Natura quer falar diretamente com startups
Multinacional brasileira cria plataforma para diálogo direto com esse perfil de empresas
13 de maio de 2016 - 11h29A Natura colocou no ar nesta sexta-feira, 13, uma plataforma online cujo objetivo é permitir diálogo direto entre a companhia e as mais de 4.100 startups registradas no Brasil. Nomeada Natura Startups, a plataforma quer aproximar da multinacional brasileira de beleza os empreendedores inovadores com objetivo de gerar novos projetos, processos e produtos. O programa está sendo apresentado no Natura Innovation Day, que ocorre hoje, das 9 h às 12 h, na sede da companhia, em Cajamar (SP), assim como os resultados obtidos no #HackatonEkos, realizado na Amazônia, no fim do ano passado. O encontro também terá representantes da Coca-Cola, Itaú Unibanco, Instituto InnovAction, Senai e Natura, num debate sobre empreendedorismo e inovação.
O Natura Startups pretende identificar startups e conectar essas empresas às oportunidades de projetos internos da empresa. Contanto, claro, que as ideias dessas startups tenham afinidade com as propostas de valor da Natura, gerando inovações que aumentem o bem-estar dos consumidores da marca. Entre as áreas de interesse destacadas na plataforma online do programa estão: embalagens e formas de aplicação que possibilitem experiências diferenciadas ao consumidor; tecnologias que ampliem a experiência de bem-estar dos consumidores com produtos e serviços Natura; tecnologias verdes e materiais de embalagem com menor impacto ambiental; novos ingredientes cosméticos e ativos da biodiversidade brasileira; tecnologias em formulações cosméticos como emulsões, tensoativos, proteção solar, óleos e emolientes.
O projeto do Natura Startups começou em 2014, quando a empresa fez uma pesquisa País afora em busca de empreendedores inovadores, por meio de contatos com aceleradores, parques tecnológicos, consultorias de inovação e fundos de investimento. Dezesseis startups foram selecionadas e entrevistadas pela área de Inovação Aberta da Natura e participaram de um showcase. Depois disso, ano passado, houve uma etapa de prospecção de novos parceiros realizada em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Nesse trabalho foram recebidas 146 propostas, das quais 114 tinham sintonia coma Natura e 64 foram aprovadas em uma primeira fase. Atualmente, 33 statups trabalham com a companhia e 13 já estão desenvolvendo projetos em conjunto.
Agora, com o Natura Startups, a empresa abre um canal permanente de contato com startups, que encontram no site um passo-a-passo sobre como enviar suas propostas.