Morre o publicitário Alex Periscinoto

Buscar
Publicidade

Comunicação

Morre o publicitário Alex Periscinoto

Profissional foi responsável pela importação do modelo de dupla de criação nas agências e liderou o processo de internacionalização da Almap


18 de janeiro de 2021 - 0h44

Vídeo gravado por Periscinoto aos alunos da ESPM, em 2016 (Crédito: reprodução/ Youtube)

Morreu na tarde deste domingo (17) Alex Periscinoto, um dos nomes mais relevantes da publicidade brasileira. Aos 95 anos, o publicitário foi vítima de complicações ocasionadas pela Covid-19. Em 1960, entrou na Almap como sócio, ao lado do fundador da agência, José de Alcantara Machado. Nesta época, em uma de suas grandes contribuições para o mercado, colocou em prática um modelo de publicidade novo até então. Pela primeira vez no Brasil, uma agência reunia a dupla redator e diretor de arte.

Periscinoto decidiu importar o formato após uma viagem aos Estados Unidos, quando estagiou na Doyle, Bane e Bernbach (DDB) e na Batten, Barton, Durstin & Osborn (BBDO). Décadas mais tarde, em 1988, liderou as negociações que levaram a Almap a se internacionalizar, associando-se à rede BBDO, controlada pelo grupo Omnicom. Dez anos depois, em 1998, Periscinoto deixou a agência e passou o comando para Marcello Serpa e José Luis Madeira.

No ano 2000, Periscinoto fundou a consultoria SPGA ao lado dos também publicitários Luiz Sales (falecido em setembro de 2017, aos 83 anos) e Sérgio Guerreiro e do jornalista Walter Fontoura (falecido em julho, aos 80 anos). A SPGA se destacou no ramo de seleção de agências, além de prestar serviços de counseling a presidentes de empresas como Vale, Santos Brasil, Votorantim, Basf e Bradesco.

Entre outras atividades, Alex Periscinoto também já foi colunista do jornal Folha de S. Paulo, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, secretário de publicidade Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação de Governo da Presidência da República, membro da Academia Brasileira de Marketing e do Conselho Deliberativo da ESPM.

O velório será realizado apenas para familiares e haverá uma missa online, com data e horário que ainda serão definidos. Alex deixa a esposa Maria Lúcia, duas filhas, quatro netos e um bisneto.

*Crédito da imagem de topo: audioundwerbung/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa