes por semana de seus estados de origem para o Distrito Federal e de volta para casa, em voos pagos com dinheiro público. As milhas geradas costumam ser usadas em benefício próprio.

De acordo com o Reclame Aqui, a ideia é que o projeto mude a rota desse recurso e as milhas sejam usadas por quem realmente precisa viajar, seja por motivo de saúde ou para representar o Brasil em torneios esportivos, entre outras razões relevantes. “Em 2018, ano de eleição, lançamos o Detector de Ficha de Político como uma ferramenta de orientação ao eleitor. Agora é a hora da cobrança. Milhas do Povo levanta a discussão sobre o uso consciente do dinheiro público e cobra dos políticos que façam o que é moralmente esperado deles”, afirma o diretor de marketing do Instituto Reclame Aqui, Felipe Paniago.

Mais uma vez, para divulgar a iniciativa, a plataforma convocou o influenciador e comediante Maurício Meirelles, que foi ao Congresso Nacional questionar alguns parlamentares sobre o tema. Em um vídeo lançado nas redes sociais do Reclame Aqui e do humorista, Maurício pressiona alguns deputados e senadores, de diversos partidos, para que devolvam suas milhas à população.

O projeto completo está no site criado para a ação. Nele, qualquer brasileiro pode solicitar milhas para viajar, desde que apresente um motivo relevante. Os pedidos são avaliados por advogados do Instituto Reclame Aqui e, se aprovados, podem ser abraçados por qualquer político – o Instituto Reclame Aqui compromete-se, inclusive, a divulgar os nomes de todos os congressistas que se engajarem no projeto.

Imagem de topo: Suhyeon Choi/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também