WPP está próximo de vender Kantar à Bain Capital

Buscar

WPP está próximo de vender Kantar à Bain Capital

Buscar
Publicidade

Comunicação

WPP está próximo de vender Kantar à Bain Capital

Holding confirma que empresa de private equity está próxima de adquirir a participação na consultoria de pesquisas e dados


1 de julho de 2019 - 18h35

(Crédito: Metamorworks/iStock)

O Grupo WPP confirmou nesta segunda-feira, 1º de julho, que está em negociações exclusivas com a empresa de private equity Bain Capital para a venda de sua participação majoritária na Kantar. A notícia foi confirmada pela holding de comunicação após informações sobre o negócio circularem na imprensa internacional.

De acordo com a declaração do grupo, o negócio da Kantar é avaliado em US$ 4 bilhões. “A proposta da Bain Capital está sujeita a negociação. Não há certeza de que essas discussões resultarão em uma transação envolvendo a Kantar. Qualquer anúncio adicional será feito quando apropriado”, diz o comunicado da holding. O WPP não deu outros detalhes do assunto e tanto a Kantar quanto a Bain Capital não retornarão às questões feitas pelo Advertising Age.

Durante a apresentação dos resultados financeiros da holding referentes ao primeiro trimestre de 2019, o CEO do WPP, Mark Read, declarou que a companhia continuava fazendo progressos no plano de recuperação de três anos estabelecido pelos acionistas. Entre essas movimentações estavam previstas as já anunciadas formações de redes criativas digitais, como a VMLY&R e a Wunderman Thompson, o realinhamento das agências de healthcare do grupo e, também, o plano de venda de 80% a 100% da participação da Kantar. Em abril, Read disse que a companhia estava satisfeita em relação às conversas tidas sobre a venda da Kantar e que os parceiros com os quais estavam em contato tinham potencial qualidade.

Um desses interessados nos negócios da Kantar era Martin Sorrell, ex-CEO do WPP e atual sócio da S4 Partners. Ao divulgar o primeiro relatório financeiro de sua empresa, em abril, Sorrell enfatizou o foco da companhia em first party data como caminho para crescer nos próximos três anos e uma das possíveis soluções para atingir esse objetivo seria a compra da Kantar, da qual ele é um dos acionistas. Em entrevista ao The Drum, o executivo disse que tem interesse na empresa de pesquisas e consultoria, mas descarta, porém, a ideia de comprar as ações majoritárias.

Enquanto o WPP avança nas tratativas para vender sua participação na Kantar, outras holdings de comunicação vem dobrando seus investimentos em dados. O Publicis Groupe comprou a Epsilon pelo valor US $ 4,4 bilhões em abril. O O IPG adquiriu o negócio de soluções de marketing da Acxiom por US $ 2,3 bilhões no ano passado e e a Dentsu Aegis Network comprou a empresa de marketing de dados Merkle em 2016.

Com informações do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agência CPB muda de nome e de líderes na América do Norte

    Agência CPB muda de nome e de líderes na América do Norte

    Rede de publicidade, que pertence a Stagwell, decidiu adotar a nomenclatura de Crispin e passa a ser liderada pela CEO Maggie Malek e pelo CCO, Steve Denekas

  • Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Verbo Creative Intelligence e Seven7th pretendem fechar o primeiro ano de operação com faturamento de R$ 30 milhões