Ovomaltine, mais um para a turma do Ronald

Buscar

Marketing

Publicidade

Ovomaltine, mais um para a turma do Ronald

Mesmo após a transferência do contrato de exclusividade que era utilizado em seus milk-shakes para o Mc Donad’s, Bob’s ainda acredita na clientela fiel

Karina Balan Julio
14 de setembro de 2016 - 12h45

Foto: Divulgação

Desde 2005, o Bob’s tinha o milk-shake de Ovomaltine e o Mc Donald’s, por sua vez, já usava o nome da marca em suas sobremesas desde 2009

Um milk-shake nunca havia sido tão polêmico antes da troca do contrato de licenciamento da Ovomaltine, que a partir desta quarta-feira, 14, passa a ser mais um dos sabores do do Mc Donald’s. Desde 2005, o Bob’s licenciava a marca e tinha o milk-shake de Ovomaltine como o queridinho de seu cardápio. O Mc Donald’s, por sua vez, já usava o nome da marca em suas sobremesas desde 2009.

Após o anúncio repentino, as redes sociais foram inundadas por memes e internautas tomando partido de ambas as marcas, alguns saudando a novidade com a hashtag #FinalmenteNoMc e outros falando que o produto foi “roubado”. Em seu canal no Facebook, o Bob’s respondeu com posts com as frases “Finalmente Lá? Sempre no Bob’s” e “A batida perfeita que outros procuram, o Bob’s já encontrou faz tempo”. Até o Giraffas entrou na jogada, divulgando um gif com a famosa girafa “de boas, assistindo a treta com seus seus vários milk-shakes”, em um post criado pela Peppery.

De acordo com Marcelo Farrel, diretor geral do Bob’s, a decisão de não renovar o contrato foi baseada em pesquisas com consumidores. O ingrediente continuará no milk-shake, mas agora com o produto ganha o nome “crocante”. “Estamos bastante seguros e confortáveis em relação a essa decisão. Há quase um ano a gente já não faz a ligação do produto à marca do insumo. Já chamamos de crocante há quase um ano, sem que isso altere a performance de venda“, disse.

Nos bastidores, o Mc Donald’s já tinha toda a ação de divulgação preparada para o lançamento, com criação da DPZ&T. No final da noite desta terça-feira, 13, a marca soltou um vídeo bem-humorado no estilo “comunicado” para divulgar a ação, além de posts sobre o “novo clássico”. Nos próximos dias, será lançado mais um filme mostrando uma homenagem dos outros produtos ao novo milk-shake, com trilha sonora de Sidney Magal com a música “Meu sangue ferve por você”.

“Produtos que são os nossos clássicos agora fazem uma declaração de amor para o novo clássico que está chegando”, afirma João Branco, diretor de marketing do Mc Donald’s.  “O comercial será veiculado na TV aberta e fechada,  a DPZ&T está criando peças de mobiliário urbano e a DM9, que é a nossa agência de digital, também está criando peças específicas para o digital”, complementa.

Para Marcelo Farrel, as manifestações de apoio ao Bob’s nas redes sociais são a prova de que o produto não vai perder sua clientela.“A gente tinha um plano de contingência muito bem estruturado, para ser usado no momento certo. Estamos poupando muito desse plano em função dessa manifestação do consumidor. Acho que não faz sentido a gente fazer nada ativo, porque a opinião do consumidor está prevalecendo por si só”, afirmou.

João Branco não menciona o valor envolvido na negociação e a duração do novo contrato, mas aposta na novidade para alavancar o portfólio de milk-shakes da marca. “O milk-shake já existia no menu há muitos anos, só que era uma plataforma na qual não investíamos. Decidimos voltar a investir nela no momento em que comprovamos, com pesquisas de clientes, que ela trazia uma ocasião de consumo adicional para o nosso negócio e era uma venda incremental”, avalia. 

Em março, o Mc Donald’s atualizou suas máquinas e passou a vender milk-shakes batidos na hora, com parcerias com marcas como a Kopenhagen. A negociação com o Ovomaltine já está acontecendo há mais de um ano. “O Ovomaltine veio como o herói dos sabores que todos os clientes pediam. Eu não sei se vamos migrar públicos, mas só o fato da gente disponibilizar um produto que ele gosta e queria nos nossos pontos de venda, já vai criar um monte de ocasiões novas de consumo”, avaliou.

Por fim, Marcelo destaca parcerias bem sucedidas com marcas como Oreo e lançamentos de milk-shakes com paçoca e doce de leite com churros. “A gente já viveu esse momento de competição em vários momentos da nossa vida. Em vários momentos, grandes marcas e redes tentaram fazer algo similar ao nosso milk-shake”, finaliza, ressaltando também a evolução do pacote de ofertas do Bob’s com a introdução de pedidos customizados e autoatendimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • licenciamento

  • Bobs

  • Mc Donalds

  • Ovomaltine

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”